Novo Posts Pessoais

Projeto open source Desafio do Código

Apresento aqui o projeto open source “Desafio do Código”, que vem atender uma grande demanda de estudantes e desenvolvedores por participar de projetos práticos, lidar com git e repositórios, criar algo real e consistente, afim de melhorarem suas skills, ganhar experiência e adquirir auto confiança com a programação.

O Desafio do Código

O Desafio do Código é um projeto idealizado e realizado pela Soraia Novaes com o objetivo de  estimular o aprendizado das habilidades necessárias no Século XXI de forma lúdica, divertida, online e gratuita. Logo ao acessar o jovem tem acesso a um conjunto de missões que o guiam por ferramentas digitais para aprender programação, matemática e inglês.

Pra mim, o importante dessa iniciativa é despertar o jovem a aprender o que ele quiser. Uma vez que ele precisar de algo (ou tiver um desafio) ele vai lá, estuda e aprende. Talvez essa seja a habilidade mais necessária atualmente; saber aprender.

Como está o Desafio

Ele funciona bem, você entra, participa e aprende. Porém, olhando com um olhar mais atento, vemos que pode ser muito melhorado. Tem muita coisa boa que pode ser feita ali. Tais como permitir ter várias trilhas de conhecimento, ao invés de uma só. Pode ser um WebApp para que o jovem possa instalar o desafio em seu celular e usar como se fosse um app. Para adequar melhor ao mobile também é necessária uma melhoria significativa no responsivo. 

Ou seja, tem muita coisa pra melhorar! E isso, é bom, porque nos dá a chance de ajudar.

Então, estamos refazendo a plataforma do zero… desenvolvendo uma nova área administrativa e preparando para iniciar uma nova versão da plataforma para o usuário. Por isso precisamos da participação das pessoas.

O projeto  open source

A partir desta necessidade, conversando com a Soraia, propus tornar-mos o Desafio do Código um projeto Open Source bem movimentado! Que você possa chegar, escolher uma tarefa e participar.

Desta forma oferecemos uma ótima oportunidade para estudantes e desenvolvedores aprenderem mais, trabalhando com as ferramentas, tecnologias e metodologias utilizadas pelo mundo real, adquirindo assim mais conhecimento e experiência.

Como participar

Queremos encorajar as pessoas a se dedicarem, se desenvolverem e crescerem pessoalmente e profissionalmente. 

Todos podem participar nas seguintes frentes: programação, criação de conteúdo, marketing e comunicação.

Participar programando

Ok! Pelo visto você está querendo mesmo participar e isso é uma ótima notícia!

O projeto tem a maior parte do código atualmente com PHP. Precisamos de pessoas que sejam boas em CSS também, bem como React. Então é requisito que você saiba um destes três; o PHP, CSS ou React (JavaScript). 

Coloquei o código do projeto e todas as tarefas no github, portanto, esta é a ferramenta que você precisará realmente entender para participar. O git e outros repositórios de códigos, são requisito necessário em 100% das empresas de desenvolvimento, portanto você realmente precisa aprender isso. 🙂

Aos participantes que assumirem e concluirem tarefas, emitiremos o certificado de participação com as horas totais, de acordo com o tamanho das tarefas realizadas, além de aparecer no novo site do Desafio do Código como desenvolvedor. Caso realize mais de 16 horas de tarefas enviaremos um certificado impresso bonitão pra sua casa.

Para ser um colaborador e participar conosco faça seu registro, para te conhecermos melhor, te incluirmos em nosso grupo do whatsapp e acompanharmos mais de perto sua participação.

Como assumir e concluir uma tarefa

Agora indo para a parte prática, optei por escrever aqui um guia detalhado de como participar, pra ajudar mesmo quem ainda não conhece bem o git e fazer a coisa acontecer.

1) Você precisa ter uma conta no github, se ainda não tem cria lá.

2) Acesse o repositório oficial do Desafio do Código e leia o conteúdo inicial para se informar de forma geral. Logo em seguida clique no botão   Em seguida vá até as issues.

* Você só poderá assumir issues após ser incluído como colaborador por nós, então é preciso clicar em “participar” ali antes.

3) As issues são as tarefas, cada tarefa pode ser assumida por uma pessoa para ser feita.

 

Uma vez assumida uma issue, é esperado que você faça até o fim e dê informações quando solicitado.

A dica aqui é que cada issue tem marcadores (tags) para facilitar a escolha. Veja alguns deles:

boa para começar Isso indica que ela é das mais fáceis de serem feitas e não exige grande conhecimento de programação. Recomendo que todos comecem por uma issue destas.

bug É uma tarefa de correção de falha, eventualmente já estará descrito o que é para ser feito detalhadamente.

discussão Precisamos discutir algo, precisamos de ajudar pra pensar como fazer ou o que fazer, seja em aspectos técnicos, ideias ou estratégias.

me ajuda! Indica que o responsável por esta tarefa esta realmente precisando de atenção das pessoas, para ajudar a decidir algo ou concluir a tarefa.

melhoria São tarefas para implementar coisas novas na plataforma.

refactory Algum código precisa ser refeito, ou melhorado.

Acessando labels você verá todas as labels que usamos.

O tempo imaginado que a issue levará está indicado no título como PP (1 hora), P (2 horas), M (4 horas) e G (8 horas).

Portanto veja uma issue que te interessa e clique em “assign yourself“, ou seja, “Atribuir para mim”. Dai parta para a implementação.

4) Enquanto estiver realizando a issue, comente nela o andamento, se tiver duvidas comente também, e fique atento aos prazos definidos. Fique ligado também para só alterar os arquivos exatos que são necessários para a tarefa, não saia alterando e melhorando coisas por todo o lado. Qualquer espaço ou linha em branco modificada fica registrada, e não precisamos disso.

Se você acha que tem algo a ser melhorado, participe das tarefas marcadas como “discussão”, para que no futuro a demanda vire uma issue.

5) Ao concluir sua implementação você precisará “comitar” e abrir um “pull request”, que é uma solicitação para nós aceitarmos sua contribuição no código. Neste momento cada linha de código que você escreveu é revisada, “mergeada” (mesclada) ao código do projeto principal.

Vai encarar o desafio!?

É  isso ai, aproveite essa oportunidade para aprender mais, conhecer gente nova e crescer! Todos ganharão com seu empenho e participação.