Por onde começar a programar, de graça?

Olá, eu vi seu post “Os 05 principais requisitos para ser um bom programador”. Sempre tive um interesse absurdo nesse lance de programador, como sou jovem, tenho 17anos, é normal do meu interesse a isso. Não tenho muitos recursos para aprender a programar, mal sei por onde começar, e curso pra mim por enquanto não vai dar, porque já estou em um.  Estou fazendo um curso de “informática”, já conclui um de Manutenção de hardware a dois anos. Estou no 3°ano ensino médio.
Eu queria saber do senhor como poderia começar a aprender a programar.

Dani Erick Pires da Silva – Praia Grande/SP

 

Legal Dani Erick, vejo que tem mesmo afinidade com a informática, e digo que é um bom caminho para se caminhar. Existe a manutenção de hardware, a parte de infra-estrutura, servidores, e claro, o desenvolvimento de software.

O que tenho para lhe recomendar, dentro das suas limitações, é a Codeacademy, que oferece vários cursos gratuitos, online, de programação. Você pode escolher qualquer linguagem oferecida por lá e começar seus estudos. O aprendizado vai num esquema “passo-a-passo”, onde você só verá a lição seguinte após concluir a tarefa da lição atual.

Acredito que para você, agora, é a melhor solução!

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (1)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Priscila

    Existe o programa Brasil Mais TI gratuito com certificado.

    http://www.brasilmaisti.com.br/