Tiago Gouvêa

Blog

É fácil aprender a programar para android?

É fácil aprender a programar para android?

Não sou do tipo de programador que programa em 10, 15 linguagens. Programo em algumas, mas tento sempre saber o que há de novo no mercado e entender pra onde o vento irá soprar daqui pra frente.

Nesta onda, programar para dispositivos mobile é o que há! Já faz anos que as pessoas têm adquirido mais celulares, tablets e cada vez mais é neles que navegamos, acessamos o banco, redes sociais, etc. A maioria esmagadora de celulares no mundo são Android.

 

Porque aprender a programar para Android?

Com tanta gente usando celulares, a demanda por aplicativos cresce e a necessidade por programadores mobile também. É um mercado em crescimento em todo o mundo, não apenas no Brasil.

Desenvolver aplicativos mobile lhe dá oportunidades de emprego, mas também lhe abre as portas para empreender. Sabe aquela ideia de aplicativo incrível que você tem? Então, faça! Desenvolva, publique e veja no que dá. O máximo que você pode perder é tempo e alguns dólares com servidores e registro do aplicativo.

Observação: neste post vou me referir apenas a programação nativa, para saber a diferença consulte o post “Diferença entre aplicativos mobile híbridos e nativos“.

 

Mas, programar para Android é fácil?

Respondei para três grupos de pessoas:

Pra quem já programa em Java: não será tão difícil. Você terá que entender os conceitos do java para Android, as bibliotecas e o ambiente “esquisito” em que sua aplicação irá rodar. Portanto, nivel de dificuldade: baixo.

Para quem não programa em Java mas já programa em outras linguagens Orientadas a Objeto: Java não é tão simples e ter ainda que entender como resultar uma aplicação Android não será brincadeira, mas, é possível. Se prepare para alguns meses de estudo e testes, de centenas de buscas no stackoverflow onde a maiora das respostas não resolverá o seu caso. É uma linguagem nova com um ambiente novo, então, nível de dificuldade: médio.

Para quem não programa em Java nem sabe Orientação a Objetos: preciso ser sincero, não será nada fácil! Não estou aqui pra te desanimar, mas é preciso muita coragem, mesmo!

 

Vale mesmo a pena?

Ai vai de cada um. Para alguns, aprender a programar já é chato demais para ser feito. Para outros programar é instigante, desafiador, exige aquela coisa de tentar, tentar até conseguir, de se superar. Se você é destes, certamente valerá a pena.

E, vai que você publica um aplicativo e faz sucesso?

 

Como aprender a programar para Android?

Recomendo ler meu post Aprender programação online, sozinho e do zero, onde dou dicas e vários links de cursos pagos e gratuitos pra você aprender.

Uma dica que li em outro blog que achei interessante, é encarar o desafio de aprender uma nova linguagem como o desafio de aprender a brincar com um jogo novo, ou dirigir um novo automóvel, ou operar algum aparelho eletrônico novo que comprou.. terá que dedicar algum tempo pra entender como funciona e apenas com o tempo se tornará totalmente familiarizado com a novidade.

A recomendação geral é ler o guia para desenvolvedores Android do Google e adotar qualquer livro que seja no estilo passo a passo. Não será fácil, mas tudo isso servirá de ajuda.

No mais, boa sorte nessa empreitada! 

Comente aqui sua evolução, links para seus aplicativos ou me conte um pouco da sua história.

 

Hangout: Aprender programação – como começar?

Seja avisado quando houver

Participe online, ao vivo e sem pagar nada! 🙂

Uma ótima oportunidade pra você conhecer as dicas iniciais e enviar suas perguntas! Informe seu email abaixo e receba as informações em sua caixa de entrada para acompanhar ao vivo!

 

Links úteis

Desenvolvendo pra Android – Material bem completo elaborado por Felipe Silveira

 
 

Classificado como: Posts Técnicos

Participar comentando (5) →
  1. jhemmerson 26 de Março de 2017

    Nossa muito bacana o conteúdo era justamente o que estava procurando 🙂

    Responder
  2. Rony 18 de Março de 2017

    Gostei do blog! Estou tentando aprender a programar para android, para aprender acho que você têm que ir vendo código, lendo as referências e modificando o código, mas as referências da API do android são complicadas comparadas com a de outras linguagens eles não descrevem claramente alguns itens.

    Responder
  3. Arlindo 15 de Junho de 2016

    Quero apender como programar um aplicativo

    Responder

Deixe seu comentário

ra