Investidores e Aceleradoras

Investidores

Em Juiz de Fora  ainda não existe a “cultura do investidor”, como sabemos que existe em outros lugares.

No final de 2016, o Sebrae de Juiz de Fora realizou um treinamento apresentado pelo João Kepler, que é referência nacional em investimento anjo, porém, apenas um possível investidor participou do treinamento.

Pessoas com condições de investir existem, claro. Porém o que falta é organizar essas pessoas, capacitar, ensinar como acontece o investimento em projetos de tecnologia para que então possam acontecer estes negócios.

Aceleradoras

Fo criada em Juiz de Fora o CoHub Aceleradora de Startups. Os sócios estiveram em uma reunião do Zero40 para apresentar o projeto logo no começo e a impressão que eu tive é que teriam dificuldade de encontrar tais empresas. Do meu ponto de vista, para acelerar startups, é preciso que existam startups crescendo a ponto de precisar deste investimento, desta alavancagem. Startups neste ponto em Juiz de Fora, vejo que são poucas ainda.

Recentemente eles voltaram suas atenções para inovação em empresas tradicionais e desenvolvimento de projetos. Hoje vejo eles mais como uma incubadora de projetos.

Algumas vezes participei de reuniões, principalmente com o André Medina e Walbet Vianna, buscando formas de começar uma aceleradora na cidade mas nunca tivemos coragem nem disposição suficiente pra isso.

Adicionado em novembro de 2018

Espero em 2019 realizar um treinamento para investidores, trazer algum investidor experiente para ensinar as pessoas (aquelas que têm condição) como validar um projeto, como investir, a parte jurídica, etc. Vamos ver se conseguirei.

Paralelamente mantenho uma planilha com todos os investidores e pessoas interessadas em investir da cidade, que compartilho com amigos quando precisam.


Dossiê do Mercado de Tecnologia de Juiz de Fora

Este conteúdo faz parte de uma coleção de posts relacionados e que representam meu ponto de vista sobre o mercado de tecnologia e sua evolução na cidade de Juiz de Fora.




Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (0)

Escreva uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *