Posts Profissionais

Computador para programar, como escolher?

Muitas pessoas me perguntam “qual computador comprar para aprender programação” ou “qual a melhor configuração de pc para programar”, então resolvi escrever um post levantando os pontos que considero importantes. Dai você vai anotando, ponderando o que é melhor pra você e se restar alguma dúvida manda como comentário que te respondo.

Um detalhe importante; mais rápido sempre será mais caro.

Acho importante você refletir e investir um pouco mais, porque certamente ficará uns dois anos ou mais com este computador.

Notebook ou Desktop?

O que você prefere? Até uns anos atrás os notebooks eram bem mais caros que os desktops. Hoje é o contrário, os notebooks estão mais em conta ou na mesma faixa de preço. Mas qual a vantagem e desvantagem de cada um então?

Em linhas gerais, o notebook é um equipamento com tudo junto e isso tem (ao meu ponto de vista) principalmente duas diferenças:

Posição e conforto: com o notebook você sempre fica meio curvado, pra poder digitar e olhar pra ele. Por maior que seja o teclado ou o monitor você sempre ficará em uma posição igual. Ter um mouse externo irá te garantir mais conforto. Já o desktop te permite uma posição mais confortável, com o teclado pra cá, mouse pra lá e a tela você pode até colocar em cima de um suporte pra ficar na altura dos olhos.

Mobilidade: vai sair de férias, ir para um evento ou passa a maior parte do dia fora de casa? Então o notebook te permite em qualquer lugar, abrir e usar. Se tiver um wi-fi para se conectar então, você vai longe. Você pode usar o notebook no sofá ou até deitado na cama (eu fico todo dolorido nestes casos). Já o desktop não te permite mobilidade alguma. Você pode até levar ele pra algum lugar, mas vamos combinar, é um trabalho danado.

Tamanho da tela

Algumas pessoas gostam de tela grande, outros preferem ter um computador pequeno e leve. Para notebook, eu sempre preferi tela grande, mesmo que isso aumentasse o peso. Se você gosta de telas imensas, então o desktop é a melhor escolha.

Claro que você pode comprar um notebook e ter uma tela externa, que ficará na sua mesa para usar quando estiver em casa, mas isso exigirá um investimento ainda maior. Você poderá usar o notebook fechado, ou aberto como se fosse uma segunda tela.

Em qualquer caso, quanto maior a tela, mais caro.

HD vs SSD

Quando usamos o computador, a todo segundo centenas de operações de leitura são realizadas no disco. As leituras acontecem não só quando abrimos algum arquivo, mas a todo o tempo o sistema operacional ou algum software em segundo plano precisa carregar uma biblioteca, ler configurações ou registrar algo. Neste momento, a performance do HD é necessária. HDs melhores ou piores não terão tanta diferença na velocidade…

Existe um tipo de disco, o SSD (Solid Stated Disk) que irá ser em média três vezes mais rápido para gravar e ler arquivos, além de não fazer nenhum ruído.

Sabe o cartão SD, ou MINI-SD de seu celular? É isso. Um disco SSD é basicamente uma série de cartões, ao invés de um disco circular, que fica rodando e tal. Portanto, é mais rápido. Porém, como eu disse no começo, mais rápido significa mais caro. Um disco SSD terá menos capacidade de armazenamento (128 GB, 256 Gb) e custará cerca de cinco vezes mais caro que um HD.

Porém, acho que é um investimento que vale a pena. Recentemente trocamos todos os HDs dos computadores na App Masters por SSD e o resultado foi incrível tanto nos i7 quanto no i5. Com Android Studio aberto, rodando emulador e tudo mais, a máquina oferece uma boa performance e mantém a usabilidade.

No site da americanas existem algumas opções de SSD com preço competitivo.

Processador, memória, espaço em disco

O processador é o elemento mais importante quando se pensa em velocidade. Quanto melhor o processador, mais rápido o computador irá responder.

A memória RAM, porém, pode boicotar sua performance, se ela for pouca. Em linhas gerais vamos combinar que 8 gigas é o mínimo. Menos que 8gb, não dá. Se você for usar o PC só para internet, facebook, ler email, 4 gigas são suficientes, mas para programar 8 gigas serão o mínimo.

Processador i3, i5, i7

Considere estas três possibilidades. Quanto maior o número, mais caro.

O i3 será o computador mais simples, irá te atender bem para tarefas simples apenas. Eu, se pudesse te diria, não compre um i3 porque ele irá se tornar lento muito rapidamente, se já não for lento quando comprado. Logo, o i5 e o i7, serão as melhores opções. O i3 é bom pra sua mãe, sua irmã, seu pai… mas para programar o i3 irá ficar lento, e você não quer isso.

Entre o i5 e o i7, o que muda é a velocidade mesmo. Claro que vou te recomendar o i7, mas é o mais caro e você precisará ponderar e ver o quanto pretende investir. Mas considere apenas estes dois, para ter algo realmente bom.

Programação para celular ou C#.Net?

Você pretende desenvolver para celulares? Então precisará ter uma máquina realmente boa. No caso da programação mobile, o Android Studio é muito pesado, em conjunto com o emulador que você precisará rodar fará sua máquina se arrastar, não estou brincando. Seja sua máquina qual for, programação mobile deixará ela processando ao máximo.

Pensa em programar em C#.Net? O Visual Studio é uma IDE excelente, porém, quando rodando junto com o Sql Server na máquina local, e com todas as facilidades que ele oferece, exige muito recurso de hardware.

Nestes dois casos nada menor que um i7 com pelo ao menos 12 gigas irá te atender. Claro que o recomendado seria um i7 com 16 gigas neste caso.

Intel vs AMD

São dois fabricantes com estratégias totalmente diferentes. Claro que os dois lutam para oferecer o processador mais rápido. Se você não sabe a diferença, recomendo utilizar intel. Se você sabe a diferença, já sabe escolher. 🙂

Marcas

Computadores DELL são normalmente muito resistentes e duráveis, além de um serviço de suporte e garantia incrível. Mas, são mais caros. Depois temos Samsung, ASUS, LG, Acer, Lenovo que irão te entregar uma máquina boa, e quase sempre com um design especial, por um valor um pouco mais em conta. As outras marcas não são tão conhecidas, justamente porque não são tão boas, não serão tão rápidas e não irão durar tanto. Eu diria para você evita-las.

Preço e performance

Você que sabe quanto pode investir. Pagar um pouco menos e comprar uma máquina que em breve não te antenderá tão bem, seria certamente um desperdício. Por isso sempre preferi pagar um pouco mais, mesmo se me deixasse apertado por um tempo, em troca de ter um computador que me facilitasse a vida e durasse um tanto mais.

Programação para iPhone

Se você pretende desenvolver para iOS, só terá um tipo de computador que poderá faze-lo… um Mac.

Neste caso estamos falando de máquinas bem mais caras, porém, muito melhores, difíceis até de se comparar com os PCs. O Macintosh é um computador diferenciado, que oferece uma performance e estabilidade fora do comum. Todo Mac hoje vem com SSD e portanto será bem mais rápido e ágil. Em função do SDD a performance de um mac i5 com 8G seria equivalente a um PC i7 com 12G.

Duas máquinas que você pode comprar no submarino são MacBook pro i55 8gb 128gb e o MacBook pro i7 16gb 256gb.

Outras duvidas

É preciso ter um PC Gamer pra suportar programar?

Não. Para programar é bom ter um computador melhor, mas não é obrigatório ter algo tão potente. Agora, se você for programar para games, certamente quer ter um Gamer, então, vale a pena. 😀

Linux roda em qualquer computador?

Sim. Os computadores que rodam Windows também conseguirão rodar o Linux, tranquilamente. A maior parte das distribuições linux serão mais rápidas que o Windows 10. Além do que você irá aprender sobre terminal e sobre o linux em si, e tirar uma onda de hacker.

Montar ou comprar pronto?

Você irá gastar menos montando o computador peça por peça, porém corre mais risco de ter uma máquina instável, já que as peças nem sempre serão as ideias para trabalhar em conjunto. Se puder comprar toda pronta, será melhor.

Porque o computador vai ficando mais lento?

Isso acontece principalmente porque o Windows (e outros sistemas operacionais) vão ganhando novas versões, mais modernas, com mais recursos, mas que sempre exigirão um pouco mais da sua máquina, tornando-se mais pesados.

Programar com anti-virus ligado?

Você deve desliga-lo enquanto programa. Como um interessado em se tornar um programador, deveria entender como os vírus funcionam e sequer ter um anti-vírus instalado… mas, tendo um, desligue-o enquanto programa, porque o processo de compilação fará milhares de leituras e escritas no disco em poucos segundos e o anti-vírus irá conferir cada etapa disso tudo, tornando o processo de compilação mais lento.

Concluindo…

Enfim, não tenho como te dizer que máquina exatamente deve comprar, mas espero ter te ajudado levantando alguns aspectos relevantes aqui.

Recapitulando, compre i5 ou i7, com no mínimo 8 gigas de RAM, mas o ideal mesmo seriam 16 gigas. Podendo investir mais, troque o HD por SSD. Seguindo estas dicas você terá um PC incrível, seja notebook ou desktop.

Seguem alguns links de máquinas dentro destas especificações:

Lembre-se que é deste computador que você comprará, que sairão todos os programas e códigos incríveis que você fará nos próximos anos.

Se tiver qualquer duvida envie pelos comentários que te responderei.

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Conteúdo relacionado

Respostas (2)

Escreva uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Neia

    Obg pela ajuda. Preciso comprar um agora pro meu filho q tá fazendo o ciência da computação e estava perdida. Se fosse por ele compraria o pc gamer, mas vc me ajudou mt. Vlw

  2. Edison Filho

    Acho extremamemte útil comentar que é possível usar um HD e SSD ao mesmo tempo na máquina, o que recomendo caso vá montar o pc. Por exemplo, é totalmente viável instalar o Sistema Operacional e programas principais no SSD (como Windows, Android Studio, Visual Studio), e deixar o HD pra tralha em geral, já que o armazenamento dele apesar de ser mais lento, é mais barato, e totalmente utilisável e mais recomendado caso vá utiliza arquivos mais pesados.

    Outra observação que gostaria de fazer é em relação a comprar ou montar o PC. Caso opte por desktop, recomendo fortemente que monte… computadores prontos quase sempre tem um gargalo de qualidade entre as peças. Caso você monte, é só comprar peças que sejam indicadas para trabalhar juntas, não tem segredo. Até recomendo um curso do Curso em Vídeo no youtube, sobre hardware, no qual estão montando um PC para programação com um bom custo benefício. E formatar o SO de tempos em tempos ajudam um pouco a diminuir a lerdeza do Windows.