Tiago Gouvêa

Blog

Coisas legais que realizei em 2015

Coisas legais que realizei em 2015

Na correria do dia-a-dia coisas interessantes acontecem, aprendemos com os outros, ensinamos, participamos de projetos e quase sempre não paramos para fazer uma retrospectiva. Este ano resolvi fazer isso. Pegar apenas alguns momentos que considero importante por um motivo ou outro e falar um pouco a respeito, apenas voltando para realizações profissionais e publicas.

 

Google Developers Group Juiz de Fora

É uma comunidade de desenvolvedores que coordeno onde tivemos grandes experiências neste ano, desde eventos com ótimo conteúdos até a aproximação dos participantes e maior sensação de “comunidade” mesmo. Alguns números da comunidade:

  • 38 eventos realizados;
  • 879 pessoas (únicas) presentes nos eventos;
  • Desenvolvemos e implementamos gamification na comunidade

Alguns resultados pessoais no GDG:

  • Palestrei em 16 eventos (alguns fora do GDG);
  • Ministrei 3 mini-cursos em faculdades;
  • Fui convidado pelo Google para participar do Community Summit Brasil;
  • Palestrei sobre a plataforma de gamificação que desenvolvi no Summit;

 

 

 

Phormar

Pra quem não conhece, a Phormar é uma empresa líder no seu segmento, onde oferece a gestão de fundos de formaturas e a realização de todos os eventos, como colação, jantares, eventos religiosos e o tão sonhado baile de formatura.

Neste ano a empresa mudou de sede e foi uma boa oportunidade para atualizarmos o parque tecnológico. Adquirimos novos servidores e serviços para alcançamos um novo patamar de qualidade tecnológica, com mais estabilidade e confiabilidade.

O volume de clientes é grande e o volume de transações bancárias realizadas é surreal. Dai a necessidade de cuidado constante das interações bancárias e controles financeiros precisos. Tudo isso, responsabilidade minha e dos sistemas que desenvolvo.

Além destas coisas tecnológicas, ainda detenho o recorde como responsável pelo marketing que mais trouxe clientes em um mês, trimestre e semestre. Isso foi em 2014, mas, mantenho recordista. 🙂

 

Trocou!

Letícia Caiafa me procurou porque tinha uma boa ideia; uma aplicativo para trocar coisas que não se usa mais, porém com uma interface semelhante ao Tinder, no estilo “hot or not”. Em 2015 publicamos o beta do Trocou para Android, um MVP, que nos mostrou que a ideia é boa e que as pessoas se interessam, interagem e acabam trocando coisas. Estamos agora negociando com alguns possíveis investidores/compradores para em 2016 darmos os próximos passos.

 

Inspirar Digital

Em 2015 lançamos quatro cursos de programação em Juiz de Fora pela Inspirar Digital; Arduino, Desenvolvimento Android, PHP e Java. Os já consagrados cursos das áreas de Marketing Digital também foram um sucesso, além do treinamento de WordPress! Em 2016 começaremos a liberar conteúdos digitais, principalmente o curso do Renan Caixero de Redes Sociais, para realização online.

 

20150720_195351DSCN5616

 

Palestrei na Campus Party

Um dos palcos da Campus Party é voltado para conteúdo de comunidades. Apresentei um conteúdo prático onde os participantes aprendiam a instalar o ambiente de desenvolvimento Android, com Android Studio e o Emulador Genymotion. É um palco “secundário” e o horário não era dos melhores, foi as 23h, mas ainda assim tive cerca de 70 pessoas participando e recebi um feedback super positivo dos presentes.

 

Fui convidado para palestrar na Campus Party 2016

Comentei com poucos amigos ainda que irei palestrar em um dos palcos principais da Campus Party em 2016. 🙂 Meu conteúdo será “como aprender a programar” e acontecerá no dia 27 de janeiro as 10:30. Nas próximas semanas irei divulgar mais.

 

Aumentei o tráfego do meu blog com SEO

Em dezembro de 2014 tive 4.339 visualizações de página. Já em dezembro de 2015 obtive 9.374, praticamente o dobro. Consegui isso basicamente escrevendo mais posts e utilizando técnicas simples de Search Engine Optimization. O resultado final é que não passo um dia sem receber um email, ou whatsapp de um visitante do blog com perguntas, querendo aprender mais ou pedindo propostas de serviços. Para 2016 pretendo dedicar ainda mais nisso.

adwords

 

Fui mentor no Co.labore

Pela primeira vez fui convidado para ser mentor de alguma coisa. O Co.labore da UFJF é um projeto desenvolvido principalmente pela Inaiara Coser, que tem por objetivo incentivar o empreendedorismo nos jovens estudantes do ensino médio.

O que aprendi é que essa nova geração tem uma visão bem realista das coisas e se preocupam mais com o bem comum do que a nossa.

 

DCIM100GOPROG0040341.

 

Experiências com códigos

Programador tem que programar né… sempre temos que prototipar e experimentar tecnologias e metodologias novas. Mas este ano me diverti muito desenvolvendo dois códigos interessantes, por diversão:

Instagrow – é um robo que fica procurando no instagram por pessoas nas coordenadas que informo, dai ele identifica o perfil de cada usuário bem como o quanto relevante ele é em seu segmento. Dai em diante ele, opcionalmente, pode interagir com estas pessoas e criar assim uma rede de relacionamento contextualizada.

Buscador de dados pessoais (não tem nome) – basicamente o desafio é informar o email de uma pessoa e a partir dele obter o máximo de informações possíveis, de um leque variado de fontes. Funciona relativamente bem e meu desafio agora é conseguir sincronizar os dados destas pessoas entre diversos sistemas diferentes.

 

Enfim

Muitas coisas aconteceram, queria escrever este post e ressaltei algumas coisas que achei interessante, espero que algo seja útil ou inspirador para você!

 

Links

 
 

Classificado como: Posts Profissionais

Participar comentando (2) →

Deixe seu comentário

ra