Tiago Gouvêa

Blog

Como ter mais concentração para programar e fazer coisas difíceis

Como ter mais concentração para programar e fazer coisas difíceis

O que diferencia os bons programadores dos demais é a sua capacidade de concentração, o mesmo acontece em vários outros segmentos de trabalho. Você se lembra na escola, onde o melhor aluno era sempre concentrado e observava com total atenção tudo o que era ensinado?

Quando estamos concentrados num único alvo somos capazes de reduzir em até 80% o tempo despendido, com isso, apresentar resultados significantes.

A programação é considerada uma atividade complexa, definida como reflexiva, de análise, de avaliação, de aprendizado e que requer cuidados para sua realização. Portanto é esperado que haja uma maior dificuldade em manter a atenção ou a concentração neste tipo de atividade.

Nunca tive muita dificuldade para me concentrar, portanto resolvi compilar algumas dicas.

Ambiente adequado

Tente se concentrar em meio ao trânsito, com pessoas passando, carros buzinando, cachorro latindo… é bem mais difícil. Este é o primeiro detalhe.

Prepare seu ambiente, desligue a televisão, rádio ou qualquer outra coisa que possa lhe roubar a atenção por alguns segundos. Peça que não lhe interrompam e coloque o celular no silencioso.

Música, recomendo apenas as instrumentais ou que não exijam que você “escute”, que não dê para cantar. Assim o cérebro não vai se meter a acompanhar tão ativamente.

Pensar no objetivo de longo prazo, motivador

Para que você está fazendo este código, lendo este livro, estudando este assunto? Para entregar o serviço, passar de ano, aprender algo novo? Não! Você está trabalhando para construir sua casa, comprar seu carro, estudando para ser reconhecido e conseguir um ótimo emprego no futuro, assim por diante. Pense no objetivo amplo! Não imediato.

Este é um dos conceitos mais legais que aprendi com a fotoleitura. Sempre que for fazer algo, pare por um minuto e pense o “porque”. Aposto que estas respostas irão lhe dar um fôlego extra.

O cérebro e a prática do equilíbrio mental, meditação e yoga

A imagem que mais representa o Yoga é uma pessoa sentada com as pernas cruzadas em lótus e as mãos unidas, meditando.

A meditação consiste em concentrar-se para deixar a mente complemente vazia de pensamentos, em silêncio, observando serenamente cada pensamento que chega e que passa.

Através da meditação é possível atingir mais profundidade no pensamento e com isso dissolver preocupações e problemas, tornando a mente mais “leve” nos demais momentos.

Dedique-se a alcançar o êxito a qualquer custo

Talvez seja o principal ponto, diretamente ligado a motivação citada logo acima. Acredite que terá sucesso na conclusão das suas tarefas e que permanecendo com está prática será reconhecidamente uma pessoa concentrada, que alcança objetivos.

Nunca se acomode ou se assemelhe aos demais por uma questão social ou até familiar.

Cada objetivo alcançado deve ser comemorado! Mesmo que de forma tímida ou silenciosa.

Outras considerações importantes

  • Dedique o tempo que for necessário para alcançar sua meta, a pressa é inimiga neste processo;
  • Sempre que perceber a mente divagando ou desviando para outros pensamentos, pare e traga novamente o foco para o trabalho atual;
  • Quando necessário mostre para as pessoas que é capaz, apresentando seus resultados ou aprendizados. Isso será bom para os outros que reconhecerão seu potencial e para você como reafirmação;
  • Lembre-se que firmeza, constância, insistência, persistência e serenidade estão ligadas a prática da concentração;
  • Evite bebidas alcoólicas, cigarros, drogas ou remédios controlados pois prejudicam a capacidade de concentração;
  • Strees e outros distúrbios psicológicos também podem dificultar a concentração. Trate-se;
  • Combata a ansiedade excessiva;
  • Busque uma respiração tranquila e profunda;
  • Pratique atividades físicas e se alimente corretamente, vitaminas são extremamente importantes no processo cognitivo.

E você, tem alguma dica?

Posts relacionados

Classificado como: Posts Pessoais, Posts Profissionais

Leave a Comment (3) →
  1. Thaissa Novembro 10, 2013

    Muito legal! Tenho dificuldades de me concentrar e não tinha visto essa dica de meditação. Vou tentar!

    Abraços

    reply

Deixe seu comentário