Por anos vinha pensando em como realizar algum trabalho social em Juiz de Fora, voltado para crianças, ligado a tecnologia. A primeira coisa que vem a mente é “ensinar programação para crianças de escolas públicas” ou algo do tipo. Mas, nunca consegui achar uma forma mesmo de fazer acontecer, era apenas uma ideia.
No final de 2017 a prefeitura de Juiz de Fora me procurou, pedindo ajuda para criar um projeto desses, voltado para adolescentes em vulnerabilidade social, que motivasse estas crianças a aprender, estudar, descobrir coisas novas, e quem sabe até, aprender programação. Achei ótimo o convite e peguei o projeto pra mim.
Depois de algumas reuniões e muita pesquisa, acabei conhecendo o Desafio do Código, da Soraia Novaes, que a principio me pareceu algo bem interessante. Fizemos uma reunião online para eu falar o que precisava e ela me contou sua história de anos realizando o programa, e a experiência que absorveu. Percebi que o Desafio do Código era a melhor solução para um programa focado em ensinar coisas realmente úteis para as crianças.
Apresento aqui então minha proposta para a realização do Desafio do Código em Juiz de Fora, inicialmente na Escola Municipal Dilermando Cruz Filho, que fica no bairro Vila Ideal e recebe jovens de diversos bairros incluindo Vila Olavo Costa, Solidariedade, entre outros.
Primeira turma
Objetivo
Estimular o aprendizado das habilidades necessárias no Século XXI de forma lúdica, divertida, online e gratuita. Acontecerão para tanto encontros presenciais com os jovens afim de instrui-los na realização dos desafios. Ao final do desafio os melhores alunos ganharão notebooks para continuarem seus estudos.
Público alvo
Adolescentes do sétimo e oitavo ano escolar, selecionados pelos professores e direção da escola. O ideal é que metade sejam alunos com boas notas, e a outra metade aqueles alunos espertos que costumam ser muito criativos e inventivos, porém, sem boletins tão expressivos.
Premiação
Uma forma incrível de motivar estes jovens é oferecer um prêmio; um notebook (mesmo que usado) seria uma premiação e tanto! Ele poderia usa-lo para estudar, pesquisar sobre os assuntos do seu interesse e continuar aprendendo sempre.
Sendo assim, os melhores alunos do Desafio serão premiados com notebooks.
Formato e programação
O conteúdo será realizado em 7 encontros de uma hora e meia, na própria escola. A cada encontro os estudantes realizarão atividades no computador através da plataforma do Desafio do Código, e também atividades “off-line”, com material impresso, voltado para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Para atender dez crianças, estarão presentes quatro instrutores, dentre professores e voluntários.
Custo
Para realização do programa, usando o material didático e plataforma do Desafio do Código juntamente com a Tutoria, o investimento é de R$100,00 por aluno. Para a primeira turma desejo experimentar todo o modelo com dez jovens.
Será necessária a impressão de algum material de apoio para atividades offline, a serem realizadas tanto em sala quanto em casa. Além disso teremos custos com deslocamento dos voluntários.
Com isso chegamos a um custo de R$1.700,00 para a realização da primeira turma, que buscaremos através de patrocínio.
Quero ser um voluntário
Precisaremos de voluntários para fazer este projeto acontecer! Gostaria de ter ao menos mais quatro instrutores comigo nesta primeira turma. Não é necessário ser programador, nem professor de matemática ou inglês, basta ter boa vontade. Não existe idade máxima ou mínima para ajudar, inclusive seria ótimo ter crianças ajudando. Também não é preciso se comprometer com todos os seis encontros presenciais, podemos revezar.
Se você deseja ser um voluntário clique aqui pra gente se falar e combinar tudo.
Quero doar um notebook
Se você tem um notebook ai parado, encostado, que não usa mais (mesmo que estragado), ou até gostaria de contribuir com um computador novo, clique aqui pra gente se falar e combinar direitinho.
Toda doação será revertida aos participantes, e os notebooks que não será usados nesta primeira turma será repassados as próximas turmas, ou projetos sociais ligados a educação de tecnologia.
Quero ser um patrocinador
Existem custos para realização do programa, com os quais precisamos arcar. O objetivo é realizar outras turmas ao longo do ano, em bairros diferentes da cidade, e esta primeira vez será para modelar melhor o projeto. Para isso precisamos do seu apoio, cobrindo o valor de alguns alunos ou quem sabe até, da turma inteira.
As empresas que contribuirem terão sua marca expostas na página do programa e poderão usar as imagens para divulgação própria.
Se você quer fazer história, ajudar de verdade nossa comunidade, clique aqui para confirmar sua doação.