Posts Profissionais

4 coisas que eu não sabia antes de abrir minha empresa

Poxa, legal, você tem uma boa ideia ou já faz um bom serviço, dai você pensa “vou abrir uma empresa”. Você procura um escritório legal, compra uma cafeteira, umas mesas, cadeiras e pronto! Posso ter sido muito ingênuo, ou simplismente não pensei tanto antes de me “meter” a abrir uma empresa, portanto, digo aqui 4 coisas que eu não sabia antes de abrir uma empresa.

 

1) Paga-se MUITO imposto

No primeiro mês que paguei boletos de impostos sobre serviços e pessoal me senti jogando dinheiro no lixo. Me lembro até hoje que eram R$382,42… e eu pensei “nunca mais vou ver esse dinheiro”.

Na verdade esse dinheiro será bem utilizado! Parte dele vai para a educação, outra para a saúde e outra vai para a corrupção, que utiliza muito bem o dinheiro.

Nos meses seguintes esse valor foi só aumentando, e antes de abrir a empresa eu não “tinha dado atenção” pra isso.

 

2) Dá vontade de se livrar de alguns clientes

Nunca imaginei que isso acontecesse, mas, acontece. Alguns clientes são tão ruins, mas tão ruins, que dão vontade de “demiti-los”. Algumas empresas fazem isso. Durante meus 4 anos de Aprimorar só chutei a bunda de um cliente, que era muito sem educação com as meninas do suporte, mas tive vontade de fazer isso muitas vezes.

Farei um post falando sobre os piores tipos de clientes estes dias.

 

3) Pessoas são a principal parte do negócio

Muito se fala sobre processos, sobre sistemas e outras ferramentas para tornar o trabalho mais “automático”, porém, acredito que em um negócio a parte mais importante de todas são as pessoas.

Dependendo do segmento este vínculo se torna ainda mais forte, como por exemplo em T.I (Tecnologia da Informação), onde o conhecimento é o principal insumo para a criação de novos produtos ou serviços. Nestes casos o nível de dependência por pessoas, e por manter cada pessoa ali pelo maior tempo possível, é extremamente importante.

 

4) Você pode ser muito pobre

O Ricardo Jordão (Biz Revolution) disse uma vez que “num dia você tem dinheiro para comprar uma rede de pizzarias, no outro não tem para comprar uma fatia de pizza”. É a pura verdade!

Se faltar dinheiro, por qualquer motivo (quebra de equipamentos, problema em contrato, dificuldade nas vendas) quem acabará sem dinheiro é o empresário! Porque os fornecedores, de uma forma ou de outra acabaram recebendo. Os colaboradores, se você não paga, procuram outro emprego… Mas o empresário não, ele fica, e assume o prejuizo.

Durante um bom tempo, eu recebia menos que a estagiária de administração.

 

 Enfim

São coisas que eu não imaginava que aconteceriam antes de abrir uma empresa, e precisei sentir  “na pele” para aprender.

E você? O que conta?

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (5)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Felipe Ribeiro

    Com poucas palavras você disse tudo… As pessoas acham que abrir uma empresa é sinonimo de ficar rico, no entanto, isso é pura ilusão. Você acaba trabalhando muito mais e assume muitooooossss compromissos. Antes de pensar em abrir empresa tem que vê se é realmente isso que você quer pra sua vida.

  2. Marcelo Tavares

    Radiografia dos empreendedores brasileiros… Infelizmente.

    E vai por mim, se você só não sabia essas 4 coisas, você tá bem demais!

    Equipe é a solução para isso e a qualificação dos empreendedores é claro!

    E como disse o Welington
    “Uma coisa é certa, é a experiência de uma vida.”

  3. Bruno Leite

    Meu CNPJ ainda é de Micro Empreendedor e os impostos, portanto, não estão me sugando o sangue.

    Ótimo post!

    ** Gostei dessa parte: “Muito se fala sobre processos, sobre sistemas e outras ferramentas para tornar o trabalho mais “automático”, porém, acredito que em um negócio a parte mais importante de todas são as pessoas.”

    ** Ri muito dessa: “Durante um bom tempo, eu recebia menos que a estagiária de administração.”

  4. Welington Veiga

    Ótimo post!
    Uma coisa é certa, é a experiência de uma vida.

  5. Jean Pimentel

    Ótimo post. Muito bom para mostrar que não é simples assim ter uma empresa, ainda mais com essa moda agora de startups para tudo.