Este post é um registro do que existe hoje, é uma relação com as principais empresas da cidade. As informações estão atualizadas para fevereiro de 2021.
Empresas de T.I e Software
Thomson Reuters
Antiga Prolink (nome anterior a aquisição pela Thomson Reuters), a empresa trabalha no desenvolvimento de softwares para a área jurídica. A equipe técnica em Juiz de Fora é de aproximadamente 150 profissionais.
Stefanini
É uma fábrica de software que atende clientes do mundo todo. A unidade de Juiz de Fora tem aproximadamente 70 pessoas voltadas para T.I, e menos de 5 para outras áreas. Com isso vemos que é uma unidade designada para produção mesmo. Não tem sido muito bem falada nos últimos tempos…
Guiando Telecom
Empresa nascida em Juiz de Fora, criada por Rodrigo Schittini, oferece consultoria e software de gestão para redução de custos com telefonia. A empresa hoje tem cerca de 30 profissionais na área técnica, divididos entre Juiz de Fora e São Paulo.
Handcom
Fundada por Gustavo Pinto, atende alguns clientes de maior porte na cidade e região, como Unimed, Bahamas e FGV, para as quais desenvolve softwares customizados . Tem cerca de 15 profissionais de desenvolvimento mobile e web. Estão trabalhando em um novo produto, o Encart.es, para ajudar a encontrar as melhores ofertas em supermercados.
AfferoLab
É o braço da Affero onde são desenvolvidos os softwares utilizados pela empresa. A equipe de desenvolvimento em Juiz de Fora é de aproximadamente 25 pessoas além de outras 20 em suporte.
Processa Sistemas
A empresa nasceu praticamente junto com o supermercado Bahamas e seu foco único é software para este segmento.
ProDoctor
Desenvolvedora de softwares para gestão de clinicas médicas e consultórios, é um dos principais players no mercado neste segmento. Fundada por Jomar Fernandes, é mais um bom exemplo de empresa local que alcançou o sucesso em âmbito nacional. A equipe técnica é de cerca de 10 profissionais.
Nova Consultoria Tendencia
Empresa de consultoria focada no mercado de seguradoras, com uma unidade de desenvolvimento de software em Juiz de Fora. A equipe tem cerca de 25 profissionais.
CAEd
É uma instituição ligada a UFJF voltada para mensuração do rendimento escolar em escolas públicas, e pra isso, tem uma equipe de desenvolvimento interna e também de infra, totalizando cerca de 25 profissionais.
Outras empresas
Existem outras tantas empresas menores, com os mais variados focos. Uma boa referência das empresas (e tecnologias que usam) pode ser visto nesta lista do Programadores em Juiz de Fora.
Remuneração
Comparando a remuneração dos profissionais de T.I de Juiz de Fora, com os que trabalham no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, vemos uma distância significativa no valor recebido. Rapidamente alguém diria “mas o custo de vida é bem menor”. Mas mesmo assim é desproporcional.
Pela minha análise, comparando estas quatro cidades e tomando Belo Horizonte como referência, teríamos:
- 190% – São Paulo
- 150% – Rio de Janeiro
- 100% – Belo Horizonte
- 70% – Juiz de Fora
Não sei se é uma tendência atualmente, mas em Juiz de Fora algumas empresas oferecem PJ ao invés de CLT, permitindo ao profissional mais dinheiro “limpo” no final do mês. Algumas destas, porém, oferecem possibilidades agressivas de horas extras (incluindo finais de semana) dando assim ao profissional chance de receber um valor totalmente acima da média da cidade. Será isso uma boa?
Possibilidade de Crescimento
Vou sempre em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte… e percebo uma grande diferença destes profissionais com os daqui.
Tentando resumir, o estudante em Juiz de Fora tem um objetivo; se graduar. Ao terminar a graduação vai em busca do primeiro emprego, como é em qualquer outra cidade. Assim que consegue um trabalho, o profissional aqui relaxa.
Em São Paulo as pessoas são “orientadas para o trabalho”, sabem que precisam sempre aprender mais, estudar, crescer… em Juiz de Fora isso acontece em outro ritmo, bem mais lento. O feedback que recebi de amigos é que esse baixo interesse em progredir está ligado ao mercado, que teoricamente não reconhece financeiramente este profissional que se dedica mais. Eu, acho que é cultura do desenvolvedor mesmo.
Se certificar Oracle em São Paulo é garantia de um emprego ainda melhor. Em Juiz de Fora acredito que não. Não me lembro de conhecer nenhum certificado Oracle aqui. Certificado Java eu devo conhecer uns dois ou três.
Dai, como eu disse no post “Profissionais de Tecnologia Formados em Juiz de Fora“, a forma de crescer atualmente é indo para outras cidades.
Dossiê do Mercado de Tecnologia de Juiz de Fora
Este conteúdo faz parte de uma coleção de posts relacionados e que representam meu ponto de vista sobre o mercado de tecnologia e sua evolução na cidade de Juiz de Fora.- Zero40 - Ecossistema empreendedor de Juiz de Fora - 2018
- Tata Consultancy Services (TCS) prefere outra cidade 2018
- Startups e cases de sucesso - 2017
- Investidores e Aceleradoras - 2017
- Principais empresas de Tecnologia de Juiz de Fora - 2017
- Iniciativas positivas em Juiz de Fora - 2016
- Inovação da boca pra fora - 2014
- Incubadora de Empresas – CRITT (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia) - 2014
- Profissionais de tecnologia formados em Juiz de Fora - 2014
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outras instituições de ensino - 2014
- Juiz de Fora, o que houve com a Manchester Mineira? - 2014