Posts Profissionais

Ética no trabalho e profissionais de T.I

As áreas relacionadas a Tecnologia de Informação estão crescendo como nunca. Juntamente com este boom no mercado profissionais e empresas estão sempre procurando a melhor oportunidade para faturarem.

Até ai tudo bem, o capitalismo é quem comanda e não temos muito o que refletir sobre isso neste momento. Mas a ética no trabalho deve ser uma constante.

Respeito as informações sigilosas

Praticamente todo profissional de T.I tem acesso a informações sigilosas, seja um banco de dados, planilhas financeiras ou mailing de clientes. É preciso estar ligado para não “ceder” para o lado negro. Nunca copie arquivos sem permissão nem divulgue informações dos clientes para terceiros. Quanto aos projetos que a empresa desenvolve tenha sempre bom senso ao comentar a respeito, não passando nunca o “diferencial” para outras pessoas.

Comprometimento com o horário de trabalho

Concentre-se unicamente no que precisa ser feito, não priorize conversar por MSN, twitter ou celular. É preciso dedicação total ao trabalho, guarde as interações pessoais para o momento de intervalo ou almoço. Busque estar presente no seu posto de trabalho pontualmente e prefira ler e-mails ou sites de noticias antes do inicio da jornada.

Seja competente no que faz

Desempenhe seu papel com excelência, sendo responsável e deixando clara sua capacidade. Faça seu salário valer a pena mostrando que gera resultados reais para empresa, seja qual for a sua função. Persistindo desta maneira não será difícil conseguir um aumento de salário ou promoção.

Seja humilde e compreensivo

Ao receber uma crítica ou ser repreendido seja honesto consigo mesmo e com a empresa, reconhecendo e se pondo a disposição para remediar qualquer problema ocorrido. Se membros da equipe falharem seja brando nas críticas evitando assim de ser tachado como intolerante.

Desligue-se da empresa com tudo em ordem

Quando se desligar da empresa, certifique-se que tudo fique na mais perfeita ordem. Nunca deixe trabalhamos não terminados ou mal feitos. Isso poderá comprometer o resultado da empresa ou do próximo profissional que assumirá o cargo. Você também poderá ser mal avaliado no caso da nova empresa  entrar em contato buscando referências. Deixe apenas boas referências.

Outras dicas importantes

– Nunca fale dos outros pelas costas, ou leve pra frente comentários infelizes;

– Cumpra sua palavra, buscando fazer sempre o que prometeu;

– Receba críticas com dignidade, e elogios com honra;

– Não se oponha constantemente a algum membro da equipe do qual não gosta muito;

– Seja sempre honesto quando falhar ou esquecer algo, simplesmente assumindo que errou;

– Nunca use palavreado baixo no local de trabalho, como palavrões ou jargões depreciativos;

Portanto quando falamos em ética estamos falando realmente são de comportamentos, atitudes. O que prevalece é a honestidade e bom senso.