Posts Profissionais

Kit Básico para programação PHP

PHP vem ganhando espaço no mercado, parte deste crescimento se dá pelo fato de ser uma linguagem de desenvolvimento rápida, a curva de aprendizado também é reduzida, trabalha em qualquer plataforma e apresenta ótimo desempenho comparado com as outras linguagens web.

Para começar a programar em PHP você precisará de um ambiente local de desenvolvimento, ou seja, um servidor web “completo” funcionando na sua máquina. Um Servidor HTTP, o servidor PHP, o servidor de banco de dados e um editor para codificação.

Servidor Web + PHP + MySQL

Recomendo utilizar o XAMPP para Windows (ou LAMPP para Linux), que é um pacote de solução completa para PHP. Já vem com Apache, PHP, MySQL e FileZilla Server.

Para instalar basta fazer o download em http://www.apachefriend.org. Não tem mistério. Após a instalação você poderá abrir o painel de controle do XAMPP para startar ou interromper os serviços.

Para testar seu servidor local acesse http://localhost. Se não abrir é porque algo deu errado, neste caso envie um comentário que tento lhe ajudar.

O MySQL é gerenciado através do PhpMyAdmin, acessível por http://localhost/phpmysql.

O FileZilla server estará instalado mas a princípio não precisa ser utilizado.

Os arquivos disponíveis através de seu servidor web local ficarão em seu document_root, se a instalação estiver em c:xampp, esta pasta será c:xampphtdocs. Todos arquivos e pastas neste caminho são refletidos via http://localhost.

Editor PHP

Atualmente estou utilizando o NetBeans, é um editor bem completo, com algumas funcionalidades para facilitar o dia-a-dia do desenvolvimento. Seu code completion não é dos melhores, mas, no geral é um editor bem estável. Suporta multiplos projetos, acesso a Subversion, facilita edição de CSS e HTML, navegação rápida entre os métodos implementados e outras vantagens que um iniciante pode não perceber. 🙂

Outras boas opções: Zend StudioEclipePhpED e também o Dreamweaver.

Recomendo editores com um bom code completion; uma “popup” que apresenta as opções de código e uma breve explicação a respeito, além de link para o manual online e outras referencias. Isso facilita muito o aprendizado. Se você preferir usar algo bem “leve” e independente, utilize o Notepad++ (não tem completion).

Primeiro arquivo código PHP

Todo arquivo PHP, para que seja devidamente processado e exibido, deverá estar dentro da pasta do Document Root, dentro do local de instalação como expliquei acima. Os arquivos PHP abertos fora desta pasta serão exibidos no browser como descritos no editor.

Identificado seu Document Root, podemos iniciar o primeiro arquivo PHP para utilização:

<?php

echo “Alô mundo!”;

?>

Salvando este arquivo como teste1.php dentro de htdocs, poderá ser acessado por http://localhost/teste1.php.

Pronto! Você já tem o básico para começar a desenvolver sistemas em PHP!

Onde buscar informações

Para iniciar leia sobre os princípios da linguagem,

Para avançar no desenvolvimento, recomendo ler algum livro inicial de PHP, acompanhar sites do assunto, seguir tutoriais para tarefas simples. Começe primeiro sem utilizar banco de dados, entendendo a sintaxe básica, a utilização das variáveis e as estruturas de controle.

O primeiro local de consulta deve ser sempre o manual oficial do PHP. Toda informação acerca de linguagem pode ser encontrada na página dos responsáveis pelo desenvolvimento.

Livros de PHP:

PHP a Bíblia: realmente um excelente livro, atende desde o básico até o avançado.

Desenvolvendo Websites com PHP: aborda o assunto de forma clara e objetiva.

Tutoriais:

Julio Battisti: apresenta um tutorial bem explicado para iniciantes.

Clubepc: outro tutorial para os primeiros passos.

Truques e Dicas: implementações simples e de fácil compreensão.

Sites de referencia:

PHP.net: certamente o melhor site a respeito.

iMasters: gigante de informações de TI, com bom conteúdo acerca de PHP.

Site Y

<?php echo “Agora é com você!!”; php?>

Dedique-se ao aprendizado. Todo bom programador começa e avança por si só, utilizando os recursos que estão ao alcance, investigando, pesquisando, tentando e tentando..

Sinta-se a vontade para enviar perguntas, e SUCESSO!