Posts Profissionais

Recomendações para profissionais entrantes na área de tecnologia da informação

Seja bem vindo ao mercado de trabalho! Você se formou (ou está quase lá) e chegou a hora da verdade, hora de trabalhar, de ganhar seu próprio dinheiro e mostrar realmente a que veio. Mas… o mercado de trabalho é bem diferente do ambiente acadêmico e ao entrar nesta atmosfera é preciso se preparar para a nova realidade.

Falo para estudantes das áreas de tecnologia, mas provavelmente a informação aqui vale para todas as outras também.

Aceite que você aprendeu menos de 10% do que precisa para começar

Algumas pessoas pensam que uma vez graduadas no ensino superior estão “prontas”, “formadas”, totalmente preparadas para o trabalho. Na área de T.I eu te digo, isso é uma mentira. Tire logo isso de cabeça.

Se você se formou no ensino privado eu diria que você recebeu em média 10% da bagagem necessária para trabalhar com algo de bom. Se graduou no ensino público arrisco que recebeu entre 15%  e 20%.

Seja humilde

Entrevistamos pessoas que estão nos primeiros períodos da faculdade e já se acham os melhores do mundo. Acho que todos devem acreditar em sí mesmo, em excesso, porém é preciso humildade para entrar numa empresa “por baixo”, escutar o que os mais experientes dizem, respeitar os padrões e normas.

Mesmo que você entenda muito do que se propõe a fazer, ao entrar em uma empresa terá que aprender todos os processos e formas de trabalhar na mesma, o que lhe fará depender muito da ajuda e atenção dos outros. Se for arrogante não terá muito apoio e acabará ficando em uma saia justa.

Com o tempo você poderá provar por A mais B que é fera! Quem sabe um dia você será até reconhecido por algo realmente bom que tenha feito, mas de início seja humilde.

Aprenda a aprender

O dia a dia do mercado de T.I é cruel e requer estar sempre atualizado. Para isso é preciso aprender a aprender. É isso mesmo, você deve “aprender a aprender”.

Estudantes de faculdades públicas normalmente se formam sabendo a aprender, porém, os formados em faculdades particulares costumam não serem bons nisso. É preciso conseguir pegar um livro, ler e entender o que é dito, aprender o que é ensinado, mas não aprender superficialmente, deve-se aprender como se fosse fazer uma prova oral logo em seguida, compreender mesmo o conteúdo e “adquirir o conhecimento”.

Não espere cair do céu, nem ser repreendido

Se está faltando algo, encontre, se não funciona, ajuste, se falta informação, procure, se a informação não existe, descubra… não espere cair do céu. Seja pró-ativo! Vá a caça! Mantenha uma lista de boas fontes de informação e consulta para cada vez demorar menos para resolver um problema, para cada vez menos depender dos outros.

Não espere que seu superior venha te repreender por qualquer coisa, para isso recomendo observar como os mais antigos na empresa se comportam, o que fazem, oque não fazem e tente imitá-los. De preferencia os melhores, assim você evita ser repreendido batendo papo online ou fazendo qualquer outra coisa que não é bem vista na empresa. Se esta tiver uma política interna se dedique a cumpri-la em sua totalidade.

Se acostume a estudar

Se você não tem muita paciência para estudar é melhor rever seus planos. A atualização deve ser constante e será sempre necessário que estude em casa, nos finais de semana, nos feriados… ninguém quer que você seja apenas mais um peso morto, todos esperam que você agregue algo de valor, que traga novos conhecimentos, que ajude os outros ao invés só de ficar esperando ajuda para tudo.

Seja melhor que os outros

Se quiser estar “na média” o problema é seu. Certamente em seu trabalho existem pessoas ruins, que não conseguem fazer nada de mais e outras realmente boas no que fazem, cabe a você decidir qual dos dois prefere ser. Portanto, minha recomendação é; seja melhor que os outros.

Ser elogiado, admirado, reconhecido e respeitado é possível, mas é verdadeiramente preciso sair da zona de conforto!

 

Lembre-se, você acabou de se formar e precisa dar o máximo justamente agora!

 

Mais informações

Como este é um assunto extenso, selecionei alguns links bem interessantes para você continuar navagendo. Boa sorte!