Perguntas e Respostas

Programação – Estudo, estudo e não aprendo nada

Estou no último semestre de Análise de Sistemas, são 2 anos e meio e é um curso a distância, gostaria da sua opinião sincera. Eu sou esforçado, estudo e repito as aulas da faculdade sempre que possível, não tenho preguiça e sempre estou buscando melhorar. O curso é muito ruim, os professores são velhos e têm dificuldades para explicar e ensinar, um exemplo é o modo como eles tornam extremamente impossível de entender C++. Linguagem da qual assisto aulas no youtube. enfim, eu estou estudando C++ para aprender pelo menos o básico já que na faculdade foi e é horrível, pelo youtube fiz um curso básico de JAVA pelo canal Curso em Vídeo, ainda pretendo aprender o básico de PHP e bioinformática com BioPython, HTML e CSS eu sei o básico por um curso na internet também. Mas eu estudo, estudo e estudo e sinto que aprendo nada, eu tenho um pouco de dificuldade com lógica de programação, sempre que possível eu faço algum exercício para tentar fixar mas sinto dificuldade na hora de montar o problema, muitas vezes eu crio a ideia na cabeça mas não consigo colocar no programa. Também tenho uma enorme falta de confiança e sinto que por mais que me esforce e estude não serei um bom programador. O que eu faço? Você acha que com esses cursos básicos eu possa conseguir emprego? Parece que as empresas querem só os super programadores.

Thiago – São Paulo/SP

 

Alô Tiago! Acredite ou não, muita gente me envia praticamente a mesma pergunta sua.

Aprender programação não é fácil! Cada pessoa absorve o conhecimento de um jeito e para realmente compreender o que se está estudando, pode demorar algum tempo.

Na programação você não tem que FIXAR nada. Eu mesmo passo o dia todo consultando os manuais, documentação, pra lembrar de um comando ou outro… isso faz parte.  O complicando é justamente conseguir pegar um problema e criar uma solução pra ele, via código.

A única coisa que fará você alcançar essa facilidade, é fazer isso dezenas de vezes, centenas de vezes. Crie algo! Faça um novo “projetinho” todo dia, que faça algo que você julgue interessante. Não exercício de programação. Mas sim algo como um script pra organizar seus arquivos no hd, ou buscar uma informação online, ou fazer um cálculo que algum conhecido precisa… FAÇA! A programação só fica bom com a prática!

Essa é a minha dica, pratique, pratique, sem prazo e sem auto cobrança. Faça apenas para se divertir! É a melhor forma de aprender.

Quanto ao emprego… ai é diferente. Você falou umas 5 linguagens neste email. Foque em APENAS UMA DELAS, esqueça o resto. Se não focar em uma não ficará bom em nenhuma! Tenho vários posts falando sobre isso.. inclusive escrevi um hoje “Programadores deveriam ser autônomos“.

Boa sorte!