Posts Profissionais

Porque programadores gostam de programar?

O que faz uma pessoa ser atraída a fazer algo tão complicado? Quais suas reais motivações?

Encucado com isso e observando os programadores mais chegados, resolvi listar 5 dos principais motivos.

Resolver problemas

É onde a maioria começa, porque o programador iniciante não sabe quase nada então tudo são problemas. Para começar a fazer algo já enfrenta vários problemas e tudo parece muito mais difícil do que realmente é. A cada novo passo, um novo programador (ou programador experiente aprendendo uma nova linguagem) precisa parar, ler, estudar, entender (ou não) para então avançar… Existe uma “energia” nisso!

Ter um problema, que precisa ser investigado, pensado, resolvido e isso é muito instigador e programadores realmente gostam disto. Gostamos de ser reconhecidos como resolvedores de problemas!

Criar soluções

É quando se percebe um problema (que normalmente outras pessoas enfrentam) e pensa logo em alguma solução para aquilo, utilizando um software, claro. É aquela coisa de ser inventor, de criar coisas que facilitam a vida dos outros.

Melhorar as coisas

Como fazer as coisas mais rapidamente? Com menos pessoas ou mais facilmente? Muitos programadores são atraídos a desenvolver soluções que melhoram processos, que tornam as coisas mais ágeis, eficiente ou eficazes.

É desafiador pensar e criar algo que melhore o resultado final do que as pessoas fazem.

Inventar coisas novas

Hoje é chique dizer “inovar“. Todos os grandes softwares saíram da cabeça de um programador. Os sistemas operacionais, aplicativos que usamos no dia a dia e até as redes sociais foram grandes invenções.

Também desperta aquele espírito “inventor“, de pensar em algo que ninguém pensou ainda e que todos vão achar o máximo, claro!

Divertir os outros

Os desenvolvedores de jogos pensam assim; programar é criar diversão. Dai, o grande barato é imaginar que o jogador (usuário), ficará tentando a todo custo vencer os desafios que foram criados. O jogador, por um lado, é a quem o programador deseja entreter, por outro, é quem o programador tenta ao máximo (dentro de um certo limite), impedir de avançar no game, criando dificuldades. Essa é a graça de se jogar.

E você? Programa porque?

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Conteúdo relacionado

Respostas (11)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lima

    Bom, primeiramente antes de pensar em programar você tem que gostar da área da computação, eu sempre gostei de mexer nos programas e curiosidade em saber como eles funcionavam foi ai que fui a busca de informações “www.google.com.br” onde encontrei muitas informações de como programar. No começo foi muito difícil assimilar as informações porém com muito esforço e dedicação aprendi a programar primeiro em Pascal (Delphi) e a pouco tempo tive a oportunidade de conhecer a linguagem c# (Visual Studio) e já programo nesta linguagem e ela é fantástica, consegui simplificar muito código. Se você quer iniciar nesta área lhe dou todo meu apoio só que estude bastante pois a caminhada será longa cada dia um aprendizado novo.

  2. Al Avec

    Ainda não sou um programador de verdade, mas gosto de resolver desafios. Para mim, mostrar uma uma mensagem na tela usando a linguagem Java já foi um desafio que consegui superar. Agora estou me aventurando em coisas mais complexas. Pesquiso de trás para frente e de frente para trás. Acho que não existe fórmula mágica para aprender a programar. Você aprende o que conseguir absorver, o resto vem com o tempo. Não importa quanto tempo, pois seremos eternos aprendizes.

  3. Pedro

    Eu programo porque eu gosto muito de pensar maneiras de resolver problemas. Eu geralmente não tenho um objetivo em mente, mas muitos dos meus programas são uma desculpa para mim estudar funcionalidades de uma linguagem, ver tudo funcionando, melhorando o programa conforme o tempo, eu quando eu me sentir feliz com o resultado, procurar algo novo para aprender.

  4. Joao Vitor

    Tudo começa com o Querer. Se a Pessoa quer então ela consegue !!

  5. GABRIEL MARCOS ANDRADE

    Minha evolução!

  6. Porque pessoas começam a programar, mas acabam desistindo Tiago Gouvêa

    […] forma, a programação é mais do que uma profissão, uma paixão. Quem programa, ama programar. Vê a programação em todos os detalhes e realmente acredita que é impossível conseguir […]

  7. Os 5 principais requisitos para ser um bom programador | Portal Informático!! seja bem vindo

    […] Ter bom nível de concentração (leia meu post “Porque programadores gostam de programar?“); […]

  8. Por que programadores gostam de programar? - Fagner Lima

    […] Post original em: Porque programadores gostam de programar? […]

  9. Porque programadores gostam de programar? | Profissionais TI

    […] Post original em: Porque programadores gostam de programar? […]

  10. A profissão de programador e os problemas Tiago Gouvêa

    […] Leia também meu post “Porque programadores gostam de programar?“! […]

  11. Os 5 principais requisitos para ser um bom programador « Tiago Gouvêa Tiago Gouvêa

    […] Ter bom nível de concentração (leia meu post “Porque programadores gostam de programar?“); […]