Posts Profissionais

Como faço meus backups online

Na web existem vários posts defendendo a melhor forma de fazer backup online, a mais barata, backup nas nuvens grátis… Neste post apresento apenas como eu faço, como organizo e preparo para que todos meus arquivos importantes tenham uma (ou mais) cópias seguras.

Backups onlines

Não faço backups em discos locais há alguns anos. Se quiser saber meus motivos para fazer backups online, leia este outro post.

Organizando o disco local

Como a minha banda de conexão é limitada e pago por espaço usado, antes de começar a enviar tudo pras nuvens organizei os arquivos no computador. Se eu enviar todo meu disco c: ou todo o d: terei coisas nos meus backups que não preciso, como programas instalados, arquivos do windows, arquivos temporários e até filmes em dvd. Portanto, pra mim é importante dividir minhas pastas em dois grupos:

  • Arquivos que quero backup online:
    • Todos meus projetos de programação;
    • Todos bancos de dados locais;
    • Todas imagens;
    • Alguns videos (A pasta “Meus Videos”, onde coloco o que quero que tenha cópia).
  • Arquivos que não devem ser copiados:
    • O “velho” “Meus Documentos” (porque é cheio de arquivos de sistemas, que não quero copiar);
    • Videos e filmes (que irão gastar meu espaço desnecessariamente, baixo para assistir mais não preciso de backup);
    • Músicas (por enquanto não quero backup disto);
    • Arquivos de sistema;
    • Downloads em geral.

Sendo assim, divido minhas pastas principais na raiz do meu disco d:, como d:\projetos, d:\downloads, d:\documentos.. assim posso selecionar uma e não selecionar outra para backup.

Serviço de armazenamento online

Utilizo alguns serviços da Amazon, e dois deles são o S3 e o Glacier. Os dois são serviços de armazenamento, com grandes diferenças.

  • Amazon S3: tem o custo de U$0,095 por Giga e lhe permite acessar seus arquivos e baixa-los a qualquer momento;
  • Amazon Glacier: tem o custo de U$,01 por Giga, porém, se precisar baixar um arquvo de seu backup terá que aguardar quatro horas;

Dai você pensa, “e se eu precisar dos meus arquivos rapidamente“? Use o S3 e pague 10 vezes “menos barato” que o Glacier. Mas a opção mais interessante é utilizar o S3 configurado para “mover” os arquivos para o Glacier após X dias. Desta forma, os arquivos que você altera diariamente estarão acessíveis no S3, caso precise, e os demais estarão no Glacier.

Não vou explicar aqui como criar sua conta nos serviços, porque nos sites dos serviços você encontra tudo.

Ferramenta de backup

Backup manual, te garanto, não funciona. Para um backup eficaz, é preciso utilizar algum sistema para automatizar o processo de copiar.

Já utilizei várias ferramentas, algumas gratuitas, outras pagas. Hoje utilizo o CloudBerry.

Nele configuro dois planos de backups;

  • Diário: faz backup das minhas pastas de trabalho, começa o backup as 23:00 e para as 7:00, se chegar até lá. Envia os arquivos para o S3, que copia para o Glacier depois de duas semanas;
  • Semanal: faz backup das imagens e vídeos, começa no sábado as 21:00 e se chegar na segunda as 7:00, para. Vai direto para o Glacier.

Uma coisa importante quando se fala em Backup, é a r…. parece bobagem, mais muita gente se preocupa em fazer cópias, mas não param pra pensar como irá voltar com as coisas para o lugar, caso necessário. Já precisei restaurar arquivos pelo CloudBerry e foi bem simples e rápido.

 

Espero que este post seja util para configurar seu backup. Comente aqui se tiver duvidas ou quiser falar como faz seu backup