Posts Pessoais

Tudo novo, de novo, mais uma vez

Este é sem dúvida o primeiro post deste blog! Mas já houveram muitos outros “primeiros posts” desde que resolvi fazer o meu primeiro site.

Como fiz em todos os outros, farei aqui uma retrospectiva dos sites pessoais que já mantive, não foram poucos, vamos lá!

1997 – O Mundo de Nikon

Sem duvida meu primeiro site online, na epoca 500k de hospedagem era um luxo, e só era possível sendo assinante de um provedor. Não existia o conceito de blog, nem mesmo de “site pessoal”.. tudo era “home page”, você fazia qualquer coisa, punha online e pronto! Era um site pessoal, onde eu escrevia o que me “dava na telha” e um pouco sobre programação.

11_90x901999 – Björk with seasoning

Como grande fã da Björk que eu era, fiz um site falando sobre ela com letras das músicas, imagens e videos. Naquela época site com vídeo era coisa de outro mundo, pra web só tinha real video, e qualquer clipezinho demorava muito pra carregar e tocar, em baixa qualidade.

 

9_90x902000 – Locomotiva

Nestes anos eu estava envolvido com o movimento hacker… me interessava aquilo tudo e eu sempre fui muito curioso. Este site tinha um pouco de besterol, mas o interessante era o material sobre vulnerabilidades e técnicas de invasão. Antigamente era bem mais simples invadir qualquer coisa.

 

13_90x902000 – Tiago G. Nikon

Era um “remix” do Mundo de Nikon, feito em flash. Contava minhas aventuras na vida e na programação. Na epoca eu produzia festas de música eletrônica, então postava algumas fotos também.

 

14_90x902001 – Delphi di Milo

Naqueles anos eu ministrava treinamentos de Delphi em dois cursos da cidade, e em empresas. Fiz este site para explicar código, disponibilizar fontes e ensinava como implementar alguns componentes interessantes do Delphi. Apresentava também o modelo Open Source, que estava começando a ser falado aqui no Brasil. Este site rendeu alguns bons frutos. Engraçado que de um código fonte que disponibilizei, de um sistema que contabilizava a conexão discada, totalizando o valor já gasto, nasceram dois sistemas comerciais continuados por visitantes. Os posts mais acessados e que deram o que falar foram “Eu vi o seu resource” e “CTRL+F9, caminho sem volta?”, que podem ser encontrados até hoje em outros sites pelo Google. Eu mostrava que era possível sim descompilar um aplicativo qualquer, alterando e gerando um novo executável.


10_90x90
2001 – Express

Era o que hoje se chama fotolog. O layout era bem interessante pra época, tinha um filme de maquina fotográfica com as miniaturas, a versão ampliada era carregada com javascript no centro juntamente com a descrição.


15_90x90
2004 – Tiago Gouvêa

Falava sobre tecnologia, programação e minhas opiniões. Todo livro que lia eu registrava a data de inicio, conclusão, dados do livro, com a minha nota e opinião. O post mais movimentado foi sobre a falta de segurança nas redes sem fio quando começaram, sentei na minha varanda e naveguei por horas em redes sem senha ou com WEP, capturei conversas de msn, foi um barato. Registrei tudo neste post instruindo que as pessoas tivessem mais atenção para a configuração de seus routers.

Image12009 – Blog de Tiago Gouvêa

No auge do Index CMS, fiz um novo site, um blog, seguindo o estilo dos sites anteriores, porém eu falava mais do meu ponto de vista do que assuntos técnicos. Mesmo assim o post mais acessado em todos os tempos foi “Como ser um bom programador”.

E hoje…

Agora então, neste novo blog, pretendo manter mais ou menos a mesma linha do blog anterior, falando sobre minha opinião, meu ponto de vista e com alguns conteúdos técnicos também.

Vamos pra frente!

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (0)

Escreva uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *