Perguntas e Respostas

Fazer cursos específicos de programação ou cursar novamente a faculdade?

Olá eu vi seu blog gostei muito, gostaria da sua humilde opinião sobre uma duvida. Sou formado em Automação Industrial , tenho um curso em visual basic (logica ,c) e inglês. A parte da automação industrial que mais gostei foi a programação de CLP’s (soluçoes de automação). Desisti da área por vários motivos.Estou querendo ir para area de desenvolvimento de softwares. Aqui em Goiânia está em alta e oportunidades para programador Delphi não faltam. Diante disto o que você me aconselharia a fazer Engenharia da Computação ou Analise de Sistemas?Ou fazer cursos específicos pra depois cursar novamente a faculdade?

Vitor Liberato – Goiânia

Que bom que gostou do meu blog Vitor. Coincidentemente fiz um post recente comparando os cursos de tecnologia (Cursos de Tecnologia e a diferença entre eles) que tenta mostrar o que cada um tem essencialmente diferente do outro.

Delphi é uma linguagem em declínio, por isso existe tanta demanda, existem vários sistemas em Delphi rodando por ai e as empresas precisam de gente para mante-los. Quanto menos programadores disponíveis, mais caro estes se tornam.

Recomendo então fazer cursos específicos nas linguagens com as quais se interessa programar, ou que tenham boa aceitação por ai. Como já tem formação em automação industrial, não vejo tanta necessidade agora de outra faculdade. Após aprender a nova linguagem, trabalhar um tempo com ela e perceber melhor sua situação, avalie novamente a necessidade de fazer um novo curso superior.

Abraços e boa sorte!

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Conteúdo relacionado

Respostas (2)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. wellington

    Delphi não é linguagem de programação, e sim uma IDE de desenvolvimento RAD, ao contrário do que se pareçe nenhuma linguagem está em declínio apenas pq o mercado assim se apresenta, tal qual o COBOL ainda hj é muito utilizado e a demanda é extensa, lembro que o mercado já tinha decretado sua morte. Se você pesquisar o mercado com calma verá que a IDE Delphi ainda esta em pleno desenvolvimento há mais de 20 anos ( Borland e Embarcadero), e esta entre os top 20 das mais utilizadas mundialmente nesses mesmos 20 anos. Linguagem da moda como Java , C# entre outras, tb tem seu espaço, mais o mercado de trabalho é mais concorrido. Sds.

    1. Ricardo

      Delphi é um nome utilizado comumente para definir a linguagem de programação também conhecida como “Object Pascal”, como pontual o artigo no wikipedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Object_Pascal). Porém, muitos podem se referir à IDE da Embarcadero como “Delphi” (http://en.wikipedia.org/wiki/Embarcadero_Delphi). No entanto, existem outras IDE’s que pode-se utilizar para a programação na linguagem Delphi.