Parte do que tenho feito nos últimos 18 anos é ensinar programação. Passei por várias linguagens, plataformas e lidei com pessoas nos mais variados perfis. Com essa bagagem toda pude perceber o que dá certo e o que dá errado, entender melhor como as pessoas pensam e qual a melhor forma de se aprender alguma coisa.
Recentemente tenho visto muitas pessoas querendo mudar de vida aprendendo programação, o que me motivou a escrever este post.
Os erros mais comuns
Aprender a programar não é impossível, mas fácil também não é, como eu disse em “É difícil aprender a programação?“. Vi muitas pessoas desistirem ao longo do caminho, por terem tomado uma decisão errada ou ter uma expectativa não realista. Listei aqui os erros mais comuns de quem quer aprender programar:
- Ansiedade de aprender tudo de uma vez, pra ontem;
- Escolher uma linguagem muito difícil no início;
- Pensar que uns minutos de estudo por dia são suficientes;
- Tentar estudar mais de uma linguagem ao mesmo tempo;
- Querer fazer um app ainda neste ano.
Ou seja, não é fácil (como eu já disse) e não é rápido. Precisa dedicação, foco e principalmente concentração pra conseguir absorver tanto conhecimento novo.
Comece de um jeito fácil
Meu sonho é pilotar um boeing, um avião daqueles que leva centenas de pessoas de um continente ao outro. Eu quero fazer isso! Mas, tem um detalhe, não quero aprender a pilotar aviões menores. Não quero fazer escola de pilotagem em mono-motor nem aprender nada sobre outros aviões menores. É possível?
Não, não é possível. Na aviação (como em qualquer coisa) você precisa começar por baixo, nos aviões pequenos, pra entender a dinâmica do vôo, como funcionam os ventos, quais os procedimentos de decolagem e pouso, etc. Só depois de milhares de horas pilotando um avião menor você terá permissão para estudar um avião maior e assim galgar um crescimento profissional, até chegar a um boeing.

Avião simples (cessna) a esquerda e avançado (boeing) a direita
Mas o que isso tem a ver com a programação? Muita gente hoje quer começar estudando programação mobile para Android ou iOS (boeing). Dai, quando começam a ver como é complicado acabam desistindo, deixando pra depois o sonho de aprender programação; “é muito difícil pra mim”.
Aprendendo programação de forma crescente
Deixe de lado a ansiedade de programar um boeing, pilotar um android, começar do mais difícil. Sugiro começar com HTML, CSS e JavaScript, e vou falar o porquê.
Todas as páginas da internet são feitas em HTML. Ele é uma linguagem de marcação e que é bem simples entender. Se você errar no código não dará um erro na tela, apenas não funcionará como você imagina. Isso te deixará mais a vontade para escrever, testar, mudar, sem ter que ficar horas debruçado sobre um algoritmo complexo. O HTML vai te ensinar a escrever código e a se comunicar com o computador.
Em seguida virá o CSS, que irá dar estilo ao HTML. Fará sua página ter cores e não se parecer com um documento do Word. Neste momento você já terá que se acostumar com um código um pouco mais estranho, e se errar algo pode ser que tudo pare de funcionar. A ideia é aprimorar sua forma de se comunicar com o computador, precisando ser mais assertivo e cuidadoso com a escrita.
Por fim chegará o JavaScript, que é programação mesmo. Você terá que lidar com variáveis, métodos, blocos de repetição, condicionais e tudo o que pode existir em um programa de verdade. Qualquer virgula fora do lugar fará tudo parar de funcionar, além de uma mensagem de erro daquelas em inglês. Tudo o que tiver aprendido até aqui será apenas para te preparar pra esse momento, não será fácil!
Esqueça os “exercícios de algoritmos”
Quando vejo alguns exercícios de algoritmos me dá vontade de chorar! A maioria espera que você seja realmente muito bom em matemática e que se lembre o nome (e a serventia) de todas as fórmulas e cálculos que aprendeu no segundo grau.
Deixe isso de lado e dedique-se à prática.
Faça um protótipo por dia de estudo
Se você quiser emagrecer e perder a gordurinha extra, o que daria mais resultado; ler sobre atividade física, aprender meticulosamente como fazer cada movimento ou ir lá e passar uma hora por dia malhando?
De forma análoga você irá criar músculos na programação, programando!
Todo dia crie um projetinho, por mais simples que seja, mas que faça algo que você realmente tem interesse em fazer. Faça hoje um relógio digital, amanhã um relógio com despertador, depois um que conte o tempo que está dedicando aos estudos, mais na frente faça outro que permita incluir as tarefas do dia… não pare!
Antigamente não tínhamos internet, então aprendiamos lendo livros mas principalmente experimentando. O jeito era ir mudando o código, tentando fazer algo com mais utilidade usando praticamente os mesmos comandos. Assim, qualquer pessoa que se interessase por programação tinha uma pasta cheia de projetos pequenos, mas com significado.
O que estou falando é pra você “meter a mão na massa” ao invés de ficar apenas resolvendo problemas de algoritmo com matemática.
Onde aprender a programar?
Escrevi um post “Aprender programação online, sozinho e do zero” com vários links e sugestões, dê uma lida nele! Outro post mais recente que escrevi listo os melhores cursos de programação de 2021, também vale a pena dar uma olhada.
Existem centenas de sites e canais no youtube ensinando programação, livros também. A diferença entre eles é bem pequena se comparado ao esforço que você terá que fazer pra aprender. Estou dizendo que “90% é transpiração” e 10% é o curso ou fonte que escolher.
Escolha apenas um caminho para estudo, não siga dois ao mesmo tempo. Pesquise muito na internet pra entender o que tiver duvida ou ver outros pontos de vistas, abordagens, mas permaneça em um caminho só.
É isso ai! Espero que minhas dicas tenham sido úteis pra você começar e não desanimar! Boa sorte e bons estudos!