Posts Profissionais

Os melhores produtos e serviços de 2015

Nos anos passados vi pessoas publicando listas de produtos e serviços que foram “incríveis” no ano que terminava, dai resolvi fazer a minha lista para 2015, com os fornecedores e soluções que utilizei durante o ano e que merecem ser divulgados. Quem trabalha com tecnologia normalmente testa mais sistemas, experimenta vários tipos de aplicativos, pesquisa mais equipamentos antes de comprar, dai, a importância deste post.

 

Melhores serviços de envio de email

Mailchimp – é um clássico do envio de email marketing, porém alguns ainda não conhecem. Este ano usei como ferramenta única para divulgar eventos do GDGJF e me surpreendeu a qualidade. Utilizei apenas a versão grátis, que vem com a logo deles no final do email e a quantidade de inscritos e envios não pode passar dos limites gratuitos. Mas, no meu caso, tem sido suficiente.

Sendy – a maior diferença entre o Sendy e o Mailchimp se resume a uma frase, “100 vezes mais barato”. Dai, já merece destaque. A desvantagem dele é que não tem templates prontos e não é tão user frendly quanto o Mailchimp, mas a funcionalidade é a mesma. Ha, você precisa instala-lo no seu servidor.

Mandrill – É o serviço de envio de email por trás do Mailchimp. É util para desenvolvedores que precisam enviar milhares de emails por dia em seus sistemas, saber quem leu, lidar com bounces e unsubscribes, e todos aqueles detalhes, pagando um preço realmente em conta.

 

Melhores equipamentos

MacBookPro – completei um ano usando Mac em agosto. Eu não achava que poderia ser tão bom, tão inscrível, tão diferente do que eu já tinha experimentando de máquinas rápidas e leves. Me enganei. Apple é outro mundo, outra coisa, não tem como compararmos Macs e PCs, porque são coisas diferentes. O desempenho é simplesmente imbatível, o sistema é estável, faz você esquecer que é um computador. Quanto ao hardware, a resistencia, durabilidade e a perfeição nos detalhes faz dele um dispositivo que realmente merece destaque.

Asus ZenFone  – meu velho telefone estava pela hora da morte. Pesquisando descobri que o ZenFone 5 tinha um ótimo custo/benefício, quando comparado com telefones com recursos semelhantes. Comprei e não me arrependi. É resistente, estável e ágil. Quanto ao Android ser “modificado, a versão da azus”, eu só tenho visto vantagens pois eles fornecem recursos extras que considero úteis e performáticos.

 

Melhores servidores

SiteGround – Deus me livre de locaweb, dialhost, kinghost e mais algumas hospedagens brasileiras. O SiteGround é incrível; suporte inacreditável, facilidade no uso (cpanel) e preço que vale a pena. Para quem hospeda WordPress, eles oferecem uma série de vantagens exclusivas, como cache e segurança melhorada. Fiz um post só falando sobre isso umas semanas atrás, “Porque migrei tudo para o siteground“.

Adicionado em 26/01/2017 > Testando a Locaweb (Jelastic) em 2017

DigitalOcean – uso amazon desde 2008. Em 2015 comecei a utilizar o Digital Ocean em alguns projetos menores e me surpreendeu pela simplicidade e custo acessível.

Mindnet – Utilizei por quase 10 anos, e mesmo tendo migrado todos os sites de lá para o SiteGround, considero a melhor hospedagem em língua portuguesa, cpanel, com suporte rápido e eficaz (lê-se Alvaro). Se você não quer hospedar na gringa, hospede na Mindnet.

 

Melhores IDE

PHPStorm / WebStorm – para desenvolvimento Web utilizei o NetBeans por anos, mas cansei. O PHPStorm tem se mostrado cada vez melhor, ao me ajudar na escrita do código, com plugins que adaptam a IDE a qualquer framework, biblioteca, módulo, metodologia, banco de dados… ajuda muito na produtividade. Já o WebStorm, é mais voltado para aplicações HTML/JS. Usei pouco ele, apenas em alguns projetos para a Rede Globo, e me facilitou um tanto na escrita do Javascript.

 

Melhores Plugins para o Chrome

Postman – testar APIs é sempre chato e trabalhoso. O Postman é um plugin (mas também pode ser instalado como desktop) que te ajuda a testar suas API de forma rápida e fácil. Você pode salvar coleções e assim ter todas as chamadas de suas APIs disponíveis para rápido acesso. Na versão paga (U$9,99) você pode criar testes em lotes que validem várias chamadas em sequencia, meça o desempenho, etc.

Tabs Outliner – este leva o prêmio de melhor descoberta de 2015! Ele permite salvar uma janela aberta, dar nome para aquela janela e reabri-la a qualquer momento. Estou estudando Javascript por exemplo, abro 10, 15 abas, 2 janelas…. dai preciso parar em algum momento, salvo aquelas janelas como “JavaScript” dentro do grupo “Estudos”… dali um mês surge um intervalo pra estudar novamente, basta abrir o plugin e clicar na janela salva e, shazam! Tudo volta exatamente como estava no dia que salvei. Para quem trabalha com muitos projetos web também facilita bem. Assim que abro uma janela (ou várias) de um projeto, volto exatamente no que estava trabalhando, já com as versões locais, de teste e produção abertas, nas telas que esta testando pela ultima vez, abas de pesquisas relacionadas aos projetos… facilitou muito mesmo a minha vida.

FullContact – O plugin para o GMail me permite facilmente acessar os dados dos meus contatos, adicionar tags para eles, incluir links, e assim vou enriquecendo os dados das pessoas. Ao enviar um novo email, basta clicar no “para” que a busca de contatos é aberta, e todos os contatos “tageados” no FullContact estão lá, divididos como categorias no Google Contacts.

 

Melhores soluções

WordPress – quem é da web sabe, que apesar dos pesares, é o que há de melhor para sites e blogs. Nos últimos anos surgiram milhares de novos plugins, para as mais variadas finalidades. Começar um site do zero, só se for muito necessário mesmo. O WordPress te dá grátis 95% do que você precisa para ter um excelente site. Templates prontos também mereciam um destaque na minha lista. 🙂

 Syncovery – uso desde sempre. Antes se chamava “super flexible file synchronizer”, agora se chama “syncovery” por motivos óbvios. Todos os sistemas com os quais trabalho, são atualizados com esse sistema. Em resumo, ele sincroniza arquivos de um lado pro outro. Existem centenas de opções e recursos, para facilitar deixar pastas em lugares distintos com os mesmos arquivos. É um rsync, porém, com interface visual e de fácil uso. Para backups e migrações também é uma ótima ferramenta.

Trello – já usei vários sistemas de gestão de projetos, mas, neste ano o Trello brilhou. Ele é simples, objetivo, cria um ambiente onde todos colaboram, incentiva a narracão e a versão mobile funciona bem, sem complicações.

 

Metodologia

Inbound Marketing – o marketing mudou. Eu fazia inbound sem saber, sempre medi resultados, sempre busquei as conversões e se não desse resultado final, pra mim não servia. Mas quando conheci a metodologia do Inbound Marketing (apresentado pelo Renan Caixeiro) achei uma maravilha, basicamente, porque ela “sistematiza” a coisa, dando um processo focado em conversão.

AgileCRM – Eu imaginava que o RDStation era bom (mesmo sem nunca ter usado), mas o AgileCRM é outro nível. Permite fácil integração à todos os dados dos contatos. É totalmente aderente ao modelo de Inbound Marketing, permitindo a nutrição de leads, facilitando a criação de campanhas, qualificação e automação. Aliás, a parte de automação de marketing dele é “amazing”.

FullContact – É uma forma de classificar seus contatos (“taggear”) e obter informações extras sobre alguns deles. Tenho usado principalmente por causa do plugin para o Gmail; ao abrir um email de qualquer pessoa ele apresenta todos os detalhes daquela pessoa, como links de redes sociais, empresa em que trabalha, foto, etc… e normalmente já adiciono algumas tags para encontrá-la facilmente depois quando eu precisar, para uma campanha, para buscar profissionais em determinadas áreas de conhecimento ou divulgar algo que sei que irá interessar para algumas tags.

 

Enfim, estes são os premiados pra mim no ano de 2015. Se você tem sugestões de aplicações, serviços, produtos ou metodologias, comente!