Atualizado em março de 2023.
Investidores
Em Juiz de Fora não existe ainda, tão forte, a cultura do investidor, como sabemos que existe em outros lugares.
No final de 2016, o Sebrae de Juiz de Fora realizou um treinamento apresentado pelo João Kepler, que é referência nacional em investimento anjo, porém, apenas um possível investidor participou do treinamento.
Pessoas com condições de investir existem, claro. Porém o que falta é organizar essas pessoas, capacitar, ensinar como acontece o investimento em projetos de tecnologia para que então possam acontecer estes negócios.
Aceleradoras
Em 2017 foi criada uma aceleradora, o CoHub, mas não durou muito. Os sócios estiveram em uma reunião do Zero40 para apresentar o projeto logo no começo e a impressão que eu tive é que teriam dificuldade de encontrar tais empresas.
Do meu ponto de vista, para acelerar startups, é preciso que existam startups crescendo a ponto de precisar deste investimento, desta alavancagem. Startups neste ponto em Juiz de Fora eram bem poucas naquele momento.
Algumas vezes participei de reuniões, principalmente com o André Medina e Walbet Vianna, buscando formas de começar uma aceleradora na cidade mas nunca tivemos coragem nem disposição suficiente pra isso.
Fotografia
Em 2023 o que penso, é que precisamos ter muito mais startups na esteira. Algumas nascendo, muitas crescendo, buscando investimento, sendo vendidas e assim por diante. Esse fluxo contínuo contínuo chamará a atenção de investidores e fará surgir a demanda real por aceleração.
Dossiê do Mercado de Tecnologia de Juiz de Fora
Este conteúdo faz parte de uma coleção de posts relacionados e que representam meu ponto de vista sobre o mercado de tecnologia e sua evolução na cidade de Juiz de Fora.- Zero40 - Ecossistema empreendedor de Juiz de Fora - 2018
- Tata Consultancy Services (TCS) prefere outra cidade 2018
- Startups e cases de sucesso - 2017
- Investidores e Aceleradoras - 2017
- Principais empresas de Tecnologia de Juiz de Fora - 2017
- Iniciativas positivas em Juiz de Fora - 2016
- Inovação da boca pra fora - 2014
- Incubadora de Empresas – CRITT (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) - 2014
- Profissionais de tecnologia formados em Juiz de Fora - 2014
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outras instituições de ensino - 2014
- Juiz de Fora, o que houve com a Manchester Mineira? - 2014