Posts Profissionais

O trabalho na era da tecnologia

Estamos em uma era onde se falta emprego, porém, sobra trabalho. Por um lado as pessoas querem ser contratadas, admitidas, receber um bom salário, férias e todos seus direitos, ter benefícios como plano de saúde, auxilio estudos, etc. Por outro as empresas precisam de colaboradores cada vez mais empenhadas com o resultado final, profissionais envolvidos, que vistam a camisa, com bom nível de conhecimento e muita adaptabilidade.

Na era da tecnologia tudo acontece muito rápido, as falhas são pouco aceitas e as pessoas nem sempre estão antenadas a isso.

Venho observando um declinio no nível de conhecimento e interesse das pessoas, esta tendencia é acompanhada por outras pessoas também. Os motivos são muitos, um deles acredito ser o grande número de faculdades particulares que admitem alunos sem muitos critérios, e infelismente na maioria das vezes formam pessoas com bem pouco conhecimento. Tornando assim as pessoas “preguiçosas”, pouco dispostas a arregaçar as mangas e encarar qualquer desafio maior.

Portanto, o mercado está repleto de pessoas com pouco conteúdo, poucos conhecimentos e baixo índice de solução. Digamos assim, pessoas que fazem pouca diferença.

Para nossa sorte, existem os que querem crescer, que estão dispostos a aprender e conhecer, almejando cargos cada vez mais altos e melhores salários. Pessoas que desejam respeito e reconhecimento.

“Aderencia” é um termo muito usado no mundo dos negócios, é preciso ser aderente ao negócio da empresa, “o que a empresa faz?”, “como faz?”, “como posso fazer a diferença?”, “como me tornar indispensavel?”, “posso tornar a empresa ainda melhor no mercado?”, “o que tenho de melhor a oferecer” são perguntas que devem ser respondidas por quem pretende se manter bem no mercado de trabalho atual.

Este é um post inicial, pois pretendo teclar acerca destes assuntos.

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (0)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *