Posts Profissionais

É difícil aprender a programação?

Meu principal conteúdo é sempre aprender a programar, é disso que meu blog fala. Muitas pessoas me procuram querendo entender porque é tão difícil aprender a programar, buscando algum atalho ou apenas apoio. Mas afinal, é difícil aprender? Quais são os complicadores? Porque tanta gente desiste?

O Glamour de ser um programador

Para muitas pessoas que estão querendo aprender, ou começando a programar, existe um glamour em torno disso. Afinal, imagina você tendo um aplicativo seu no Google Play ou Apple Store, ou então criar um robô e faz as tarefas que você programou anteriormente, ou usuários em seu site navegando e obtendo informações.. isso tudo tem muito valor.

Mas nada é fácil… e programar é muito menos.

Conseguir fazer só um pouco

Programar é assim, você consegue resolver uma pequena parte do problema, dai sente aquela sensação boa de ter conseguido algo, se acha incrível.. mas no próximo passo você trava e não consegue mais “evoluir”. Relaxe, isso é uma anciedade normal, e esse “consegue/não consegue” irá acontecer sempre enquanto estiver programado.

Programar, é justamente isso!

Você vê um problema totalmente novo e que não sabe a solução, começa a estudar, começa a fazer uma parte, outra parte, até que um tempo depois consegue fazer tudo aquilo e aquele grande problema agora é uma bobagem. E esse ciclo se reinicia com o próximo problema, todo dia.

Aprender programação é lento

O processo de aprender realmente é lento, não tem como ser rápido, e é infinito. Quanto mais você estuda mais percebe que tem muito ainda pra aprender. Não termina.

A concentração para a programação

Não é igual ver televisão ou ler um livro. É concentração para estudar, para entender algo completamente diferente do trivial. Para algumas pessoas esse nível de concentração é fácil de ser alcançado, para a maioria isso é bem difícil, porque não conseguem dominar a atenção e focar em uma coisa só por muito tempo.

Leia meu post “Os 5 principais requisitos par ser um bom programador” onde digo alguns pontos a mais sobre o perfil do programador.

Aprender a programar sozinho

Há quem diga que não se ensina alguém a programar, ou a pessoa aprender ou não saberá programar nunca. No final das contas isso é a única coisa que realmente importa, aprender sozinho.

No dia a dia do programador, é preciso aprender todo dia, porque cada novo problema exige um estudo, uma pesquisa e ligar uma informação com a outra. Não dá para contar com outras pessoas te respodendo a todo tempo. No trabalho se você não souber aprender sozinho não servirá para quase nada.

The best contents are written in english

Quem cria a tecnologia que usamos não fala português. O volume de conteúdo tecnológico em português é infinitamente inferior ao disponível em inglês. A profundidade do conhecimento contido em um livro em português é bem menor que do inglês. Com isso não ler inglês é um dificultor no aprendizado do inglês.

Conforme-se, enquanto não ler bem inglês não será um bom programador. Ou não se conforme com isso e dedique-se a aprender inglês (sozinho).

São tantas linguagens de programação

Existem dezenas de linguages e centenas de siglas, mas não se preocupe com isso. Não pense que a primeira que aprender será a única. Escolha primeiro uma bem simples e faça o mínimo, apenas para você entender o básico da coisa.. até se acostumar a escrever um if, um while ou for, entender as variáveis e métodos.

Leia meu post “Como aprender a programar” que irá te ajudar a escolher uma linguagem.

 


which-programming-language
 

Três perguntas comuns

Qual idade máxima para aprender a programar?

Não existe essa idade. Já ensinei pessoas com 35, 40 anos a começarem a programar e não há nada de errado nisso. Um deles até tem uma empresa hoje onde trabalha criando sistes e sistemas. Claro que começar cedo é melhor, porque se tem mais tempo e mais “cabeça livre” pra aprender, menos preocupações. Mas nunca é tarde.

Quanto tempo demoro para aprender a programar?

Não tem um número certo. Tudo vai depender do seu envolvimento e dedicação em estudar.

Por onde começar?

Pelo começo. Se você não sabe nada irá começar do lugar exato, do zero. Ultimamente tenho indicado começar pelo CodeAcademy, aprendendo HTML ou Python. Não fique pensando muito antes de começar, comece a ler a respeito de programação, veja as alternativas, pense no que gostaria de fazer e vá logo para a prática.

Aprender programação online

Sabe onde a maioria das pessoas tem aprendido a programar nos últimos anos? Online, na internet! É isso mesmo… a faculdade dá uma noção muito boa (pra quem faz), mas é online onde as pessoas vão procurar entender realmente como as coisas funcionam.

Escrevi um post e te convido para conhercer, com os melhores cursos de programação de 2021, pra pessoas de qualquer nível. Vale a pena dar uma olhada.

Desistir? Jamais!

Enfim, meu papel aqui não é te desanimar, mas te dizer a verdade. Se você gosta de desafio, gostará de aprender programação!

Siga navegando no meu blog, leia os posts e não pare mais de estudar.

E se precisar de algo, conte comigo!

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Conteúdo relacionado

Respostas (15)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Danilo Teixeira

    Tive meu primeiro contato com programação na faculdade de redes, como na faculdade a gente aprendia no nível mais razo possível, só para passar em provas, acabei criando uma certa repulsão por programação. Hoje, desisti de faculdade de redes e estou fazendo economia, peguei gosto pra aprender quando conheci a carreira de cientista de dados, agora meio to tentando recuperar o tempo perdido. Mas ainda tenho uma dúvida em relação a programação, como saber quando estarei pronto para o mercado?

    1. Tiago Gouvêa

      Fala Danilo! Então… acho que o mercado é que vai dizer quando você está pronto. Busque um estágio onde possa experimentar o que tem aprendido, converse com as pessoas do mercado, vá participando. Assim você irá tomar conhecimento da realidade do mercado e saberá você mesmo se está pronto ou não. 🙂
      Espero ter ajudado!

  2. Nícolas Abílio

    Oi, Tiago! Eu tenho 13 anos e, cara, me dedicar a aprender programação foi uma das melhores coisas que decidi fazer da minha vida! Difícil, porém importante e até divertido na minha opinião. Não está sendo fácil (pelo contrário!), mas está valendo a pena. A cada dia dedico meia hora ou mais para estudar e sinto que não é desperdício de tempo, até porque tenho uma facilidade imensa com esse tipo de coisa.
    O que você disse sobre Inglês importa muito também. Estou aprendendo um pouco a cada dia e, realmente, facilita muito as coisas. Pretendo trabalhar com Ciência da Computação aos 15 anos.

    Parabéns pelo seu blog! É um conteúdo realmente incrível!

  3. Paulo

    Pra mim está super difícil! Faço Tecnologia da informação e até agora não estou entendendo nada! Estou no segundo semestre. Estou pensando em desistir também. Definitivamente não é para mim este curso.

    1. Tiago Gouvêa

      É mesmo Paulo? Poxa, que barra!
      Mas te entendo… comecei um curso online uns meses atrás de machine learning, e quando chegou na estatística “pesada”, eu não aguentei e pulei fora.
      Mas é isso ai.. veja até onde dá pra ir, se vale a pena o sofrimento, e principalmente se é algo que você irá fazer com prazer “pra vida toda”, senão, não vale a pena mesmo.

  4. Como aprender programação sozinho - Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] a programar não é impossível, mas fácil também não é, como eu disse em “É difícil aprender a programação?“. Vi muitas pessoas desistirem ao longo do caminho, por terem tomado uma decisão errada ou […]

  5. Marcus

    Boa tarde!
    Eu estou no 7º Semestre de Ciência da computação e infelizmente não sei programar, uma porque sei que não me dediquei como deveria, outra porque o primeiro professor de algoritmo contribuiu para que eu não curtisse programação, conforme mudou o professor, mudou a didática da aula e ficou bem interessante porque descobri que posso criar o que eu quiser rsrrs mas me faltou a base, e isso vem me atrapalhando até o momento, qual seu conselho diante de uma situação desse rsrs Tenho certas dificuldades, e infelizmente meu tempo tá pequeno, já que tenho que fazer TCC, entregar AACC e relatório de estagio rsrs
    Só gostaria muito que as minhas fossem mais prática do que teórica, sei que a teoria é super importante tbm, mais tem muita teoria e pouca prática e o mercado quer praticidade.
    Obrigado!
    Att Marcus

    1. Tiago Gouvêa

      Amigo, agora é você dedicar um tempo pra voltar no básico….. fazendo algo TOTALMENTE prático. Não tem outro jeito. Boa sorte!

  6. Silvana Sales

    Olá, estou no 4° período em Ciencias da Computação e começamos com Python, mas eu não conseguir pagar essa disciplina de primeira, pois sintia muita dificuldade e ainda sinto :'( Não é a questão do “programa” em sí, mas creio que a lógica que o envolve, por isso essa grande parte das dificulades das pessoas em aprender qualquer linguagem de programação.

    1. Tiago Gouvêa

      Verdade Silvana. Por isso mesmo que eu criei um método diferente de ensinar, “aprender programação em 20 horas”, que eu vou por outro caminho, mais intuitivo. 🙂

  7. Pedro

    Pra mim está mega super difícil. Estou pensando em trocar de curso, Estou terinando o 1º semestre e confesso que ainda nao entendi nada! Tá brabo, muitos cálculos…
    Pensei que era fácil, ledo engano; pra mim está super difícil em continuar.

    1. Tiago Gouvêa

      Te entendo Pedro. Força ai nos estudos! Não desiste não!

  8. Os 5 principais requisitos para ser um bom programador - Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] Pense nisso em meu post “É difícil aprender a programar?“. […]

  9. Dalcilene Ramos

    Melhor conselho desistir jamais!!