Posts Profissionais

Integração de sistemas com Redes Sociais

No dia 14 de Junho de 2012 apresentei no Café Digital o tópico “Integração de Sistemas” voltando para redes sociais e dispositivos móveis.

O objetivo da apresentação era “Possibilitar aos participantes conhecerem o B-A-BA da comunicação entre sistemas, reduzindo a complexidade da visão, apresentando o conceito básico e principal, tornando assim possível rascunhar ideias e possibilidades de novos aplicativos.”. Neste post deixo registrada a apresentação utilizada e relaciono links de interesse para que todos possam “se meter” a integrar!

 

Service-oriented Architecture

Tudo o que se tem hoje em termos de integração de sistemas, vem  diretamente (ou indiretamente) do conceito de Serviço. Como uma imagem vale mais que mil palavras, o video abaixo poderá resumir como a coisa toda funciona.

 

 

Integração para Redes Sociais

Um bom exemplo de sistema que soube utilizar a integração de várias redes é o Banjo, para android. “Facebook, Twitter, Foursquare, Instagram e outras para fornecer uma visualização em tempo real do que está acontecendo em qualquer lugar do mundo. Esteja em dois lugares ao mesmo tempo ou utilize nossa poderosa tecnologia de alerta de amigo quando o mesmo está por perto.”

 

O que vemos nesta rede é obtenções “simples” do timeline de várias redes sociais, porém, o aplicativo se preocupa apenas com as atualizações que tenham geoposicionamento para exibir sobre o mapa onde seus amigos estão interagindo, seja na rede que for.

Para ter este tipo de grande ideia é preciso saber o que as redes fornecem de dados, quais “perguntas” existem e o que vem na “respostas”.

Documentação de integração das principais redes sociais

O primeiro passo para quem deseja programar algo, ou apenas inventar uma nova ideia com base na integração fornecida pelas redes sociais, é ler a documentação. Recomendo identificar as “perguntas” disponíveis e o que será “respondido”, e assim começar a tecer ideias na caixola!

 

Links para API de integração
Facebook http://developers.facebook.com/
Twitter https://dev.twitter.com/
Orkut https://developers.google.com/orkut/
Google+ https://developers.google.com/+/api/
Soundcloud http://developers.soundcloud.com/
last.fm http://www.last.fm/api
Grooveshark http://developers.grooveshark.com/
Instagram http://instagr.am/developer/
LinkedIn http://developer.linkedin.com/apis
Flickr http://www.flickr.com/services/api/
Digg http://developers.digg.com/
Youtube https://developers.google.com/youtube/
MySpace http://developer.myspace.com/

Conteúdos úteis

Para saber um pouco mais selecionei alguns links que podem ajudar.

How I explained REST to my wife

Service-oriented architecture

Transferência de Estado Representacional (REST)

Facebook Open Graph

Conhecendo o Facebook Open Graph Protocol