Tiago Gouvêa

Blog

Hospedagem WordPress > porque migrei tudo para o SiteGround

Hospedagem WordPress > porque migrei tudo para o SiteGround

O WordPress está em alta! Todo mundo utilizando e crescendo mais do que nunca. Dai, muitos querem saber qual a melhor hospedagem para wordpress? Qual os servidores mais seguros? E quem tem um suporte incrível?

A minha resposta rápida, hoje, é o SiteGround. No post a seguir vou justificar o porque.

Trabalho com desenvolvimento web há uns 12 anos. Neste intervalo já desenvolvi ou coordenei o desenvolvimento de mais de 300 sites. Criei um CMS usado por mais de 100 sites online e um sistema de envio de emails em massa eleito o melhor do Brasil em 2011.

Já hospedei sites e sistemas em servidores “famosos” brasileiros, e são realmente (infelizmente) péssimos… UOL, locaweb, hostnet, dialhost… creio que a kinghost seja a menos pior, mas é muito burocrática e ainda fica aquém em alguns projetos.

Hospedagens WordPress gratis

A maior vantagem: serem gratuitas. Para um pequeno blog ou site que não precise estar sempre online, ou, que perde-lo não seja tão ruim, a hospedagem gratuita pode ser uma boa.

Hospedagem especializada WordPress

Anos atrás eu nem sabia que isso existia; servidores de hospedagem totalmente especializados em wordpress, com recursos voltados para desempenho, performance e segurança do site.

Depois de muita pesquisa recomendei o SiteGround para alguns clientes, quando pude conhecer melhor as ferramentas deles, comecei a migrar sites e nunca mais usei nem indiquei nenhum outro.

Como escolher uma hospedagem wordpress?

Quando preciso decidir por um novo servidor levo em consideração três coisas; performance, segurança e atendimento/suporte.

Velocidade, desempenho

Quando um site pode ter uma grande demanda repentina, tem que estar preparado para atender rapidamente a todos os visitantes. No dia a dia também precisa ser rápido, o Google leva isso em consideração e ninguém gosta de ficar esperando.

Um teste foi feito entre os 13 maiores serviços de hospedagem web americanos: Bluehost, HostGator, iPage, Fatcow, Justhost, AsmallOrange, InMotion, WebhostingHub, Arvixe, GoDaddy, GreenGeeks, A2Hosting e SiteGround. Os resultados você vê em seguida.

general_loading_speed

Velocidade de carregamento por página

 

general_performance_speed

Respostas de requisições em dois minutos

O recurso mais incrível do SiteGround é o SuperCache; uma ferramenta desenvolvida por eles para tornar o Wordpress até 4x mais rápido.

general_performance_speed_cache

Respostas de requisições em dois minutos (com cache)

Segurança

Uma das vantagens de servidores especializados Wordpress é esta, maior segurança. Isso acontece porque nestes provedores o WordPress não é só mais um serviço rodando e que exige atenção, mas sim o principal sistema em funcionamento e que não pode parar nem falhar nunca. Comparações entre os mesmos 13 serviços acima mostrou que cinco deles eram realmente bem seguros.

HTTPS / SSL

Outra coisa que me surpreendeu no SiteGround, foi quando precisei ativar o HTTPS/SSL em um domínio com um sistema… já fiz isso várias vezes em outros servidores e é sempre um parto. Fiquei DE CARA quando usei o “Let’s Encrypt” no painel deles. Só cliquei em “Install” e depois “Ok” e o domínio virou pro SSL sem drama, na hora! Chique demais.

Suporte

Isso sim faz toda a diferença. Porque, na hora que a coisa complica… você sabe como é. Sou um utilizador avançado de suporte e já vi de tudo.

Uma vez, um servidor cloud na locaweb travou e não ligava mais, ao fazer contato com o suporte simplesmente me disseram que não poderiam fazer nada. Sequer “podiam” tentar ver porque a máquina não respondia… e acabamos a perdendo. Sorte nossa que era justamente uma máquina para testes, o que não diminui a importância. Nunca mais trabalhei com a locaweb depois disso.

Adicionado em 26/01/2017 > Testando a Locaweb (Jelastic) em 2017

Quando ao SiteGround, usei o suporte umas seis vezes e realmente me impressionei. Uma das vezes dei uma nota baixa para a ajuda do técnico que me atendeu, e em poucos minutos um expert entrou em contato comigo para entender o que achei que faltou. Excelente! O problema era com um plugin do wordpress de integração com o Amazon S3, e, o técnico ficou online comigo mais de meia hora ajudando a resolver o problema, olhando códigos, lendo documentação… um problema que nem era deles. Simplismente incrível!

 

Por todos estes motivos resolvi escrever este post, porque é um serviço de altíssima qualidade para hospedagem de sites wordpress e merece ser divulgado. Aproveite o SiteGround!

 

Leia também > Como escolher um servidor para hospedagem web/wordpress/magento/sistemas e tudo mais

 
 

Classificado como: Posts Técnicos

Participar comentando (18) →
  1. Nadal 2 de Maio de 2017

    Vi que tem tudo o que esse post recomenda, inclusive ssl grátis e suporte técnico que me impressionou positivamente.

    Responder
  2. Rinaldo 28 de Março de 2017

    Consigo fazer a transferência do meu site, como está, do servidor da Redehost para o Site Ground, sem sair do ar ou desconfigurar? Se puder indicar algum post sobre esse assunto ficarei muito grato.
    Obrigado

    Responder
    • Tiago Gouvêa 3 de Junho de 2017

      Transferência sempre dá alguma interrupção, porque não tem como prever 100% do que irá acontecer quando sai de um servidor pro outro. Mas no siteground eles tem um suporte muito bom lá de migração, eles mesmos fazem (dependendo se tem uma promoção disso ativa acho).

      Responder
  3. Rinaldo 28 de Março de 2017

    Olá. Estava procurando por alguém que fizesse esse comentário sobre o Site Ground. Quando fiz meu plano de hospedagem fiquei em dúvida por ser em outro país. Tenho um site wordpress hospedado na Redehost e está muito complicado. Muito lento para abrir o site, entrar no painel do wordpress, enfim, desanimador. Como não estou com muito recurso no momento, será que o plano de $3,95 por mês do Site Ground dá para o gasto. Acabei de criar o site. E apesar de não ter muita demanda, espero que em breve passa a ter. É um site de venda de cursos online. Grato.

    Responder
    • Tiago Gouvêa 3 de Junho de 2017

      Amigo, o plano mais básico aguenta muuuuuuuito acesso. Dá pra ficar nele despreocupado. Quando você precisar ir para o plano seguinte, pagar um pouco a mais não será problema porque seu site estará com mais de 10.000 acessos mês.

      Responder
  4. Thiago Sales 24 de Março de 2017

    Muito bom seu artigo. Estou com problema com a hospedagem que tenho e pesquisei e os “TOP 10 brasileiros” tambem são top no reclameaqui rsrs… Pelo jeito esta difícil. Fiquei 2 dias com sites fora do ar, o suporte deu aquela “enrolada” mas acho que é tiveram alguma coisa mais grave, tipo ataque mesmo pois não devem levar a séria política de segurança pelo que ando sentindo (mas não sou da área, só suspeito do ocorrido).

    Uso wordpress e mesmo a hospedagem da SiteGround sendo em inglês o meu wordpress continuará em PT-br sem problemas? Desculpe a minha ignorância.

    Quanto ao Cpanel, consigo alterar para PT-br na hospedagem da SiteGround?

    Obrigado.

    Responder
    • Tiago Gouvêa 24 de Março de 2017

      Interessante amigo sua história, igual de muita gente, infelizmente.

      Mas, respondendo suas perguntas, seu site ficará em português sim, mesmo sendo o SiteGround fora do Brasil. O CPanel você consegue colocar em português também, até conferi aqui pra não falar errado. Hehehe..

      Responder
      • Thiago Sales 24 de Março de 2017

        Obrigado Tiago pelo esclarecimento. Vou assinar SiteGround. O meu site principal é institucional, mas tenho uma instalação wordpress a parte só para formulários de serviços e esses eu preciso deles funcionando.
        Atualmente uso a Bysite, faz mais de 10 anos, mas vem apresentando problemas e parece que “parou no tempo”, não tem “recurso extras” a oferecer, hospedagem especializada (para wordpress), etc, parou no “básico”.

        Quanto ao suporte se eu precisar em inglês da SiteGround, vou de google tradutor rs ou a minha esposa precisará ajudar se eu precisar rsrs… Mas certamente não vou ter problemas.

        Abraço.

        Responder
        • Tiago Gouvêa 24 de Março de 2017

          Legal! Manda bala!

          Responder
          • Thiago Sales 24 de Março de 2017

            Tiago, você acha que vale a pena colocar um dos sites que eu administro no caso da empresa da minha irmã na hospedagem wordpress da Kinghost para testar? Eles tem um plano com varnish cache, etc. Estranho que teste o site da Kinghost no speedypage do Google e a velocidade não foi boa rsrsrs… O plano wordpress vem com 500 e-mail marketing de crédito acho que é interessante para a empresa da minha irmã.
            Já o site da superdominios foi bem avaliado pelo Google no quesito velocidade. O meu SSL e Sitelock comprei com a superdomínios, o suporte é bom e rápido.

            Os da minha empresa vão todos para o SiteGround. Já assinei, só aguardar a transferência.

          • Tiago Gouvêa 27 de Março de 2017

            Legal Thiago,

            Não sei te dizer se vale a pena a Kinghost. Tenho uma conta lá de um cliente, só para emails, e já acho ruim suficiente.

            Abraços

  5. Jofran Lirio 5 de Dezembro de 2016

    Bom dia Tiago, também estou nesse dilema, principalmente por conta das caixas de e-mail. Você optou pela revenda ou um servidor dedicado? Abs

    Responder
    • Tiago Gouvêa 11 de Dezembro de 2016

      Nem um nem outro, assinei o plano GrowBig que é onde tenho vários sites… apenas um gigante que fica em uma conta separada no plano GoGeek.
      Não quero dor de cabeça… revenda e dedicado, pra site, não vale mais a pena pra mim.
      Tenho alguns “dedicados” pequenos, mas são para sistemas e tal, pago entre 5 e 10 dólares por mês no digitalocean.

      Responder
  6. Jose 30 de Novembro de 2016

    Olá Thiago, Parabéns pelo site e pela qualidade do Post. Tenho um site (dentistasRN.com.br) e uma empresa de sites. Atualmente meus sites estão todos distribuídos em 2 hospedagens na Hostgator e uma na godaddy. Estou pensando em migrar todos para a SGround e gostaria de saber se eles tem algum sistema gratuito de.migracao dos sites e se você sugere outra hospedagem.

    Responder
    • Tiago Gouvêa 3 de Dezembro de 2016

      Olá José. Quando assinei o siteground, eles ofereceram a migração gratuita dos dados dos servidores antigos para o novo. Na verdade lembro que foi apenas um domínio, ou outros eu preferir migrar eu mesmo.. confere ai que certamente ainda tem isso, migração grátis. 🙂

      Responder

Deixe seu comentário

ra