Posts Profissionais

Aprender programação online, sozinho e do zero

Seja pra empreender com uma nova startup, seja pra conseguir emprego ou só mesmo para ter esse conhecimento tão valioso nos dias de hoje, aprender programação tem tido uma demanda crescente!

Existem incontáveis fontes de conteúdo na internet, gratuitas e pagas, para todos os gostos. Pela minha experiência o que mais importa é sua vontade real de aprender agora e sua pré-disposição para realmente se dedicar nessa missão!

Portanto, seguem minhas considerações e links para você começar a programar hoje mesmo!

Aprender programação sozinho

Acredite, esse é o único jeito que existe. Por mais que esteja em uma turma, ou recebendo informação de um professor/instrutor, você só conseguirá mesmo aprender programação quando focar em faze-lo sozinho. Portanto minha recomendação é, comece com o mínimo, leia um pouco aqui e ali e parta pra prática de imediato!!

Qualquer maneira que escolher pra aprender, será sofrida. Um pouco mais ou um pouco menos dependendo da linguagem ou abordagem, mas os obstáculos são inevitáveis e você terá que exercitar o cérebro pra vencer cada etapa.

Linguagem de programação, qual escolher?

O primeiro passo para sair do zero, é escolher uma linguagem. Certamente você vai querer escolher a te leva ao seu objetivo final, certo? Criei este info gráfico um tempo atrás que te diz qual linguagem deve conhecer para alcançar seu objetivo. Confira:

 

Qual linguagem de programação escolher - Infográfico

 

Mas eu preciso te dizer: “não comece aprendendo a linguagem de programação final“. Comece pelo caminho mais fácil! Preciso te dizer isso! E neste caminho (que estou fortemente te recomendando) você irá aprender três linguagens, não uma só, e irá te dar toda a noção para poder partir para sua tão sonhada linguagem de programação final.

Aprenda HTML, CSS e JavaScript.

Quando você entra no gMai, facebook ou pesquisa no Google, 100% do que você vê é feito em HTML+CSS+JavaScript. Mas, vou te explicar o porque de cada um.

HTML – HyperText Markup Language

Todas as páginas da web são feitas em HTML. O HTML não é uma linguagem de programação, e sim uma linguagem de marcação. Na sua missão de aprender programação, ela servirá pra você começar e entender como falar com o computador, como dar instruções pra ele e como escrever algo que ele entenda. É fácil aprender HTML e você não irá sofrer quase nada. Por outro lado ela servirá pra você se acostumar a quebrar a cara; escrever alguns comandos e não funcionar… isso é importante, porque faz parte da rotina na programação.

CSS – Cascade Style Sheet

Também não é uma linguagem de programação, e sim uma linguagem de estilos. Ela server pra fazer a página HTML ficar bonita. O HTML puro irá produzir basicamente textos e imagens, o CSS entra pra colocar cores, alinhar as coisas e organizar visualmente o site.

JavaScript

Enfim, sua primeira linguagem de programação. Ela irá te mostrar que você precisa escrever os comandos sem uma virgula fora do lugar e não aceitará que você erre em nada. No HTML e CSS você não via uma mensagem de erro nem tinha grandes problemas se desse um “comando” errado, já no JavaScript tudo é estrito. É aqui que você aprenderá a fazer um “if”, um “for”, criar métodos ou funções e permitir interação do usuário com a página.

JavaScript não é Java. Quando foi criado o JavaScript, como uma linguagem de programação para web, o criador se inspirou na sintaxe do Java e por isso deu este nome.

Quero aprender Java!

Olha, o problema é seu que legal! Se você quer trabalhar em uma grande empresa ou desenvolver para Android, Java será provavelmente sua opção. Mas se você está saindo do zero… não parece uma boa ideia.

Imagine que você quer ser piloto de avião, desses grandes, boeing, que levam 200 pessoas de um continente ao outro. Você terá que aprender a pilotar um monomotor primeiro, porque é mais simples, é menos arriscado e menos custoso. Em pouco tempo já conseguirá voar sozinho.

Não posso te dizer pra não começar pelo Java, mas, tenho visto muitas pessoas desistindo de aprender programação, porque já querem começar pilotando boeing.

Porque não Python?

Muitos recomendam começar a aprender programação com Python. Eu mesmo já recomendei muito, mas agora estou recomendando o JavaScript, porque eu via que as pessoas aprendiam um bocado do Python, mas não conseguiam fazer nada que desse para alguém usar. Aprendiam apenas o código e com isso iam desanimando, porque não percebiam como aquilo iria servir pra alguma coisa.

Na abordagem HTML + CSS + JavaScript você irá começar fazendo algo 100% visual e irá aos poucos precisar a codificar mais.

Cursos em video de programação

Outros preferem não ler, gostam de ver alguém explicando, como se fosse uma aula de programação, ou seguindo um passo a passo. Novamente, selecionei alguns canais do YouTube pra você começar e seguir em frente.

  • Curso em Video – É o canal do Guanabara, um santo que produz dezenas de horas de vídeo explicando como programar em uma série de linguagens (incluindo HTML5 e lógica de programação);
  • Loiane Groner – São conteúdos bem atualizados de linguagens e frameworks muito usados;
  • eXcript – Tem vários cursos interessantes e relevantes. A voz e jeito de falar do narrador as vezes cansa, e a prática também demora pra começar… mas o conteúdo é bom;
  • Danilo Aparecido – Se você não tem pressa e gosta do estilo aula com professor no quadro, tudo muito cheio de detalhe, esse será o melhor canal;
  • LevelUpTuts (inglês) – Tem uma didática bem bacana e uma grande quantidade de “tuts”, tudo bem profissional.

Cursos online de programação

Teoricamente os cursos irão te levar ao conhecimento, de forma gradativa, seguindo um passo a passo, e isso pode ser a melhor forma para você aprender. É mais uma alternativa.

Em um post mais recente, “cursos online de programação” onde selecionei oe mlhores cursos, dos quais muitos já recebi feedback positivo a respeito, e te recomendo dar uma olhada.

Aprender programação em 20 horas

Dediquei um bom tempo elaborando essa metodologia, onde o objetivo é ensinar programação para um leigo, começando do zero, em apenas 20 horas. Criei uma turma “beta” que está cursando agora e estão conseguindo realmente aprender. Está sendo eficiente e eficaz.

Parto do principio que aprender programação deve ser divertido, que a matemática não deve ser obrigatória, e que não dá pra falar em termos técnicos com alguém que ainda está aprendendo a técnica. Então o formato é informal e com muita explicação por analogia.

Em 2021, tornei o conteúdo do Aprender Programação em 20 horas público! Aproveite 

O que realmente faz diferença

Se você chegou até aqui, já viu que existem milhares de livros, cursos e canais no youtube ensinando ou falando sobre programação…. é conteúdo que não tem fim! Mas nada disso servirá de muita coisa. Você na verdade precisa de UMA COISA APENAS pra aprender.

Sinceramente, tentar aprender muita coisa ao mesmo tempo não te tornará bom em nada. Algumas pessoas ficam ansiosas por aprender rápido demais, coisas demais, siglas demais, e acabam não conseguindo sair do zero.

Se você não sabe nada de programação, comece por aprender programação básica de forma simples. A minha recomendação (atual) como eu disse anteriormente é o HTML + CSS+ JavaScript.

O que fará diferença é seu nível de interesse em aprender, sua motivação, e quantas horas você passa sentado em frente ao computador tentando fazer algo que funcione. Nada mais fará tanta diferença.

Comece agora! Comece já! Diga algo!

Não deixe pra depois, veja qual dos links acima te parece ser o melhor conteúdo e foque apenas nele. Siga em frente, sem parar e sem desistir!

Comente aqui sua evolução ou como começou a aprender programação.

Valeu!

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Conteúdo relacionado

Respostas (68)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. TIAGO DUARTE PACHECO

    Ótimo, era isso que buscava. Perdi uma ótima oportunidade de trabalho por não conhecer programação. Agora,possuo um norte.
    Obrigado.

  2. Só Sites DaHora

    Nossa que artigo incrível, estou aqui sem palavras, obrigado por compartilhar o seu conhecimento. Muito valioso.

  3. Joel

    Tiago,
    Formidável sua abordagem. Estava prestes a me matricular na graduação
    em sistemas de informação para aprender programação.
    Mas durante uma exaustiva pesquisa encontrei o seu site e estou muito feliz com o conteúdo que você publicou.
    Tenho 51 anos me formei no ano de 2019 em Direito e quero aprender programação para adquirir um conhecimento a mais.
    Creio que nunca é tarde para aprender algo novo e principalmente quando o novo te fascina.
    Parabéns pela sua iniciativa!

  4. Zadir

    Muito bom esse texto, estou começando na programação, ao mesmo tempo que foi informativo me motivou muito. Obrigado!

  5. Francisco Sousa

    Tiago, moro em Portugal, e estudo UX/UI, é no meu curso também vemos um pouco de código, e confesso que não tenho absorvido nada, o que tem me deixado muito frustrado. Mas seu este post me fez perceber muitos pontos que posso corrigir, e talvez aprender código! Cara, muito obrigado!

  6. Daniel

    Que conteúdo incrível! Estou maravilhado. Top simplesmente Tooopppp. Muito obrigado.

  7. Emauel Tiago Constancio

    Cara, parabéns, de verdade…
    Tenho certeza que assim como eu, muita gente terminou de ler esse post totalmente motivado a iniciar os estudos. Parabéns por sintetizar tao bem as dúvidas dos iniciantes.

    Obrigado!

  8. Silvestre

    Este post me trouxe tanta motivação! Sou iniciante em programação e queria fazer tudo, e nada aprendia. Mas com este post, já sei onde começar a programar com bastante garra. Obrigado mais uma vez!

  9. Waldick

    Gostei muito do conteúdo, sinceramente para mim o melhor Q já encontrei. Por favor faz outros descrevendo cada tipo de programação…

    1. Tiago Gouvêa

      Legal Waldick! Anotei aqui pra fazer um post sobre isso mais pra frente. Valeu!

  10. Murilo

    Muito boa suas dicas, parabéns!

  11. Diarone Matias

    Olá! Adorei o post. Muito bem feito e com certeza irei divulgar a outras pessoas. Parabéns!

    1. Tiago Gouvêa

      Valeu Diarone! 😀

  12. Matheus Terra

    Gostei bastante do post, gostei bastante do gráfico

  13. Bruno

    Otimas dicas;

  14. MArchini

    Olá, Encontrei seu site depois de dezenas de sites tentando achar e saber qual a linguagem de programação começar, já fiz um curso de python online e bastante coisa até, e o básico de HTML, CSS, mas eu sou ansioso para começar e aprender tudo de uma vez o que me prejudica, já tenho umas 500 apostilas de C++, C#, C, Java, Python, Ruby, já estudei mais da metade delas, sempre que vejo um código consigo distinguir as variáveis e demais atributos, mas mesmo assim fico meio perdido em tantas linguagens, vou seguir sua recomendação e parar a ansiedade e focar apenas em HTML, CSS e JavaScript. Pelo que vi de javascript fica facil migrar para Java e C++, então muito obrigado pela luz e pelo caminho.

    Att.

    1. Tiago Gouvêa

      Heheh Marchini, é isso ai! Estudar sempre e aprender cada vez mais, esse é o caminho do programador de sucesso! Parabéns e continue assim!

  15. Ramom

    Muito bom seu conteúdo, Java é uma linguagem de programação maravilhosa quero muito aprimorar meus conhecimentos nessa linguagem.

  16. Prisley Jr

    Obrigado pelas explicações, Tiago, coloquei na cabeça que quero isso e não vou desistir, estou muito motivado para começar a aprender a programar, serei paciente e tenho certeza que vou chegar lá, grande abraço.

  17. Roberto

    Tiago encontrei hoje seu site, agora a dúvida que tenho é? Somente aprendendo na internet, seja nos sites que você colocou ou em outros é valido para as grandes empresas? Ou se eu aprender pela internet, mesmo assim terei que fazer uma faculdade na área para comprovar meus conhecimentos?
    Tenho vontade de desenvolver apps para android e ios, e quem sabe trabalhar em uma grande empresa no futuro, apesar de minha idade já estar passada para isso…Então o que me diz?
    Esses cursos online são reconhecidos de fato pelas empresas?

    1. Tiago Gouvêa

      Hoje em dia o cara bom tem emprego, seja formado ou não. A demanda é tanta, mas tanta, que não tem como exigir tanto além do conhecimento necessário. Porém, é preciso ser BOM mesmo pra fazer brilhar os olhos de quem seleciona, ou seja, não é estudar um mês em casa e já sair achando que terá trabalho… é preciso um tanto mais de esforço, estudo, dedicação pra alcançar seu lugar ao sol.

  18. Eliseu dos Santos Vinumo

    Obrigado por ter desponibilzado esse conteudo. valeu bastante pra mim e pra outros também. vou seguir os conselhos. parabéns!

  19. mario henrique

    Ótimo conteúdo Tiago, uma abordagem precisa e realista, e ainda com muita referência para quem se interessa pelo assunto.
    Parabéns.

  20. Ana

    Amei a dica Thiago, eu vou começar do zero. Pois me sinto perdida em começar a programar, inclusive tenho um projeto a ser desenvolvido e eu não sei por onde começar,me senti super pra baixo, cheguei a pensar que eu estou no curso errado. Vou seguir a sua dica e depois te conto.

  21. Gabi

    Tiago, ha tanto tempo venho procurando uma direcao. Aprendi uma linguagem simples, field codes, com o Word e me apaixonei. O nivel the complexidade no qual escrevi paginas the codificacao eram extensas. Mas como nao e algo muito utilizado (ou quase nada) na escala na qual aprendi e usava na companhia pra qual trabalhava, me senti na obrigacao de me procurar algo no qual posso continuar me desenvolvendo. No entanto, nao achava nada que me desse uma direcao como seu grafico e as dicas que voce providencia na sua pagina.
    Nao tenho como agradecer o tamanho da motivacao que recebi. Sinto que agora sei no que focar e, nao tenho mais tempo a perder.
    Muito obrigada!

  22. Rogério Barbosa

    Olá!! Comecei a ter interesse por programação a pouco tempo e sempre vinha pesquisando a melhor forma de iniciar ou saber como, obrigado Tiago! sem duvida me esclareceu muito sobre por onde devo começar.

  23. Hamanda

    Olá, adorei suas dicas e pretendo começar logo

    Estou fazendo um curso e chegamos no módulo de HTML
    E esse é meu primeiro contato com programação e me interessei muito
    Obrigada pelas dicas

  24. Renê Mc

    Muito obrigado pelo conteúdo. Sai recentemente de um curso de ciências da computação por falta de money mas quero aprender a programar pq sei que é a profissão do futuro e aumenta minha capacidade mental. Muito obrigado, sucesso!

  25. Samarony

    Boa tarde,muito obrigado por todas estás dicas,elas vão fazer muita diferença no meu aprendizado.

  26. Aprender Programação e o Futuro do Trabalho

    […] você aprende a programar, você entende como a tecnologia funciona, entende como são feitos os programas e computadores e […]

  27. Com qual linguagem começar a programar? - Blog do Mastertech

    […] feito pelo Tiago Gouvea, publicado aqui. Abra em uma nova guia para visualizar melhor […]

  28. Celso da Fonseca Miranda

    Parabéns!Muito boa a suas instruções, quero colocar isto em pratica, digo programar Java e estudar bastante para que com tempo eu possa ser um profissional em Java que eu amo.Gracias

  29. Tiago Lima Teodosio

    Olá Tiagão boa noite. Sou seu chará e estou iniciando também java e gostei bastante do incentivo que você deu. Na empresa em trabalho atualmente passará tudo para java. Não Programo nada ainda mas, já comecei gostando muito do “Hello word” rsrsr. sei que é uma linguagem bem complexa e ampla mas, o seu incentivo foi muito bom cara valeu mesmo!!!

  30. Luiz Roberto Ribeiro Pires

    E aí,blz?!
    Eu precisava de ler algo assim, eu não sei nada de programação, totalmente leigo no assunto, mas tenho muito interesse em aprender, nunca tive coragem de começar por pensar não ser capaz, porém esse post me deu uma injeção de ânimo e tenho esperança de um dia trabalhar na área, vou começar usando essas dicas. Parabéns, sucesso.

  31. Henrique

    Caro amigo, escrevo a partir do centro de Africa, um país francófono (DRC). Isto para dizer que o seus post é genial e com uma linguagem bastante acessível para quem tem algumas dificuldades com o português. Gostei imenso. Tenho algumas ideias de programação (Vb e fortran) adquiridas na faculdade, mas à muitos anos que abandonei a informática. Agora, com bastante mais interesse, gostaria de recomeçar… neste caso, do zero. Pretendo seguir à linha as suas recomendações, mas o meu objectivo é poder desenvolver aplicações iOS, como amante da apple que sou. Pois, por curiosidade, sou piloto de linha de Boeing, e é exactamente como você disse… começar pelo monomotor.
    Uma vez mais… muito obrigado pelo tempo dedicado a este post.
    Sempre que possivel, apresentarei a minga evolução…
    Grande abraço a todos.

    1. Tiago Gouvêa

      Excelente Henrique! Se dedique em estudar e aprender que em pouco tempo você poderá botar suas ideias pra funcionar. Boa sorte!

  32. Ricardo

    Gostei das dicas, pelo info gráfico. Me indicou python.
    Más vc recomenda JavaScript.
    Fiquei com dúvida do que fazer primeiro.

    1. Tiago Gouvêa

      Se pra você é importante fazer algo que possa ser usado por outras pessoas, comece pelo JavaScript. 😀

  33. Camila

    Olá, gostaria de saber se recomenda os cursos do Khan Academy sobre programação?

    1. Tiago Gouvêa

      Sim sim! Não falei dele no post, mas vale a pena citar. Vou editar depois. Mas recomendo sim!

  34. Mayke Ken

    Olá Tiago, tenho muito interesse em aprender a programar.
    Apesar de ser difícil pra quem vai iniciar do zero, em algum momento, as coisas começam do zero.

    Eu, dentre alguns objetivos que tenho, preciso de um programa para Android que capture todas as atividades possíveis do Android e as enviem para um servidor para que eu possa verificar online a qualquer momento.
    A ideia é criar um programa espião, pois sou detetive particular e seria de grande utilidade para investigações.

    Já existem serviços pagos mensalmente que disponibilizam o App para uso, mas eu gostaria de desenvolver meu próprio programa por questão de profissionalismo, custo, e, obviamente, satisfação pessoal.

    A grande dúvida é qual linguagem terei que aprender, com o Java poderei desenvolver esse tipo de App?

    E, caso o Java seja a linguagem certa, se eu começar a estudar direto o Java, sem antes passar por outras linguagens mais básicas, chegarei ao meu objetivo mais rápido ou é mais fácil(e mais rápido) se eu seguir determinada sequência de linguagens até chegar no Java?

    Desde já, agradeço.

    1. Tiago Gouvêa

      Olá Mayke! O Java é o mais indicado no seu caso, porque você precisará usar muitos recursos do próprio sistema, e… acredito, terá que pedir permissão do usuário na instalação (mas isso você confere depois).
      A diferença do Java para outras linguagens nesse caso é justamente ela permitir acessar níveis “mais baixos” do sistema, sem sofrimento extra.
      Quanto a começar pelo java, não sei te dizer. Depende da sua facilidade em aprender ou até do que você já sabe agora. No geral recomendo começar de linguagens mais fáceis (como JavaScript) pra você focar só em aprender. O java vai te impor um volume grande de obstáculos que poderão ser fatais no processo de aprendizado.
      Mas pensa ai e manda bala! Boa sorte!

  35. Liliane de Paula Mendonça

    Olá, Tiago.
    Parabéns por sua página. É excelente!
    Fui indicada por um amigo, pois estou buscando o scratch. A ideia é utilizar na educação, com oficina para crianças e jovens iniciantes e, professora nem tão jovem rsrs
    Grande abraço!

  36. Leandro

    Cara muito obrigado pelas dicas. Voltei ao estudos de programação esse ano e comecei com o trio HTML CSS e JS. Estou estudando por conta porem vou começar o curso de Analise de desenvolvimento de sistemas, muitas empresas ainda não dão o devido valor ao autodidata. No ponto que estou hoje caminho para um nível mais avançado de HTML e CSS. O JS estou começando a evoluir na raiz da linguagem, mas estou de olho nas libs/frameworks mais utilizadas nas empresas. Se eu poder deixar a dica existe a apostila do curso da Caelum que trata do assunsto HTML CSS e JS e toca no básico do PHP. Eu acho que é um bom ponta pé inicial. Para evoluir no JS estou estudando o Livro Eloquente JavaScript já traduzido para pt-br e o YDKJS que está em processo de tradução. Na linha do HTML e CSS um ótimo curso que acabei de fazer foi o do COURSERA HTML, CSS, and Javascript for Web Developers, cara esse curso é incrível vai aprender muito.
    Uma dica que eu estou usando é crie uma conta no GitHub e coloque suas práticas lá. Não é pra copiar e colar o código e sim fazer linha por linha e comentar o máximo que você puder. Vai servir como guia de consulta para você o poderá ver sua evolução alem de poder exibir o que você esta aprendendo.

    Uma ultima dica #CODEEVERYDAY

  37. Ramon xavier

    Muito obrigado pelas dicas parceiro, li todo o conteudo, entrei nos links, e vi tudo o que você nos indicou.
    Agradeço por todos o seu trabalho e parabéns!!

  38. Milly

    Ola.
    Amei o post. Parabéns. Ajudou bastante.
    Eu quero aprender programação apenas pela grana, pra me manter durante o período da facu. Fui em uns workshop e gostei muito, daí me surgiu a vontade de estudar por fora para fazer uma grana extra.
    Observei que tem poucas gurias no ramo, o que é realmente triste.
    Mas estou muito animada e incentivo minhas amigas a fazerem o mesmo.
    Beijos!
    ^^

  39. Thiago Jambo

    Parabéns Tiago, obrigado por dedicar um pouco do seu tempo para nos ajudar! Seu Blog é simplesmente FANTÁSTICO!! Sucesso e muita saúde amigo!!

  40. Como aprender programação sozinho - Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] um post “Aprender programação online, sozinho e do zero” com vários links e sugestões, dê uma lida […]

  41. Cristian

    Oi eu sou do Chile.

    A sua teoria é certa. Eu comecei com java porque queria aprender Android. Foi a minha primeira vez como programador e foi muito dificil. Eu tenho boa logica mas era muito dificil e desisti muitas veces.

    Agora eu vou começar com HTML. Eu tenho muitas ganas de ser programador.

    O que você acha da universidade? É um bom caminho para se tornar um bom programador ou para conseguir emprego?

    A universidade no meu pais é muito cara e não posso pagar isso.

    1. Tiago Gouvêa

      Entendo Cristian. A universidade é boa se as empresas ai exigirem, ou se você achar necessário. Varia de pessoa pra pessoa. Não posso te dizer que não é importante. Dos 10 melhores programadores que conheço, metade não concluiu a faculdade.

  42. Cleber

    Eu fiz um curso de desenvolvedor android na impcta, é bem o que você falou, não dá pra começar pilotando um boing. Perdi dinheiro e desanimei um pouco, mas como é meu sonho, vou continuar. Estou pensando em começar já pelo java, pois minha linguagem objetiva é android.

    1. Tiago Gouvêa

      Interessante Cleber, você confirmar minha teoria.
      Vejo que isso acontece muito… a pessoa, na ânsia de fazer logo alguma coisa, começa lá na frente, logo no mais difícil, como você pode comprovar.
      Mas é isso ai, não desista, volte e foque no Java ou em algo que vai te ajudar a entender como tudo funciona.
      Boa sorte e depois volta aqui pra contar se avançou!

  43. Vou mudar de vida e virar programador! - Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] Aprender programação online, sozinho e do zero […]

  44. Guilherme

    Vou começar faculdade de Sistemas de Informação esse ano e tenho 18 anos. Na faculdade de Sistemas já é possível aprender a programar no primeiro ano? Eu posso ir aprendendo a programar em casa sozinho como você passou aqui? Eu tenho uma certa noção, apesar de nunca ter programado, mas estou meio preocupado se já devia ter começado a programar alguma coisa antes de entrar na faculdade de SI.

    1. Tiago Gouvêa

      Fala Guilherme! Começar antes, não fará mal algum… só te trará benefícios, porque quando os outros alunos estiverem tentando entender pra que aquilo tudo serve, você já estará fazendo e usando. Pode começar sozinho sim, claro! Não é uma obrigação isso. Se você se sente interessado, porque não?

      1. Fernando

        É obrigação sim, pq eu comecei a faculdade de engenharia de software em 2015 e nada q os professores falavam lá eu não entendia nada

  45. paulo

    Ótimo post!
    Um excelente curso totalmente free e bastante sólido é o freecodecamp.com. tem um projeto final de curso que vc participa na construção de uma aplicação real para uma organização sem fins lucrativos.

  46. Felipe

    O que você acha do devmedia? será que vale a pena? vejo que eles tem uns cursos desatualizados, tipo html4…

    1. Tiago Gouvêa

      Existem cursos desatualizados, mas existem atualizados. Se você quer MESMO aprender, qualquer curso serve. 🙂

  47. FAGNER

    Boa tarde
    Tiago
    Já escolhi a linguagem em que quero programar, seria c#, mas nao sei como entrar no mercado pois nao vejo vaga para iniciante, somente programadores com experiencia. Como proceder, afinal todo programador teve um dia sua chance de começar?

    1. Tiago Gouvêa

      C# e Java são parecidos em alguns aspectos… são linguagens robustas usadas em maioria por grandes empresas. Dai, não é tão simples aprender um pouco e ir lá pedir emprego, afinal são corporações, não escola para estagiários.
      Recomendo que leia “Emprego de programador (sem ter experiência) como conseguir?”.

  48. Wand

    Gostaria de abrir o infográfico, mas tá minusculo…ótima matéria!

    1. Tiago Gouvêa

      É só clicar que ele abrirá a imagem em uma nova aba.. dai você clica nela pra ampliar.

  49. Vandriani Misturini

    Ótima iniciativa!
    … usando pedaços de caixa de madeira, papelão, super-bonder e esse tal de WordPress.

  50. É fácil aprender a programar para android? - Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] ler meu post Aprender programação online, sozinho e do zero, onde dou dicas e vários links de cursos pagos e gratuitos pra você […]

  51. Como aprender a programar - Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] Ha! Veja também minhas dicas e links em Aprender programação online, sozinho e do zero. […]

  52. Os 5 principais requisitos para ser um bom programador - Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] Não imagine que cursos irão lhe transformar em um programador, pois não irão. Para aprender o básico da programação ou o mínimo de uma nova linguagem vale a pena fazer um curso, mas você gastaria uma montanha de dinheiro para (tentar) ficar sempre atualizado com cursos. Programador tem que ser autodidata. Se não for auto-ditada não tem como ser programador. Veja minhas dicas e links em Aprender programação online, sozinho e do zero. […]

  53. Roberto Milton

    Show do bola! Parabéns pela dicas. Eu sou de infraestrutura. E estou querendo aprender a programar. Primeira linguagem q min indicaram foi python. Aprendiz muito código. Porém não soube coloca em prática. Já com a HTML CSS. Você ver a coisa criar forma, tipo uma mulher grávida ao passar do tempo ela ver sua barriga criando forma de grávida, assim é aprender HTML CSS javascript. isso deixá quem está aprendendo animados. Porém sou um pythonista. Amo python. Pela clareza da sua linguagem.