Apenas amigos

Testando a Locaweb (Jelastic) em 2017, 2018, 2019

26 de Janeiro de 2017

Hoje (26/01/2017) recebi uma ligação de um consultor da Locaweb, o Johnatan Pereira, me contando que viu meu post “Hospedagem WordPress > porque migrei tudo para o SiteGround” e que leu a parte onde eu conto minha experiência com a Locaweb. Dai ele me convidou para experimentar o serviço Jelastic e garantiu que ficarei bem satisfeito com o resultado.

Como sou um cara do bem, aceitei o convite. Vou desenvolver um sistema com uma API que estou precisando, para uso público, e colocar lá. Se daqui uns meses o resultado foi positivo, venho aqui neste post e conto como foi (e publico ele na home do blog também), se não gostar, farei o mesmo.

Ou seja, vou contar como foi a experiência com o serviço, principalmente quanto ao suporte.

Vejamos como será…. 😀

Até mais!

23 de dezembro de 2017

Escrevendo o post “Melhores (e piores) produtos e serviços de 2017” precisei voltar a falar da Locaweb. Replico aqui o que escrevi lá.

Porém, o resultado foi realmente frustante.

Desenvolvi um serviço super legal que busca informações das pessoas a partir do endereço de email delas, e fui publicar na Locaweb. Porém, ao entrar no painel não consegui entender bem como fazia isso.. procurei na web alguns tutoriais mais parece que a versão do Jelastic deles era diferente e não me oferecia as opções de upload que eu precisava… precisei então de suporte, e foi ai que eles deram um tiro no pé.

Abri um ticket simples perguntando apenas “como importar o projeto do gitlab para o jelastic”. O ticket foi respondido “de qualquer jeito” sem explicar o que eu tinha perguntado e sem qualquer forma de obter um suporte mais fácil, tipo por chat. Fui então entrar em contato com o consultor que me convidou para o teste, o Johnatan Pereira, para dar esse feedback, e o email dele nem existia mais. Tentei então contato com a gerente que vinha na assinatura dele, Mariana Leite, e ela também não existia mais.

Ou seja, me decepcionei novamente com a Locaweb.

28 de Janeiro de 2019

Recebo um email do responsável pelo departamento comercial do Jelastic, lá da Ucrâna, me informando que leu este post, e pedindo desculpas pelo serviço oferecido pela Locaweb. Disse que são uma empresa muito séria (Jelastic) com milhares de clientes pelo mundo e que a Locaweb não vinha atendendo bem os usuários da ferramenta.

Me propôs utilizar um outro provedor, que também fornece o Jelastic no Brasil, e claro, eu aceitei.

Prometi dar feedback (e quem sabe até escrever um post) quando eu conseguisse validar em algum projeto real da App Masters. Devo fazer isso em março de 2019.

28 de Fevereiro de 2019

Recebo um email da Locaweb informando a descontinuação do serviço Jelastic em cerca de 30 dias e dizendo “A data de descontinuação está próxima, pedimos que migre suas aplicações”.

Imagina o transtorno que a Locaweb deve estar causando a quem está usando o serviço? Migrar um sistema, com usuários utilizando, domínios e DNSs apontando não é brincadeira.. não é fácil, não é algo que alguém queira fazer.