Perguntas e Respostas

Idade para começar a programar – 40 anos?

Tiago, tenho 40 anos ja vivi e fiz varias coisas, sempre tive interesse em aprender a programar mais nunca tive tempo e oportunidade agora tenho os dois, acha que esta tarde para disputar concorrência com a galera bem mais jovem e que já são profissionais ou vale a pena investir, ou seja dá tempo ainda? Se sim que caminhos devo tomar tenho interesse em programação Java e segurança da informação.

Waldir – Goiania/GO

 

Olá Waldir,

Muita gente mesmo me pergunta isso. Não existe uma idade certa nem “se está velho” demais pra isso. Pense no seguinte, com sua idade, olha quanta experiência de vida ja ganhou!? Isso agrega. Um cara muito novo quando vê um problema acha logo que vai conseguir resolver.. não para pra examinar a coisa toda com cuidado..

Da mesma forma, quem tem mais idade tem mais paciência para ouvir, para entender os problemas dos outros (do cliente e dos usuários, no caso), o que conta ponto pra você.

O que eu faria no seu lugar, era focar mais em gestão, governança, gerencia de projetos… a parte de segurança da informação é muito boa, mas é bem mais técnica que a programação. Exige um conhecimento ainda mais atualizado, avançado.

Uma história interessante, pra agregar no que estou dizendo. Quando eu dava aula de Delphi, muito tempo atrás, tive um aluno que tinha lá seus 45 anos, era caminhoneiro e queria aprender programação pra poder “largar a boléia” e ficar sempre em casa, junto da família. Ele não sabia absolutamente nada de programação, mas gostava de computadores e tecnologia. Coisa de dois anos depois ele já não pegava mais a estrada (pra trabalhar) e tinha aberto uma pequena empresa onde fazia softwares para pequenas empresas, sites e coisas do tipo. Ou seja, ele “deu jeito” na vida dele, alcançou seu objetivo.

O que te digo é; não deixe de começar por casa da sua idade. Apenas vá lá e faça. Tem espaço para todos e o mercado de tecnologia é super aquecido. Se não quiser “emprego”, pense em ser autônomo, oferecendo seus serviços para os mais próximos inicialmente.

Abraços e boa sorte!

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (3)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Alexandre C. Pedotti

    Caro colega, agora dia 18 de Janeiro de 2020 faço 47 anos, mas devo confessar que a vontade e a determinação em aprender ainda é de 20 nos. Sou formado em administração e direito, mas não advogo, ainda. Sempre tive uma admiração muito grande pela tecnologia e programação, entretanto nunca consegui achar um material a contento para aprender. Recentemente venho pesquisando a Danki Code e me interessei bastante pelo pacote deles de Desenvolvedor Full Stack, no entanto tinha uma dúvida quanto à idade. Após ler seu comentário, me senti confiante em dar um passo adiante para esse conhecimento. É evidente e imperativo que quem não dominar conhecimentos mais apurados em tecnologia terá muitas dificuldades em se manter no mercado, principalmente pelo fato da supressão constante de postos de trabalho que são abduzidos por novas tecnologias.
    Sendo assim, agradeço de coração esse comentário, pois, foi ele que me deu a coragem de ir além, de comprar o curso e me aprofundar. Obrigado.

  2. Márcio Monks

    Chegando atrasado aqui, mas Waldir e Tiago… Eu tenho 39 anos, sou Servidor da Justiça e, ano passado, iniciei uma faculdade EAD de Engenharia de Software. Ou seja, dei meus primeiros em programação aos 38 anos. Sempre gostei de tecnologia e o mais próximo de programação que tinha chegado antes disso foi num curso de HTML que fiz há uns 15 anos. Esse papo de “Quanto mais velho, mais difícil de aprender…”, pura bobagem!! Preguiça de quem usa a idade como desculpa. Volta e meia ainda ajudo os colegas de curso, eles com seus 20 e poucos anos. Waldir, não estamos velhos, hehe. Abraço.

  3. Vou mudar de vida e virar programador! - Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] respondi essa pergunta uma vez em “Idade para começar a programar – 40 anos?“. Mas, sejamos sinceros, quanto mais velho a gente fica mais difícil fica pra aprender. É […]