Perguntas e Respostas

Como fazer um servidor que suporte picos de demandas altíssimas com baixo custo?

Meu site as vezes é anunciado em programas de televisão, quando isso acontece milhares de pessoas acessam em um mesmo momento. Normalmente tenho cerca de 4.000 visitantes ao dia, mas quando aparece na TV chego a ter 40.000 visitantes naquele dia. Quase sempre quando isso acontece o site sai do ar e tudo vira caos. A empresa em que hospedo me oferece uma solução na faixa de R$1.000,00 para aguentar este tanto de acesso, mas, isso acontece uma ou duas vezes por mês e não quero pagar tanto só por isso. Qual a solução?

José P. Ribeiro – São Paulo

Opa José! Sei como é isso, normalmente seu servidor fica bem tranquilo, dando conta do recado, funcionando normalmente com o tráfego “padrão”, dai, acontece um volume de acesso realmente inesperado e a “vaca vai pro brejo”.

Seu provedor tem que ganhar dinheiro, então te oferecem um serviço que atenda sua demanda máxima, ficando assim muito caro.

A solução que te proponho é utilizar alguns serviços da amazon, que irão resolver completamente seu problema:

  1. Você irá criar uma máquina virtual no serviço EC2, esta máquina irá substituir seu servidor atual. Até aqui não tem nada de novo, mas é o primeiro passo para as configurações seguintes;
  2. Configure o CloudFront, que irá manter todo o conteúdo estático de seu site, como imagens, arquivos javascript, css e até html (os que não forem dinâmicos). Assim, 99% do seu tráfego (e requisições) serão atendidas pelo CloudFront, garantindo que apenas 1% das requisições cheguem ao seu servidor EC2, normalmente apenas as requisições de conteúdos dinâmicos (do seu PHP ou coisa do tipo);
  3. Mas, se seu servidor realmente precisa processar tanto, você precisará incluir um pouco de “elasticidade”, “esticando” ou “comprimindo” de acordo com a demanda naquele momento. Configure então o serviço Autoscaling que irá monitorar sua demanda e criar novas máquinas quando for necessário, e apaga-las ao final dos picos, não aumentando seus custos.

Para entender e colocar tudo isso pra funcionar você terá que estudar um pouco, entender o conceito realmente.. mas terá êxito no seu objetivo e terá um custo super reduzido (creio que ficará abaixo de R$100,00).

Espero ter lhe ajudado!

Boa sorte!