Novo Posts Profissionais

Computador para programar, como escolher?

Muitas pessoas me perguntam “qual computador comprar para aprender programação” ou “qual a melhor configuração de pc para programar”, então resolvi escrever um post levantando os pontos que considero importantes em um computador para programação. Dai você vai anotando, ponderando o que é melhor pra você e se restar alguma dúvida manda como comentário que te respondo.

Alguns detalhes importantes antes de começarmos:

  • Computador mais rápido significa sempre computador mais caro;
  • Computador não é custo, é investimento, é um dinheiro que você gasta agora e volta pra você com seu trabalho;
  • Computador para programação não é brincadeira, é uma ferramenta de fazer dinheiro como resultado de seu trabalho;
  • Seja qual for o computador que tiver, cuide muito bem dele, tanto por dentro quanto por fora, pois é uma ferramenta de trabalho.

Acho importante você refletir e investir um pouco mais, porque certamente ficará uns três anos ou mais com este computador, e se tudo der certo, irá recuperar o dinheiro investido nele em dois ou três meses quando trabalhando com programação.

Ha! Criei uma “loja” MagazineTiagoGouvea, dentro do Magazine Luiza com algumas recomendações minhas de “computadores para programar” para facilitar sua vida.

Notebook ou Desktop?

O que você prefere? Até uns anos atrás os notebooks eram bem mais caros que os desktops. Hoje é o contrário, os notebooks estão mais em conta ou na mesma faixa de preço. Mas qual a vantagem e desvantagem de cada um então? Em linhas gerais, o notebook é um equipamento com tudo junto e isso tem (ao meu ponto de vista) principalmente três diferenças; conforto, mobilidade e expansão.

Notebook ou dekstop

Conforto: com o notebook você sempre fica meio curvado, pra poder digitar e olhar pra ele. Por maior que seja o teclado ou o monitor você sempre ficará em uma posição igual. Ter um mouse externo irá te garantir mais conforto. Já o desktop te permite uma posição mais confortável, com o teclado pra cá, mouse pra lá e a tela você pode até colocar em cima de um suporte pra ficar na altura dos olhos. No quesito conforto pra mim o desktop ganha.

Mobilidade: vai sair de férias, ir para um evento ou passa a maior parte do dia fora de casa? Então o notebook te permite em qualquer lugar, abrir e usar. Se tiver um wi-fi para se conectar então, você vai longe. Você pode usar o notebook no sofá ou até deitado na cama (eu fico todo dolorido nestes casos). Já o desktop não te permite mobilidade alguma. Você pode até levar ele pra algum lugar, mas vamos combinar, é um trabalho danado. Notebook ganha no quesito mobilidade.

Expansão: é comum quem tem um desktop resolver comprar uma placa de vídeo, colocar um segundo HD, ou trocar a memória. Com notebook isso é mais difícil, porque alguns modelos e marcas deixar algumas destas peças “fixadas” na placa mãe, não tendo como aumentar ou substituir. O desktop neste ponto é melhor, pra quem pensa em ir melhorando aos poucos a máquina.

HD vs SSD

Quando usamos o computador, a todo segundo centenas de operações de leitura são realizadas no disco. As leituras acontecem não só quando abrimos algum arquivo, mas a todo o tempo o sistema operacional ou algum software em segundo plano precisa carregar uma biblioteca, ler configurações ou registrar algo. Programando, o acesso ao disco é ainda maior, porque o código em execução é sempre uma junção de centenas de arquivos, que são compilados, misturados, pra gerar a aplicação. Neste momento, a performance de acesso ao disco é necessária.

Existe um tipo de disco, o SSD (Solid Stated Disk) que irá ser em média três vezes mais rápido para gravar e ler arquivos, além de não fazer nenhum ruído. Sabe o cartão SD, ou MINI-SD de seu celular? É isso. Um disco SSD é basicamente uma série de cartões, ao invés de um disco que fica rodando. Portanto, é mais rápido. Porém, como eu disse no começo, mais rápido significa mais caro. Um disco SSD terá menos capacidade de armazenamento (128 GB, 256 Gb, ) e custará mais caro que um HD.

Porém, acho que é um investimento que realmente vale a pena. Recentemente trocamos todos os HDs dos computadores na App Masters por SSD e o resultado foi incrível tanto nos i7 quanto no i5. Com Android Studio aberto, rodando emulador e tudo mais, a máquina oferece uma boa performance e mantém a usabilidade.

A única marca que recomendo é kingston.

Memória RAM

O processador é o elemento mais importante quando se pensa em velocidade, quanto melhor o processador, mais rápido o computador irá responder. Mas a memória RAM, porém, pode boicotar sua performance, se ela for pouca. Uma analogia seria ter uma Ferrari (processador i7) com pneu de carrinho de mão (4gb de RAM).  Então já anote ai, 8 gigas é o mínimo. Menos que 8gb, não dá. Se você for usar o PC só para internet, facebook, ler email, 4 gigas são suficientes, mas para programar 8 gigas serão o mínimo.

A memória RAM tem que ser maior conforme o processador é melhor, para ficar mais bem combinado. Você pode pensar em linha gerais algo como i3 com 4gb, i5 com 8gb, i7 com 12gb pra cima.

Processador i3, i5, i7, Intel ou AMD

Não compre Dual Core, são processador muito primitivos e que não darão conta do recado.

Falando em i3, i5 e i7, quanto maior o número, mais caro. O i3 será o computador mais simples, irá te atender bem para tarefas simples apenas. Eu, se pudesse te diria, não compre um i3 porque ele irá se tornar lento muito rapidamente, se já não for lento quando comprado. Logo, o i5 e o i7, serão as melhores opções. O i3 é bom pra sua mãe usar facebook, sua irmã ver youtube, seu pai ler notícia… mas para programar o i3 será lento, e você não quer isso.

Entre o i5 e o i7, o que muda é a velocidade mesmo. Claro que vou te recomendar o i7, mas é o mais caro e você precisará ponderar e ver o quanto pretende investir. Mas considere apenas estes dois, para ter algo realmente bom.

Intel ou AMD? Se você não sabe, são dois fabricantes com estratégias totalmente diferentes. Claro que os dois lutam para oferecer o processador mais rápido. Se você não sabe a diferença, recomendo comprar intel. Se você sabe a diferença, já sabe escolher. 🙂

Tamanho da tela

Algumas pessoas gostam de tela grande, outros preferem ter um computador pequeno e leve. Para notebook, eu sempre preferi tela grande, mesmo que isso aumentasse o peso. Se você gosta de telas imensas, então o desktop é a melhor escolha. Claro que você pode comprar um notebook e ter uma tela externa, que ficará na sua mesa para usar quando estiver em casa, mas isso exigirá um investimento ainda maior (cerca de R$700,00 a mais). Você poderá usar o notebook fechado, ou aberto como se fosse uma segunda tela. Em qualquer caso, quanto maior a tela, mais caro.

Marcas

Computadores Dell são normalmente muito resistentes e duráveis, além de um serviço de suporte e garantia incrível. Mas, são mais caros. Depois temos Samsung, ASUS, LG, HP, Acer, Lenovo que irão te entregar uma máquina boa, e quase sempre com um design especial, por um valor um pouco mais em conta. As outras marcas não são tão conhecidas, justamente porque não são tão boas, não serão tão rápidas e não irão durar tanto. Eu diria para você evita-las.

Computadores bons por marca: DellHPSamsungLenovo (que é da Dell também).

Evite positivo o máximo que puder.

Preço e performance

Você que sabe quanto pode investir. Pagar menos agora e comprar uma máquina que em breve não te atenderá tão bem, seria certamente um desperdício. Por isso eu sempre preferi pagar um pouco mais, mesmo se me deixasse apertado por um tempo, em troca de ter um computador que me facilitasse a vida e durasse um tanto mais.

Computador para programação web

Se você irá programar pra web, usará certamente Visual Studio Code e seu navegador, ou seja, usará poucos recursos. Seja com React, Angular, PHP, Python ou outro framework/ferramenta qualquer, uma máquina simples já irá te atender. Não é preciso uma máquina top de linha pra programação web. Você poderá investir entre dois e três e quinhentos em uma máquina pra este fim.

Computador para programar mobile ou C#.Net

Você pretende desenvolver para celulares? Então precisará ter uma máquina realmente boa. No caso da programação mobile, o Android Studio é muito pesado, em conjunto com o emulador que você precisará rodar fará sua máquina se arrastar, não estou brincando. Seja sua máquina qual for, programação mobile deixará ela processando ao máximo. 

Pensa em programar em C#.Net? O Visual Studio é uma IDE excelente, porém, quando rodando junto com o Sql Server na máquina local, e com todas as facilidades que ele oferece, exige muito recurso de hardware.

Nestes dois casos nada menor que um i7 com pelo ao menos 12 gigas irá te atender, ou seja, algo entre três e quatro mil. Eu te recomendaria seria um i7 com 16 gigas para esta finalidade, que custaria perto de cinco mil reais.

Programação para iPhone

Se você pretende desenvolver para iOS, só terá um tipo de computador que poderá faze-lo… um Mac.

Neste caso estamos falando de máquinas bem mais caras, porém, muito melhores, difíceis até de se comparar com os PCs. O Macintosh é um computador diferenciado, que oferece uma performance e estabilidade fora do comum, tanto por causa do sistema operacional, quanto pela arquitetura, e pelo hardware que usualmente é utilizado. Todo Mac hoje vem com SSD e portanto será bem mais rápido e ágil. Arrisco dizer que um mac i5 com 8G seria equivalente a um PC i7 com 12G.

São os computadores mais caros do mercado. Você pode acha que pessoas que usam mac são “fãs da apple” ou coisa do tipo, mas, para programação são máquinas incríveis em todos os aspectos. Um computador adequado da apple não sai por menos seis mil reais.

Concluindo…

Enfim, não tenho como te dizer que máquina exatamente deve comprar, mas espero ter te ajudado levantando alguns aspectos relevantes aqui. Preciso te dizer que você não conseguirá comprar nada de qualidade por menos de dois mil reais em 2020. Um computador barato irá durar pouco, irá processar lentamente e estragar antes da hora.

Recapitulando o que te recomendo:

  • Compre um notebook se quiser ir para o lugares
  • Compre desktop se quiser conforto
  • Memória RAM, no mínimo 8 gigas
  • Compre i5 ou i7
  • Podendo investir mais, troque o HD por SSD
  • Confie em marcas boas, se quiser ter algo que dure um pouco mais
  • É deste computador que você comprará, que sairão todos os programas e códigos incríveis que você fará nos próximos anos

E não deixe de dar uma olhada na minha seleção “computadores para programar“, onde selecionei algumas boas ofertas dentro do Magazine Luiza pra te ajudar a economizar.

Se tiver qualquer duvida envie pelos comentários que te responderei com prazer.

Outras duvidas

É preciso ter um PC Gamer pra suportar programar?

Não. Para programar é bom ter um computador melhor, mas não é obrigatório ter algo tão potente. Agora, se você for programar para games, certamente seria bom um PC Gamer 😀

Linux roda em qualquer computador?

Sim. Os computadores que rodam Windows também conseguirão rodar o Linux, tranquilamente. A maior parte das distribuições linux serão mais rápidas que o Windows 10. Além do que você irá aprender sobre terminal e sobre o linux em si, e tirar uma onda de hacker.

Montar ou comprar pronto?

Você irá gastar menos montando o computador peça por peça, porém corre mais risco de ter uma máquina instável, já que as peças nem sempre serão as ideias para trabalhar em conjunto. Se puder comprar toda pronta, será melhor. Montar, só se você já for um usuário avançado e souber detalhadamente sobre cada parte.

Porque o computador vai ficando mais lento?

Isso acontece principalmente porque o Windows (e outros sistemas operacionais) vão ganhando novas versões, mais modernas, com mais recursos, mas que sempre exigirão um pouco mais da sua máquina, tornando-se mais pesados.

Programar com anti-virus ligado?

Você deve desliga-lo enquanto programa. Como um interessado em se tornar um programador, deveria entender como os vírus funcionam e sequer ter um anti-vírus instalado… mas, tendo um, desligue-o enquanto programa, porque o processo de compilação fará milhares de leituras e escritas no disco em poucos segundos e o anti-vírus irá conferir cada etapa disso tudo, tornando o processo de compilação mais lento.

Preciso de placa de vídeo Geforce/Nvidia para programar?

Não precisa, definitivamente. A vantagem de ter uma seria que ela iria se encarregar de processar o vídeo, deixando assim o processador livre para desempenhar outras funções, ou seja, a máquina ficaria mais rápida no geral. Seria um “plus a mais”.

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Conteúdo relacionado

Respostas (26)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sr.Segredo

    Estou cursando ADS e planejo começar a trabalhar até o fim do ano, alguém poderia me recomendar um bom not pra começar até 2k no máximo? Meu pc atual tem 2gb ram, pentium dual E2180, onboard 64 mb e HD 298gb, mas penso em mobilidade e quero um not com 8gb ram e i5 até esse preço.
    Atualmente programa em java nele kkk

    1. Tiago Gouvêa

      Não é fácil um computador bom até 2 mil, mas um que encontrei (e incluir até na loja lá) é esse aqui “Notebook Samsumg NP-SF410 I3/4/ 500 / W7 14 – Samsung“. 🙂 Espero que te atenda bem.

      1. Sr.Segredo

        Obrigado

  2. David Allz

    Já faz um tempo que venho pesquisando sobre isso é sempre acho normalmente dicas antigas (msm assim válidas) e esse post sem dúvidas foi um dos melhores pois está bem completo, (com os comentários a parte) já que todo ano temos novidades no ar, extrema rivalidade Intel e Amd, Nvidia e Amd! Sem dúvidas já tenho em mente o que quero mais por cousa da época do posto gostaria de saber sobre a situação atual entre AMD e Intel.

    1. Tiago Gouvêa

      Não vou te falar que um é melhor que outro, porque não sou especialista em processadores e não estou acompanhando tão de perto atualmente os lançamentos dos fabricantes.
      Já tive alguns computadores AMD e Intel e são todos muito bons, claro. O que muda talvez um pouco seja o preço entre eles. Algumas pessoas gostam mais de Intel por ser uma marca “tradicional” e outro do AMD por ser uma marca mais disruptiva.
      É pesquisar mais para tirar suas conclusões. 🙂
      Boa sorte!

  3. Leandro Santos

    Olá, gostei do artigo me ajudou muito, mas ainda não consegui solucionar minha dúvida.
    Eu quero comprar um MacBook, porem, um desenvolvedor experiente me falou que o i5 com apenas 2 núcleos vai dar problema, preciso de um i7 com 4 ou 6 núcleos. O que você tem a dizer sobre isso?

    Muito obrigado!

    1. Tiago Gouvêa

      Isso de dois núcleos dar problema, nunca ouvi falar. Sinceramente, macbook é sempre bom, sendo um modelo novo você ficará bem atendido com quantos núcleos vierem. 🙂

  4. Erick

    Tiago, estou começando agora na área de programação, estou cursando analise e desenvolvimento de sistemas e preciso fazer cursos por fora da faculdade, gostaria de começar com linguagem C. Estou fazendo orçamentos para a montagem do meu desktop com as configurações : I5 9400f , ram 8gb, hd 1tb, ssd 240gb m.2 , placa rx 550 4gb. Minha duvida é se eu vou conseguir programar bastante tempo com essa configuração, fiz orçamentos com o processador i3 9100f, fica bem mais barato, porem tenho medo de ficar ultrapassado logo. Tem alguma dica ? Será que com essa configuração vou ter um bom desempenho da maquina ?

    1. Tiago Gouvêa

      Essa configuração é (i5) é muito boa e irá te atender até o final da faculdade com certeza. Talvez mais na frente você poderá colocar mais RAM se sentir que ela fica meio pesada com muita coisa aberta. Mas é sem duvida uma boa máquina.
      Quanto ao i3, veja se a placa mãe suportará um i5 no futuro… se suportar, você começa com o i3, e mais na frente se quiser fazer uma atualização troca o processador por um i5 sem problemas.

  5. Márcio

    Estou começando a me aventurar na programação, pois faço faculdade de Engenharia de Software. Por enquanto, estou encarando somente como diversão e passatempo, já que tenho outra fonte de renda. Adquiri um Dell Inspiron Small Desktop, i5 8400, com 8GB de RAM. É uma boa máquina?

    1. Tiago Gouvêa

      Com certeza é uma boa máquina e irá te atender muito bem até o final da faculdade. Talvez colocar um SSD nela, fará ela voar, e você sentirá muita diferença de performance.

  6. Flavia Nobre

    Obrigada pelas dicas, era exatamente o que estava precisando saber!

  7. Marcela

    Boa tarde, Tiago!

    Tenho 23 anos e estou querendo entrar no ramo da computação, ainda em dúvida sobre por qual linguagem começar. Enfim, uma dica para quem tem notebook, como eu, é comprar mouse e teclado e utilizar suporte para o notebook (servindo apenas como tela), utilizando-o similarmente aos modelos de tela integrada a CPU, mas com a possibilidade da mobilidade.

  8. Lucas

    Tiago, muito legal! Cara, estou aprendendo a programar em R e Python orientando análises de redes sociais (banco de dados, desenvolvimento de redes e estatísticas). Tenho um i3 e expandi a memória para 8gb (o original era 4), porém o processamento caiu. Preciso comprar um notebook melhor. Além do processador i7 e memória de 16gb, que outras configurações precisarei me atentar antes de investir numa máquina? (no meu caso, precisa ser um notebook).
    Valeu Tiago.

    1. Tiago Gouvêa

      Atualizei o post hoje, dê uma lida nele, tá mais detalhado agora.
      Se as bases de dados forem muito grandes, ter um SSD irá acelerar o acesso aos dados. Pode ser uma boa!

  9. Bruno

    Recomento que troquem o HD pelo SSD, a diferença é gigantesca!!! Sério, meu pc com i3 ficou mais rápido que o i5 de um conhecido meu! Vale a pena o investimento

  10. Kallil

    Já tenho um notebook Intel core i3, 4 de memória 513 de HD, será que está bom para começar um curso na área de programação.

    1. Tiago Gouvêa

      Kallil, vai depender da geração do seu i3, e do tipo de programação que fará. Mas, dá sim. Se não for desenvolvimento mobile, dá pra começar de boa.

  11. Neia

    Obg pela ajuda. Preciso comprar um agora pro meu filho q tá fazendo o ciência da computação e estava perdida. Se fosse por ele compraria o pc gamer, mas vc me ajudou mt. Vlw

  12. Dan

    Passei em física computacional, e quero um notebook que seja suficiente por um bom tempo. Não entendo nada de computação, mas sei que existem várias áreas. E parece que esse curso é dentro da área de ciência da computação (posso estar errado). Minha dúvida é se essas dicas de compra servem pr qualquer área da computação, ou se determinada área necessita de um sistema diferente? O texto me ajudou muito!

    1. Tiago Gouvêa

      Olá Dan, no geral a recomendação serve para a maioria das áreas de computação sim. Se for algo ligado a um processamento muito pesado, seria algo diferente, mas, neste caso o processo rodará certamente em um servidor e não na sua maquina.

  13. Jhonatan

    A única coisa que não mencionou é uma placa de vídeo. Não há necessidade então?E em relação a monitores que também não foi citado (esse não é o assunto eu sei) quando que se torna necessário 2 ou 3 monitores?

    Ótimo post.

    1. Tiago Gouvêa

      Olá Jhonatan!
      Mais de um monitor, é um luxo. Quando se tem algum sobrando você liga ele junto.. mas precisar de dois, não precisa.
      A placa de video não é importante para a programação no geral, a vantagem dela é economizar um pouco do processador apenas, já que ela processaria a interface gráfica, liberando assim o processador de ficar “desenhando”. Se puder comprar, é bom, senão, dá pra ir sem de boa.
      Abraços!

  14. Edison Filho

    Acho extremamemte útil comentar que é possível usar um HD e SSD ao mesmo tempo na máquina, o que recomendo caso vá montar o pc. Por exemplo, é totalmente viável instalar o Sistema Operacional e programas principais no SSD (como Windows, Android Studio, Visual Studio), e deixar o HD pra tralha em geral, já que o armazenamento dele apesar de ser mais lento, é mais barato, e totalmente utilisável e mais recomendado caso vá utiliza arquivos mais pesados.

    Outra observação que gostaria de fazer é em relação a comprar ou montar o PC. Caso opte por desktop, recomendo fortemente que monte… computadores prontos quase sempre tem um gargalo de qualidade entre as peças. Caso você monte, é só comprar peças que sejam indicadas para trabalhar juntas, não tem segredo. Até recomendo um curso do Curso em Vídeo no youtube, sobre hardware, no qual estão montando um PC para programação com um bom custo benefício. E formatar o SO de tempos em tempos ajudam um pouco a diminuir a lerdeza do Windows.

    1. Leandro

      Legal! Excelentes dIcas!

      1. Tiago Gouvêa

        Valeu Leandro!