O que faz uma pessoa ser atraída a fazer algo tão complicado? Quais suas reais motivações?
Encucado com isso e observando os programadores mais chegados, resolvi listar 5 dos principais motivos.
Resolver problemas
É onde a maioria começa, porque o programador iniciante não sabe quase nada então tudo são problemas. Para começar a fazer algo já enfrenta vários problemas e tudo parece muito mais difícil do que realmente é. A cada novo passo, um novo programador (ou programador experiente aprendendo uma nova linguagem) precisa parar, ler, estudar, entender (ou não) para então avançar… Existe uma “energia” nisso!
Ter um problema, que precisa ser investigado, pensado, resolvido e isso é muito instigador e programadores realmente gostam disto. Gostamos de ser reconhecidos como resolvedores de problemas!
Criar soluções
É quando se percebe um problema (que normalmente outras pessoas enfrentam) e pensa logo em alguma solução para aquilo, utilizando um software, claro. É aquela coisa de ser inventor, de criar coisas que facilitam a vida dos outros.
Melhorar as coisas
Como fazer as coisas mais rapidamente? Com menos pessoas ou mais facilmente? Muitos programadores são atraídos a desenvolver soluções que melhoram processos, que tornam as coisas mais ágeis, eficiente ou eficazes.
É desafiador pensar e criar algo que melhore o resultado final do que as pessoas fazem.
Inventar coisas novas
Hoje é chique dizer “inovar“. Todos os grandes softwares saíram da cabeça de um programador. Os sistemas operacionais, aplicativos que usamos no dia a dia e até as redes sociais foram grandes invenções.
Também desperta aquele espírito “inventor“, de pensar em algo que ninguém pensou ainda e que todos vão achar o máximo, claro!
Divertir os outros
Os desenvolvedores de jogos pensam assim; programar é criar diversão. Dai, o grande barato é imaginar que o jogador (usuário), ficará tentando a todo custo vencer os desafios que foram criados. O jogador, por um lado, é a quem o programador deseja entreter, por outro, é quem o programador tenta ao máximo (dentro de um certo limite), impedir de avançar no game, criando dificuldades. Essa é a graça de se jogar.