Tiago Gouvêa

Blog

Melhores (e piores) produtos e serviços de 2017

Melhores (e piores) produtos e serviços de 2017

Como fiz em 2015, resolvi apresentar aqui os melhores produtos e serviços (e piores também) que consumi em 2017. Dividi os serviços em tecnologia e gestão. Serve pra você como uma base de coisas boas, confiáveis, que vale a pena (ou não) experimentar.

Este ano também tive experiências boas e ruins comprando de lojas online… então, tenho preferido comprar só das que sei que não irão furar. Para alguns produtos aqui irei adicionar os links nas lojas, para te facilitar.

Ha! Tem outro post “Coisas legais que realizei e aprendi em 2017” que também é legal você ler! 😀

Produtos

Monitor LED 34″ UltraWide da LG

Senti que precisava de um pouco mais de espaço em tela pra caber tudo que fica aberto… dai comprei o Monitor LED 34″ UltraWide da LG.

Que maravilha!Gosto de enxergar bem (estou ficando velho) e com tanto espaço fica bem mais fácil ler qualquer código. O custo benefício foi ótimo e sempre que alguém chega perto da minha cadeira aqui na App Masters diz “UAU”.

Link para lojas: Americanas – Submarino

ZenFone

Sempre tive um pouco de preconceito contra Asus… mas usando o ZenFone todos os receios foram embora. É uma linha de telefones leves, bonitos e principalmente rápidos. Utilizei um ZenFone 5 por alguns meses e depois o ZenFone 2. Este ano lançaram o ZenFone 3 e 4 que estão incríveis também! Super recomendo.

Links: Asus – Shoptime

Moto Z

Fiquei impressionado com este telefone. Quando comprei, claro, eu sabia que ele era bom, mas não imaginava que iria me surpreender tanto, principalmente com a duração da bateria (quase dois dias, usando mesmo) e a camera que tem uma resolução incrível. Eu gosto de tela grande, então este telefone me atende muito bem, é o que estou usando agora (dez/2017) e não penso em trocar.

Links: Motorola – Americanas

MacBook Pro

Algumas pessoas olham eu programando em um Mac e perguntam: “o Mac é bom para programadores” e eu respondo “não existe nada melhor”! Não lembro mais como era ser usuário windows e de PC, porque, no Mac, você não se sente em um computador. Nada demora pra carregar, nem pra ligar, desligar, atualizar.. tudo é muito rápido e fluído!

Uso um MacBook Pro i7 e estou completamente satisfeito com ele. Não vejo necessidade de comprar outro nos próximos anos. Sem contar que o valor de revenda do Mac é incrivelmente alto, já que a máquina em si não vai ficando “velha”, desgastada com o passar do tempo.

Claro que o investimento não é baixo, mas talvez, se botar na ponta do lapis a durabilidade (5 anos fácil), resistência e valor de revenda, acho que fica até mais em conta que um Dell.

Link: Submarino

 

Serviços de tecnologia

No meu dia a dia utilizo literalmente mais de dez serviços pagos, online. Seja para produtividade, organização ou para manter sistemas online, busco sempre conhecer novas ferramentas. Estas são as que se destacaram positivamente em 2017.

Rollbar

Nos salvou uma centenas de vezes na App Masters. Basicamente é um log de erros (ou info, warning, etc) online. Ajustamos nossos sistemas para toda falha, de API ou de client, registrar no Rollbar, e por lá temos acesso a todos os detalhes da falha, o stack completo do erro, usuário, url, tela, sistema operacional, etc… se você mantêm sistemas e quer saber de um erro antes do seu cliente reclamar, precisa usar esse tipo de serviço.

Siteground

Eu sou chato quando sou cliente e quando o assunto é suporte, exijo o melhor mesmo. Uso o siteground para hospedagem web e VPS já faz uns três anos, mas sempre me impressiono com a qualidade do serviço e atendimento que recebo lá. Já escrevi sobre isso em outro post, “Porque migrei tudo pro siteground” e neste ano eles continuam no topo da minha lista.

Digital Ocean

As vezes preciso “levantar” um servidor linux rapidinho, para testar algo, fazer uma integração rápida ou só estudar mesmo. Para isso a Digital Ocean tem sido muito boa. Tal como a Amazon, porém mais simples, a Digital Ocean me entrega o que preciso com um preço que considero justo. Hoje tenho lá algumas máquinas rodando com sistemas de clientes e uma para projetos meus de teste.

Heroku

Certamente é o serviço mais interessante que usei este ano. O Heroku mantém alguns sistemas nossos funcionando online, rodando nossos serviços node sempre online. O interessante dele é que você não precisa cuidar do servidor todo e tal, na verdade nem existe “o servidor”, você sobe seus códigos e ele inicia direto no serviço. Na conta gratuita dá pra fazer muita coisa, e você só decide pagar se precisar mesmo. No começo tive alguma dificuldade pra entender bem como usar, como subir os códigos… mas por fim estou usando Integração Contínua, que uma vez “mergeado” um código no gitlab, já sobe tudo para o Heroku automágicamente.

Serviços de Gestão

HubStaff

Em determinado momento percebemos que precisávamos controlar melhor o tempo das tarefas na empresa, o que cada um estava fazendo e quanto tempo estava naquilo. Mesmo com o SCRUM, saber a quantas horas a pessoa está em uma tarefa requer muito controle e gestão. Foi quando encontramos o HubStaff, que temos usado desde então.

Como ele cada membro da equipe dá “play” quando começa uma issue e a ferramenta cuida do resto. Ela mede o tempo, com pausas e tal, e ainda oferece a opção de dar print screen na tela durante a jornada, caso você queria em algum momento dar um confere. Ele oferece relatórios bem detalhados de quem fez o que, o total por projeto, tarefa, cliente, etc.. é muito bom também para controlar o quando pagar por serviço por hora, ou ou quanto cobrar do cliente pelo tempo realizado.

Recruitee

Precisando fazer processos de seleção mais inteligentes, com menos esforço, e guardando histórico de tudo, conheci o Recruitee por recomendação do meu amigo Gustavo Oliveira da Handcom. Com ele o processo de seleção fica fácil, você organiza em jobs, informa todos os detalhes para participação, como formulários e documentos exigidos e ele até cria uma página da empresa, com as vagas em aberto.

Ao longo do processo você controla quem avança ou não através de uma pipeline visual, já enviando emails pré definidos com mensagens de sucesso (ou nã0), mantendo o processo bem profissional e organizado. Receber currículos por email ou deixar os candidatos sem feedback é coisa do passado.

Piores do ano

Quando nossas expectativas não são alcançadas, nos sentimos frustrados né… mas quando você se sente enganado, enrolado ou simplesmente ignorado, ai fica realmente ruim.

Locaweb

Reclamei da locawer no post “Porque migrei tudo pro Siteground“e vez por outra alguém vinha querendo saber mais sobre isso. Neste ano recebi um telefonema da Locaweb oferecendo “Testar o Jelastic” e mudar minha opinião quando ao serviço deles. Achei a iniciativa super positiva! Buscar um cliente insatisfeito, e converte-lo. Topei o teste!

Porém, o resultado foi novamente frustrante.

Desenvolvi um serviço super legal que busca informações das pessoas a partir do endereço de email delas, e fui publicar na Locaweb. Porém, ao entrar no painel não consegui entender bem como fazia isso.. procurei na web alguns tutoriais mais parece que a versão do Jelastic deles era diferente e não me oferecia as opções de upload que eu precisava… precisei então de suporte, e foi ai que eles deram um tiro no pé.

Abri um ticket simples perguntando apenas “como importar o projeto do gitlab para o jelastic”. O ticket foi respondido “de qualquer jeito” sem explicar o que eu tinha perguntado e sem qualquer forma de obter um suporte mais fácil, tipo por chat. Fui então entrar em contato com o consultor que me convidou para o teste, o Johnatan Pereira, para dar esse feedback, e o email dele nem existia mais. Tentei então contato com a gerente que vinha na assinatura dele, Mariana Leite, e ela também não existia mais.

Ou seja, me decepcionei novamente com a Locaweb.

LeadLovers

Quando criando o conteúdo do curso “Aprender programação em 20 horas” me sugeriram o LeadLovers, e muitas pessoas estavam usando para fazer landing pages e cursos online. Porém, quando fui usar fiquei IMPRESSIONADO com a baixa qualidade do sistema. Confuso demais da conta! Demorei DIAS pra conseguir entender aquela confusão de menus e configurações, para fazer uma coisa relativamente simples. Depois de semanas lutando pra montar o curso, deixar os alunos BETA experimentarem e tal me toquei que aquilo ali não era pra mim, e abandonei o barco.

Acabei criando um sistema do zero para meus alunos, bem simples e objetivo, integrado ao WordPress onde incluo as aulas e tal.

Mas o o LeadLovers foi uma decepção. Quando cancelei a conta me disseram que iriam lançar um sistema novo este ano, mas eu não tinha mais tempo para esperar por isso.

Contabilivre

Quando ouvi falar pela primeira vez em contabilidade online pensei “que ideia incrível”! Um serviço mais em conta, mais moderno, mais rápido… poxa, excelente. E imaginei que quando fosse abrir uma empresa faria deste jeito. Porém, não consegui ver essa agilidade no serviço, na verdade não consegui nem registrar e empresa, porque eles enviam uma procuração, que o cartório não aceitava. Alteram a procuração, mandam outro modelo, e o cartório não aceitava.. enfim, não consegui abrir minha empresa através do contabilivre e fiquei frustrado, por ter que contratar um contador na minha cidade.

Agile CRM

Foi uma triste decepção. Usei ele por muito tempo como CRM, integrando em outros sistemas e funcionando como base de dados central para meus leads. Mas quando resolvi enviar emails por ele…. foi um parto. O índice de entrega era sempre muito baixo e muitos não recebiam mesmo os emails. O suporte não conseguia me ajudar a resolver o problema e as configurações de email do nada se perdiam e eu precisava realizar todo o processo de setup das contas novamente. Foi tão chato, tão desgantante, que resolvi abandonar o Agile. Agora estou usando apenas o Mautic.

E você?

Usou algum serviço ou produto TOP em 2017? Diz ai nos comentários qual foi pra gente conhecer!

 
 

Classificado como: Posts Profissionais

Participar comentando (0) →

Deixe seu comentário