Atualizado em março de 2023.
Muita coisa boa esteve acontecendo na cidade nos últimos tempos, e preciso ressaltar isso também. Listo aqui algumas iniciativas ligadas a tecnologia e empreendedorismo que estão acontecendo. Tenho certeza que vou esquecer de algo, ou talvez algum movimento que eu ainda não conheça.
Google Developers Group Juiz de Fora
Voltado para programadores, promove encontros praticamente toda semana para falar de programação, estudar alguma nova tecnologia e aproximar as pessoas desta área na cidade. Fui em quem trouxe o GDG pra Juiz de Fora em 2014 e sou ainda o principal responsável pelo grupo. Ao todo já impactamos também aproximadamente duas mil pessoas.
Mais informações no site do GDGJF.
Ecossitema de Startups Zero40
O Zero40 surgiu da necessidade das pessoas de startups se organizarem, se conectarem e obterem assim mais expressão.
Em 2023 é um grupo ativo e em movimento. Tenho um post exclusivo sobre o Zero40 que você pode dar uma olhada.
Moinho
Em 2020 surgiu fortemente o Moinho como um hub de inovação na cidade, e de lá pra cá vem fomentando eventos, encontros e discussões acerca da Zona Norte mas também da cidade como um todo.
O Arthur Avelar vem se destacando, instigando outros players importantes da cidade a se movimentarem, buscando um maior sincronismo entre as ações e já trazendo alguns resultados super positivos.
Sebrae
O Sebrae também, vendo que os novos negócios não são mais como os “de antigamente”, vem se adequando de um tempo pra cá, tentando se aproximar das startups, realizando e apoiando eventos periódicos e incentivando as iniciativas relacionadas.
COMDETI, Prefeitura
A prefeitura estave muito desconectada de tudo isso que falei até aqui.
Mas em 2016, graças a uma interação entre o Walbet Vianna, Renan Caixeiro, Romulo Veiga e eu, surgiu a possibilidade da criação de um conselho independente na prefeitura voltado para demandas de startups, empresas de tecnologia e novas demandas.
Fui convidado a participar deste do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (COMDETI), juntamente com o Gustavo Oliveira (Handcom) e outras pessoas. O conselho teve aprovação do estatuto pelo então prefeito, Bruno Siqueira, e chegamos a fazer algumas reuniões para discutirmos como a cidade poderia ter mais destaque.
Mérito especial do Romulo Veiga juntamente com sua equipe, que dedicou grande esforço neste projeto.
O objetivo deste conselho era dar apoio as iniciativas ligadas a tecnologia e novos negócios inovadores na cidade. Porém, com a mudança do governo (Bruno Siqueira e Almas para Margarida Salomão) muito se perdeu.
Hoje, em 2023, não sei te dizer se o concelho ainda existe.
… Iniciativas anteriores …
Daqui pra baixo, lembro iniciativas que já não estão mais ativas, mas tiveram um papel importante na formação das nossas opiniões, e colaboraram fortemente para o crescimento pessoal e profissional de diversas pessoas na cidade.
Google Business Group Juiz de Fora
É um encontro periódico para falar de business, marketing digital e como fazer os empreendimentos crescerem através do uso da tecnologia e da internet. O público é formado principalmente por empreendedores ou interessados em abrir o próprio negócio, bem como profissionais do marketing e tecnologia. Já recebeu até hoje cerca de 1.500 pessoas em seus eventos.
Foi iniciado por Renan Caixeiro em 2014 e propiciou o surgimento de vários outros grupos e comunidades. Fui co-manager no grupo e auxiliei na realização de vários eventos, além de apresentar em um ou dois deles.
Café Digital
Existia em 2010 um evento chamado “quarta-digital”, idealizado pela Areta do Bem e que era voltado para estudos acerca de marketing digital. Dai o Café Digital veio em seguida, puxado principalmente pela Priscila Pinheiro e Renata Curcio.
“O Café Digital era uma comunidade de profissionais e interessados em Marketing e Comunicação Digitais, Empreendedorismo e Inovação, que tem por finalidade somar ideias e assim promover o desenvolvimento pessoal dos participantes e do mercado em Juiz de Fora e região.”
Foi sem duvida um dos melhores lugares para conhecer gente bacana do mercado, trocar ideias sobre o que tem dado certo ou não no marketing atualmente e até fazer parcerias.
Rede Global de Empreendedorismo
Era vinculado a Endeavor Brasil e foi iniciado em 2016 pelo André Medina. Teve um apelo um pouco mais político do que de atender o público em geral.
“A RGE foi criada para desenvolver e engajar ecossistemas empreendedores a transformarem realidades.”
Mais informações no grupo do facebook do RGEJF ou no site da Rede Global.
3255 Coworking
Aberto em 2014, o 3255 sempre apoiou de forma ativa praticamente todos os grupos da cidade. O proprietário Walbet Vianna é engajado com tudo que diz “startup” e interessado em ajudar. Ao longo dos últimos anos dezenas de eventos aconteceram lá, incluindo o 3255 Lab; uma iniciativa incrível que ofereceu uma grande variedade de conteúdos gratuitos, ou a preços bem reduzidos.
Outras comunidades e ilhas
A verdade é que depois do GBG iniciar suas atividades, vários outros grupos surgiram e a ideia de comunidade se difundiu na cidade, o que é excelente!
Em Juiz de Fora as pessoas avançavam em ilhas, isso é um fato. Cada um fazia seu movimento, ao invés de participar do movimento do outro. Mas não tem problema, ao meu ver hoje, o importante é fazer algo de bom!
Enfim.. vejo que passos importantes tem sido dados em Juiz de Fora, e fico feliz de poder fazer parte de tantas destas iniciativas ligadas a tecnologia e inovação.
Referências
Dossiê do Mercado de Tecnologia de Juiz de Fora
Este conteúdo faz parte de uma coleção de posts relacionados e que representam meu ponto de vista sobre o mercado de tecnologia e sua evolução na cidade de Juiz de Fora.- Zero40 - Ecossistema empreendedor de Juiz de Fora - 2018
- Tata Consultancy Services (TCS) prefere outra cidade 2018
- Startups e cases de sucesso - 2017
- Investidores e Aceleradoras - 2017
- Principais empresas de Tecnologia de Juiz de Fora - 2017
- Iniciativas positivas em Juiz de Fora - 2016
- Inovação da boca pra fora - 2014
- Incubadora de Empresas – CRITT (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) - 2014
- Profissionais de tecnologia formados em Juiz de Fora - 2014
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outras instituições de ensino - 2014
- Juiz de Fora, o que houve com a Manchester Mineira? - 2014