Tiago, tenho 40 anos ja vivi e fiz varias coisas, sempre tive interesse em aprender a programar mais nunca tive tempo e oportunidade agora tenho os dois, acha que esta tarde para disputar concorrência com a galera bem mais jovem e que já são profissionais ou vale a pena investir, ou seja dá tempo ainda? Se sim que caminhos devo tomar tenho interesse em programação Java e segurança da informação.
Waldir – Goiania/GO
Olá Waldir,
Muita gente mesmo me pergunta isso. Não existe uma idade certa nem “se está velho” demais pra isso. Pense no seguinte, com sua idade, olha quanta experiência de vida ja ganhou!? Isso agrega. Um cara muito novo quando vê um problema acha logo que vai conseguir resolver.. não para pra examinar a coisa toda com cuidado..
Da mesma forma, quem tem mais idade tem mais paciência para ouvir, para entender os problemas dos outros (do cliente e dos usuários, no caso), o que conta ponto pra você.
O que eu faria no seu lugar, era focar mais em gestão, governança, gerencia de projetos… a parte de segurança da informação é muito boa, mas é bem mais técnica que a programação. Exige um conhecimento ainda mais atualizado, avançado.
Uma história interessante, pra agregar no que estou dizendo. Quando eu dava aula de Delphi, muito tempo atrás, tive um aluno que tinha lá seus 45 anos, era caminhoneiro e queria aprender programação pra poder “largar a boléia” e ficar sempre em casa, junto da família. Ele não sabia absolutamente nada de programação, mas gostava de computadores e tecnologia. Coisa de dois anos depois ele já não pegava mais a estrada (pra trabalhar) e tinha aberto uma pequena empresa onde fazia softwares para pequenas empresas, sites e coisas do tipo. Ou seja, ele “deu jeito” na vida dele, alcançou seu objetivo.
O que te digo é; não deixe de começar por casa da sua idade. Apenas vá lá e faça. Tem espaço para todos e o mercado de tecnologia é super aquecido. Se não quiser “emprego”, pense em ser autônomo, oferecendo seus serviços para os mais próximos inicialmente.
Abraços e boa sorte!