Investidores e Aceleradoras

Atualizado em março de 2023.

Investidores

Em Juiz de Fora não existe ainda, tão forte, a cultura do investidor, como sabemos que existe em outros lugares.

No final de 2016, o Sebrae de Juiz de Fora realizou um treinamento apresentado pelo João Kepler, que é referência nacional em investimento anjo, porém, apenas um possível investidor participou do treinamento.

Pessoas com condições de investir existem, claro. Porém o que falta é organizar essas pessoas, capacitar, ensinar como acontece o investimento em projetos de tecnologia para que então possam acontecer estes negócios.

Aceleradoras

Em 2017 foi criada uma aceleradora, o CoHub, mas não durou muito. Os sócios estiveram em uma reunião do Zero40 para apresentar o projeto logo no começo e a impressão que eu tive é que teriam dificuldade de encontrar tais empresas.

Do meu ponto de vista, para acelerar startups, é preciso que existam startups crescendo a ponto de precisar deste investimento, desta alavancagem. Startups neste ponto em Juiz de Fora eram bem poucas naquele momento.

Algumas vezes participei de reuniões, principalmente com o André Medina e Walbet Vianna, buscando formas de começar uma aceleradora na cidade mas nunca tivemos coragem nem disposição suficiente pra isso.

Fotografia

Em 2023 o que penso, é que precisamos ter muito mais startups na esteira. Algumas nascendo, muitas crescendo, buscando investimento, sendo vendidas e assim por diante. Esse fluxo contínuo contínuo chamará a atenção de investidores e fará surgir a demanda real por aceleração.

 


Dossiê do Mercado de Tecnologia de Juiz de Fora

Este conteúdo faz parte de uma coleção de posts relacionados e que representam meu ponto de vista sobre o mercado de tecnologia e sua evolução na cidade de Juiz de Fora.




Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (0)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *