Posts Pessoais

Dia com 28 horas

Você já teve a sensação de não ter tempo o suficiente para fazer tudo o que precisa em um dia? Já passou noites em claro tentando concluir algo que não conseguiu terminar a tempo? Já sentiu que precisava de mais tempo também para dormir? E além disto tudo quis ter mais tempo para se divertir?

Se tudo você já passou por tudo isso, certamente se interessará pelo Dia com 28 horas.

Tendo 28 horas em um dia, sua semana continuará tendo 168 horas (24 x 7 = 168), porém, as 168 serão divididas em 6 dias de 28 horas, ao invés de 7 dias com 24 horas.

 

Comparação de um dia útil


282

 

Como a imagem apresenta, em um típico dia de 24 horas você tem:

  • 2 horas para rotinas matinais
  • 8 horas de trabalho
  • 6 horas livres
  • 8 horas dormindo

Com um dia de 28 horas você terá:

  • 2 horas para rotinas matinais
  • 10 horas de trabalho
  • 7 horas livres
  • 9 horas dormindo

Ou seja, você terá mais tempo para dormir, mais tempo livre e em 4 dias úteis terá trabalhado 40 horas, sem pressa.

 

Razões pelas quais o dia de 28 horas é uma boa ideia

1) Reduz a frequência das tarefas diárias:

Tudo o que você faz diariamente nos 7 dias da semana, fará em 6. Isso altera até seus hábitos de consumo.

2) Trabalhe apenas 4 dias:

Você continuará se dedicando  40 horas por semana, porém em apenas 4 dias ao invés de 5.

3) Reduz a poluição no trânsito em 20%:

Se todos adotassem o Dia de 28 horas, os horários de trânsito aconteceriam apenas 4 vezes na semana ao invés de 5. A poluição do ar seriam reduzidas imediatamente em 20%.

4) Produtividade e tempo livre:

Se você observar bem o gráfico do tempo, verá que além de mais tempo para o trabalho você ganhará mais tempo livre para a família e os amigos após o trabalho, bem como para dormir.

5) Fins de semanas mais longos:

Seu final de semana continuará tendo dois dias, porém, com um total de 56 horas, 8 mais que numa semana de 7 dias. O final de semana será 1/3 da sua semana.

6) Todo dia é diferente:

As 4 horas de diferença de cada dia irá alterar seu ciclo de dia e noite, “deslocando” o horário do sol, o que fará cada dia ser totalmente diferente devido a posição do sol quando você acorda ou vai dormir. Em um dia você tomará o café da manhã vendo as estrelas, em outro, vendo o sol se por, depois, vendo o sol nascer.

 

Efeitos positivos em “deslocar” o horário do sol

289

Confira a imagem acima. A alternância entre dia e noite é causado pelo movimento de rotação da terra, e no gráfico é representado pelo claro e escuro. Na semana com dias de 24 horas o período acordado e dormindo é destacado com das cores verde limão e cinza. Na barra inferior o tempo os intervalos são distribuídos numa semana com dias de 28 horas. Algumas coisas podem ser observadas:

  •  No Dia com 28 horas não existe segunda-feira;
  •  Quinta-feira você irá trabalhar pela noite, mas acordará no dia seguinte vendo o sol nascer para seu final de semana;
  •  Sua primeira hora de trabalho na semana começa igual nos dois gráficos, mas no gráfico das 28 horas seu trabalho termina antes;
  •  Todo dia é diferente, uma vez que acordar e dormir não terá sincronia com o dia e a noite, tornando cada dia único;
  •  Dormir um pouco mais no final de semana não fará você perder a luz do dia.

 

 O super final de semana ensolarado

Sexta, sábado e domingo são “deslocados” de uma forma que você tenha o máximo de tempo com luz do dia em suas horas livres.  Você acordará na quinta-feira (sexta) logo quando o sol se pôr, trabalhará suas 10 horas e quando terminar o sol estará nascendo. Como é seu último dia de trabalho na semana você pode preferir trabalhar mais um pouco… e irá dormir com a luz do dia.

Você acorda então um pouco mais tarde no próximo dia… Você dormirá duas horas a mais que o de costume e ainda acordará a tempo de ver o sol nascer. Você irá aproveitar o dia com 18 a 20 horas livres, mais da metade com sol, e irá dormir algumas horas após o sol se pôr.

No domingo, você acorda novamente um pouco mais tarde que o normal, junto com sol nascente e aproveita um dia “relativamente” normal.  Na terça-feira, como você acorda mais cedo (que do tempo normal) você acorda junto com sol nascendo novamente. Não houve segunda-feira.

 

Outras informações

Este conteúdo foi transcrito do inglês por Tiago Gouvêa. Link original The 28 Hour Day.

Hacking Your Week: The 28 Hour Day

Has anyone tried the 28 hour day?