Posts Profissionais

Cursos de tecnologia – Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas de Informação – Qual a diferença entre eles?

De tempos em tempos recebo contatos pelo site, ou através do twitter, me perguntando “qual curso de tecnologia devo seguir” ou “o que devo estudar para ser um programador”. Neste post apresento os 4 principais cursos ligados ao desenvolvimento.

Ciência da Computação

É certamente o mais focado no desenvolvimento de softwares. Por ser “ciência“, será necessário estudar as linguagens de programação, sua evolução, diferenças e suas técnicas de desenvolvimento. São abordadas as linguagens de baixo nível tanto quanto as de alto nível. Não é um curso fácil. São estudados softwares básicos mas também os complexos, como sistemas de processamento de informações, compiladores, protocolos de dados, softwares de modelagem e cálculo.

Este é o curso mais teórico e exigirá mais desenvoltura com cálculos e abstração. A grade terá matérias como física, matemática, cálculo avançado e algoritmos, além dos fundamentos de computação e linguagens.

Dos cursos aqui apresentados, é sem dúvida o com maior demanda atualmente no Brasil. Algumas instituições apresentam este curso como Engenharia e Desenvolvimento de Software.

Engenharia da Computação

Tem a grade parecida com Ciência da Computação, porém neste o foco é mais voltado para o hardware.

O objetivo é capacitar os alunos para produzir peças e componentes para máquinas, equipamentos automatizados, criar sistemas que integram hardware e software, planejar e montar computadores. Apesar do foco ser em hardware, o curso é muito teórico.

Será necessário aprender sobre redes e banco de dados, mas a maior parte do conteúdo está ligada ao planejamento, desenvolvimento e implementação de equipamentos, chips, placas e dispositivos, sistemas embarcados, etc.  O mercado de trabalho está mais voltado atender a indústria. Em outros países existem mais oportunidades para se trabalhar com tecnologia de ponta nesta área.

Tecnologia da Informação

É o curso mais “genérico“, que apresenta de tudo um pouco mas não se aprofunda muito em nada. Isso não é ruim. Toda empresa precisa de um Gerente de T.I, e este curso dá este perfil.

As linguagens de programação são apresentadas mais por alto e não se aprofunda em matemática nem cálculos.

O profissional formado neste curso saberá decidir que tipo de servidor utilizar, saberá escolher as máquinas que precisam ser compradas, supervisionar o funcionamento da rede, decidir entre os fornecedores de software e até dar uma mãozinha em alguma especificação. O objetivo aqui não é formar programadores, nem analistas, mas sim “generalistas“, que conheçam as tecnologias que estão em alta.

Em algumas instituições há o ensino de empreendedorismo e administração, no caso do aluno optar por montar o próprio negócio.

Análise de Sistemas

Este curso apresentará mais disciplinas de linguagem de programação que o anterior. Aprofundará mais em matemática, algoritmos, redes e fundamentos da computação.

Como todos os cursos de Tecnologia da Informação, a parte teórica é intensa, porém o analista é sem dúvida um programador, forçando o curso a apresentar um bom volume de prática.

Como o curso tem a palavra “análise” em seu nome, significa que as matérias teóricas para analisar os problemas farão boa parte da grade. Para muitos interessados em programar isso é tedioso e sofrível, para outros é o paraíso.

O objetivo é que o profissional saia deste curso apto a analisar problemas, descrever soluções e implementa-las em ao menos uma linguagem.

 

E então, se decidiu? Qual combina mais com você? Porque?

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (6)

Escreva uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. larissa

    Uma pergunta, engenharia da computação é a mesma coisa que engenharia de sistemas? obrigada!

    1. Tiago Gouvêa

      Olá Larissa, vai depender muito da grade da instituição…
      Por alto, me parecem a mesma coisa. Tem um link ai para as grades dos cursos?

  2. Edson Rodrigo

    Gostei muito do seus posts, estou agora no quarto semestre de Sistemas de Informação estou focando na linguagem de programação, porém adquiri um nootbook agora no fim do terceiro semestre e estou estudando na madrugada pra recupera tudo o que foi passado em java. Já entendo de algoritmo, lógica de programação e estou buscando muito pra aprender o máximo a orientação a objetos. Gostei muito do site e peço por gentileza se poderia me informa algumas fonte pra aprender java.

    1. Edson Rodrigo

      Estou focando em Java!

  3. Aline

    E Sistemas de Informação, que aparece no título? 🙂

  4. « Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] gostou do meu blog Vitor. Coincidentemente fiz um post recente comparando os cursos de tecnologia (Cursos de Tecnologia e a diferença entre eles) que tenta mostrar o que cada um tem essencialmente diferente do […]