Posts Profissionais

Aprenda a aprender

O dia a dia do mercado de Tecnologia da Informação é cruel e requer estar sempre atualizado. Para isso é preciso aprender a aprender. É isso mesmo, você deve “aprender a aprender”.

Já ouvi pessoas dizendo “não sei aprender sozinho” ou “não consigo ler e entender uma coisa realmente nova”.

Na verdade, esta não é uma característica “imutável” e gostaria de concentrar em dois aspectos agora:

A atitude

Aprender é uma atitude, onde você precisa estar pré-disposto a adquirir um novo conhecimento. Esta postura te coloca no lugar do aprendiz, de quem vai receber o conhecimento.

Neste ponto, costumo sempre antes de resolver aprender algo, refletir para que estou aprendendo aquilo. Me pergunto o que farei com o que irei aprender, para que isso me servirá, como irei ganhar com isso. Desta forma aumento meu interesse e “reconheço” a importância do que irei estudar e assim absorvo melhor.

O procedimento

Alguns preferem aprender fazendo, outros gostam de ver toda a teoria antes, há quem prefira ouvir ou assistir, outros ler. Entender qual sua melhor forma de aprender é muito importante.

Eu costumo aprender mais lendo, porque gosto de parar, refletir, voltar um pouco na leitura para “encaixar” melhor as peças. Em material técnico costuma ser uma leitura bem lenta, mas sinto que fica bem registrado.

Sendo assim, perceba qual a melhor forma. Crie um “ambiente” para aprender. Se for preciso até siga algum ritual.

Há! Se não for fácil, não se deixe abater rapidamente. Tente criar uma rotina, mesmo que eventual, mas onde você para um tempo e se dedica exclusivamente a aprender.

 

Programadores e profissionais de tecnologia

O volume de conteúdo e o alto ritmo de atualizações neste segmento, creio eu, é o maior que existe. Nenhuma outra área cria tanto conhecimento e está tão ascendente.

Vem dai uma maior necessidade que pessoas destas áreas tenham facilidade em aprender sozinhos.

Aos interessados em aprender sozinho, a internet oferece deste tutoriais, livros digitais até matérias isoladas das maiores faculdades de tecnologia do mundo. Um exemplo é a edX (em inglês) e no Brasil a Veduca.

 

E então? Animado a aprender algo hoje?

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (0)

Escreva uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *