Novo Posts Profissionais

O medo de aprender algo novo

Recentemente me disseram que um bom professor é aquele que lembra o que pensava e o que sentia, quando ainda não sabia o que ensina hoje. É aquele que lembra da sensação de não saber algo, da dificuldade que foi aprender, e principalmente dos obstáculos que enfrentou para realmente entender daquilo.

Este não é um post definitivo sobre o medo de aprender, mas são alguns insights que anotei ao longo do tempo e que podem lhe ser uteis.

Medo de aprender programação?

Quem não sabe programar muitas vezes sente um certo “medo” de começar a aprender. Isso é verdade! Você vê uma pessoa com uma tela preta, cheia de coisas coloridas escritas, cheia de “cálculos” (talvez?) e já sabe que ali tem coisa difícil de se entender. Como não ter medo?

Em alguns momentos é um misto de excitação com receio. “Será que vou conseguir aprender?”, “vou perder tempo nisso e não dar em nada?”,”vou ficar frustrado se não conseguir aprender?”. 

Na verdade a coisa toda do medo tem a ver com sair da zona de conforto e com o esforço que terá que se fazer para construir pensamentos novos e alcançar um novo nível de conhecimento.

Ao longo do aprendizado é certo se deparar com momentos de não entendimento, com momentos de dúvida, com coisas que realmente não serão aprendidas, ou seja, com os desconfortos de não saber algo completamente ainda. 

Medo de começar, medo de continuar?

De uma forma parecida, um programador experiente também sente esse mesmo “medo” antes de aprender algo novo. 

É mais fácil pensar que a dificuldade existe só no começo, mas não é a verdade. Ao longo da nossa carreira, muitas vezes precisamos estudar e conhecer coisas novas, e sabemos que grandes desafios irão se apresentar.

Talvez, este medo diferencie os bons dos não tão bons. Talvez os melhores profissionais sintam menos medo de aprender e conseguem se dedicar nisso com muito mais frequencia que outros. Isso pode ser um fator.

Saber mais, é bom demais!

Ao perceber que aprendeu realmente algo novo, você se sente gratificado, fica todo cheio de onda, e faz tudo aquilo parecer muito simples.

O que foi aprendido passa a ser óbvio, por mais difícil que parecesse antes e muitas vezes você já pode até ensinar alguém que ainda não saiba nada do assunto.

Afinal, este é o objetivo.

Seguem minhas recomendações

Seguem algumas dicas minhas para você que está precisando aprender algo novo:

Acalme-se, reduza sua ansiedade. Se tem algo te pressionando para aprender, ou se está com pressa de aprender isso logo, se acalme. A ansiedade te deixar apreensivo e muitas vezes não te deixa se concentrar o suficiente. Busque alguma forma de se livrar desta ansiedade.

Se o conteúdo te assusta, se informe sobre os arredores primeiro. As vezes o conteúdo é tão pesado, tão denso, que uma boa ideia é ler a respeito do conteúdo, sobre coisas relacionadas antes mesmo de iniciar os estudos. Assim o cérebro já vai se acostumando e criando mais sinergia com o assunto.

Deixe-se motivar pelo conhecimento que será adquirido. Ao invés de pensar só no quão difícil será, busque conteúdos e informações que possam te motivar a aprender sobre o assunto. Veja videos ou leia posts de pessoas que gostam disso, que fizeram coisas interessantes com isso ou que cresceram pessoalmente e profissionalmente com este conhecimento. Este movimento irá instigar seu real interesse pelo novo conhecimento.

Busque seu real interesse. Pare por algum tempo, feche os olhos e pense “porque você quer aprender isso?”. Responsa esta pergunta para você mesmo, busque sua própria motivação, seja ela qual for. Como será quando você dominar este assunto? O que mudará em você, no seu trabalho, no seu dia a dia, no seu ciclo de amizades? Alguns dizem que esta é a coisa mais importante antes de aprender algo novo.

Só você saberá o que sabe ou não, portanto não tenha medo do julgamento. Se a exposição aos demais lhe incomoda, siga sua linha de aprendizagem sem informar a ninguém, guarde em segredo. Na verdade, as outras pessoas estão muito menos preocupadas com você do que você imagina, você se cobra muito mais. Talvez quando se sentir mais confiante, deixe os outros saberem que aprendeu algo novo.

Comece por baixo e tente encontrar um platô mínimo de conhecimento. Não queira já aprender tudo de uma vez, ou aprender a parte mais difícil primeiro. Foque-se nos fundamentos, para poder entender todo o resto com mais facilidade.

Tenha coragem! Na vida é assim, precisamos sempre dar o próximo passo e é preciso coragem pra isso. Ou então, ficaremos sempre na mesma.

Persista! Se for mais difícil do que estava imaginando, não desista logo de cara. Tente outras formas de aprender, outras fontes de informação, ou até mesmo dê um tempo sem estudar alguns dias.. mas logo depois volte firme aos estudos.

E então, o que você está querendo aprender? Comente ai!

Te desejo boa sorte e sucesso!