Posts Profissionais

Como age um bom funcionário

Uma das maiores fontes de visita ao meu blog são pesquisas como estas, “como ser um bom funcionário“, “como ser profissional na empresa” , “perfil de um bom funcionário”, e coisas do tipo. Tenho alguns posts neste assunto, então escrevo hoje mais um com minhas observações recentes.

É no trabalho que passamos a maior parte do tempo em de um dia (empatando as vezes com a cama).  Algumas pessoas percebem que o trabalho não é só a fonte de sustento, não é apenas onde se ganha o salário ou o lugar que se entra as 8:00 e sai as 18:00. As pessoas que se destacam “incorporam” o trabalho de tal forma que quando estão trabalhando só pensam em como melhorar a empresa, melhorar os resultados, aumentar a satisfação dos clientes.. estão totalmente envolvidas com o negócio, “vestem a camisa” mesmo, como se fossem os donos da empresa.

 

 

Assume a responsabilidade pelo resultado final da empresa, e portanto faz o melhor em tudo

Se a empresa está mal, a culpa é do bom funcionário. Novamente, não é porque o chefe pôs a culpa nele, mas o bom profissional se sente culpado, percebe que faz parte daquele resultado. Pensando desta forma ele sempre busca fazer tudo da melhor maneira possível, sem deixar “furos”, querendo sempre que a empresa se destaque.

 

As tarefas passadas não são abandonadas, nem esquecidas

É muito comum o funcionário “normal” largar de lado aquela solicitação meio chata, ou fingir que esqueceu o que foi pedido. Normalmente ele nunca mais toca no assunto. E faz isso por vários motivos, mas, com certeza, não tem o olhar no futuro (tal como o empresário) e acredita que aquele pequeno abandono de tarefa não causará mal a empresa. Engana-se. “Deus (ou o diabo) está nos detalhes“, são eles que fazem a diferença.

Funcionário ruim não quer trabalho, quer emprego.

O bom funcionário quando recebe uma solicitação de um “superior” ou um colega de trabalho, se compromete com aquilo. Não para se mostrar para o chefe… ele faz isso porque acredita que é justamente no trabalho onde ele precisa se desenvolver e aprender a assumir mais responsabilidades.

 

Resolve problemas ao invés de levar para os outros

“Se você não faz parte da solução, faz parte do problema“. O colaborador comum não faz questão de resolver problemas, ele até evita chegar perto, mas quando um problema cai no seu colo ele acaba deixando derramar para cima dos outros (que já estão com seus próprios problemas).

O bom colaborador é eficaz e tentará como puder, assim que puder, resolver o problema. Irá pedir a ajuda dos demais na solução se for preciso, mas irá resolver o problema ele mesmo, sem sobrecarregar os demais.

 

Dão feedbak, apresentam resultados

O funcionário mediano quer o salário no final do mês. O funcionário que todos querem apresenta resultados no final do mês, seja por escrito ou verbalmente, quer mostrar o que fez, como fez, porque fez, e neste momento eventualmente apresenta uma nova ideia… e um dia acaba sendo surpreendido com uma promoção.

Para promover um colaborador não basta tempo de casa. Promover qualquer um? Sem um porque? Não! O funcionário exemplar é promovido, recebe aumento e nunca será mandado embora de surpresa. Quando pede aumento, ganha, porque a não querem perdê-lo, ele é a essência da empresa!

 

E você?

Nem todo mundo tem que ser “o melhor“, nem mesmo tem que se destacar. Mas todos devem dar o máximo de si em tudo que acreditam. Se você não acredita no seu emprego, mude de empresa! Se não acredita no seu trabalho, mude de profissão! Se não gosta de ser “empregado”, monte sua empresa, mas tome muito cuidado para manter apenas os bons funcionários!