“O Programador Pragmático” é um livro realmente bem útil para qualquer desenvolvedor, independentemente de sua experiência ou área de atuação. Foi escrito por Andrew Hunt e David Thomas, dois programadores experientes e altamente respeitados. Andrew Hunt é um dos autores do Manifesto Ágil também.
Segundo os autores “este livro é destinado a quem quer se tornar um programador mais eficiente e produtivo”.
Eles sugerem objetivamente como melhorar suas habilidades e adotar uma abordagem mais pragmática para o desenvolvimento de software, e para sua carreira como um todo.
O livro apresenta uma série de práticas e técnicas comprovadas para o desenvolvimento de software eficiente e de alta qualidade. Os autores enfatizam a importância de escrever código claro e conciso, bem como a necessidade de se concentrar nas necessidades reais dos usuários e clientes. Eles também abordam tópicos como depuração, testes e controle de versão, oferecendo conselhos práticos sobre como melhorar todas essas habilidades essenciais.
No products found.
No geral, “O Programador Pragmático” é um livro obrigatório para qualquer desenvolvedor de software que deseja melhorar suas habilidades e adotar uma abordagem mais pragmática para o desenvolvimento de software.
Pontos de destaque
Este é com certeza um dos top 3 livros para toda a vida, principalmente pelo impacto positivo que tive na minha carreira desde quando li pela primeira vez.
- Não é totalmente focado em código ou apenas em uma linguagem específica
- Fala sobre a mentalidade e postura ideal para crescer enquanto um desenvolvedor
- Trás uma filosofia pragmática, que permite ser aplicada em qualquer área da vida
- Apresenta metodologias e técnicas mas apresentando uma razão racional para tudo
Minhas considerações
Ter a postura certa, o tal “mindset” é o que faz mais diferença ao longos dos anos. Porque preferir aprender um pouco de programação todos os dias, ao invés de apenas jogar? Porque evoluir? Como estudar? O que observar no caminho? Como trabalhar sozinho, ou em equipe?
Ele te trás pro lado de quem pensa de forma prática sua carreira, aprendizados e estratégias. O que é o certo a ser feito a todo momento.
Eu já recomendei este livro para 100% das pessoas que trabalharam comigo, e continuo recomendando, porque tem um potencial realmente transformador.
Sua opinião
E você, já leu o livro? O que achou? O que mudou sua forma de pensar sobre o desenvolvimento de sistemas?
Se não leu, porque acha que pode ser uma boa ler?
Comente ai!