Posts Profissionais

Os piores tipos de clientes

Toda empresa quer sempre atrair novos clientes, faz todos os esforços possíveis para fechar negócio e ter mais um cliente na carteira. Porém, existem aqueles clientes ruins, os que fazem você passar raiva, que lhe tiram do sério e te deixam pensando até onde esse cliente vale a pena. Estes tipos são poucos, menos 1%, mas, existem. Decidi então listar os quatro piores tipos de clientes que conheci:

 

1) Os clientes sem educação

Atrase um dia ou cometa um deslize com este tipo de cliente para ver o que acontece.. Eles tratam os colaboradores dele como cachorro, e, se der bobeira tratará os seus (e você) da mesma forma. Ligam querendo descontar a raiva do mundo no seu gerente, no seu funcionário, em quem atender o telefone. Não têm “papas na língua” e gostam mesmo é de reclamar. Gritam, xingam e chegam até ameaçar “queimar seu filme” se o que eles pedirem não for atendido.

 

2) Os clientes que fingem ter muito dinheiro

Ele se impõe, gosta de ostentar, quer que você conheça a empresa dele, veja os colaboradores (que lá chamam-se empregados) e se mostra na crista da onda. Quando recebem a proposta, querem negociar, querem permuta, dividir a perder de vista, ganhar desconto com indicações… Muitas vezes prometem que ao se tornarem clientes trarão consigo uma legião de novos clientes para sua empresa e que você ficará rico! Porém, não quer pagar.

Se pagar o primeiro boleto em dia, o segundo irá atrasar, e acabará tendo que renegociar tudo uns 6 meses depois.

 

3) O cliente que só gosta de cobrar

Ele quer saber do prazo, se há um atraso ameaça entrar contra você na justiça e usa o contrato como sua principal arma. Mas, quando chega a vez dele dar uma informação, conferir o que foi entregue ou dar qualquer retorno, some do mapa! São ótimos em cobrar sua parte, mas quando chega a parte deles….

 

4) O cliente que acha que tudo é fácil

Todo seu serviço, todo seu conhecimento, todo seu esforço, pra ele é pouco. Se fosse ele fazendo faria com os pés nas costas. Qualquer erro seu, pra ele é um absurdo, pois deve pensar “como ele consegue errar fazendo uma coisa tão simples“. É desmotivador este tipo de cliente pois não valorizam seu serviço, acham que estão até fazendo um favor em ser seu cliente e nunca irão reconhecer seu esforço.

 

Enfim, existem outros tantos tipos de clientes ruins que não vale nem a pena listar. E você, já teve clientes ruins? Qual destes é o pior na sua opinião?