Posts Profissionais

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outras instituições de ensino

A UFJF

Conteúdo atualizado em 11 de março de 2023.

A UFJF se encontrava (em 2014) na 18ª posição no ranking dentre as Universidades de porte médio na América Latina. Vários cursos, incluindo a Ciência da Computação se destacam pela excelência. Juiz de Fora pode ser considerada uma cidade universitária, conta com pelo ao menos outras 8 instituições particulares de médio/grande porte.

Além da tradicional graduação a Universidade oferece Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado nas mais diversas área.

Os profissionais de tecnologia formandos pela UFJF são profissionais diferenciados, que foram forjados a altas temperaturas, garantindo alta qualidade.

Instituições Particulares

Dos cursos particulares da área tecnológica, alguns formam profissionais totalmente despreparados para lidar com as tecnologias nas quais deveriam ser especialistas.

Nas particulares vemos pessoas desistindo dos cursos voltados para desenvolvimento por causa de Estrutura de Dados (algoritmos), que é matéria básica (e introdutória) da grade, ou muitas vezes sendo “empurrados” para os próximos períodos.

Muitos são “empurrados” até a conclusão do curso e se formam sem conhecimento da programação, sem o entendimento real. Este tipo de profissional não conseguirá entregar muito em uma equipe de desenvolvimento, se o básico ainda não pôde ser absorvido.

Este cenário não é exclusivo de Juiz de Fora, se repete em todo o pais. O importante é distinguir, que de mil pessoas formadas e que estariam prontas para o mercado, apenas uma pequena parcela está realmente em condições.

Claro que também existe uma grande parcela de excelentes profissionais saindo destas instituições.

A Diferença na formação

Na UFJF para chegar ao segundo período o estudante da área de exatas já precisa se desdobrar em três. Antes mesmo antes de chegar nas matérias tecnológicas, cálculo já se mostra uma prova de fogo para os que desejam seguir no curso. Quem se forma pela Universidade Federal é suficientemente estudioso e aplicado para estudar e aprender sozinho, o que é essencial na área de Tecnologia da Informação.

Das dezenas de desenvolvedores que trabalharam comigo, os destaques foram estudantes da UFJF. A diferença de qualidade era sempre imensa, não tinha como passar despercebido. O estudante da UFJF normalmente era modesto e sabia que tinha muito ainda para aprender, os das instituições particulares, ironicamente, se enxergam no topo do mundo.

Dá pra imaginar um professor na UFJF dizendo “ao se formarem ainda terão que aprender muito, precisarão continuar estudando para chegarem a um bom nível de conhecimento“, e um professor de faculdade particular “não aceitem ganhar pouco, vocês vão sair daqui para ficarem ricos“.

UFJF distante do mercado

Por outro lado, no dia a dia tenho escutado cada vez mais, estes estudantes reclamando de muito de professores que não conhecem o mercado. Lecionam apoiados sobre o que aprenderam (no passado) e se esquecem que existe um mundo lá fora, onde para se conseguir um emprego é preciso mostrar resultados concretos e se manter atualizado.

Vejo que é uma crítica onde os alunos não reconhecem os professores como profissionais, não vêm experiência e não os consideram um exemplo a ser seguido. Se isso é algo relevante ou não, me diga você.

Da mesma forma, as tecnologias que estão em uso na maioria das empresa, não são o foco na UFJF. Podemos pensar que o importante são os fundamentos, e concordo parcialmente com isso, mas, creio que focar em tecnologias mais atuais seria essencial para formar profissionais ainda mais preparados para o mercado.

Onde está a mão de obra de Tecnologia de Juiz de Fora

Sempre ouço falar que “os bons que se formam aqui, vão embora da cidade”. Para onde vão programadores, analistas de sistemas, técnicos em telecomunicação, web designers e outros profissionais ligados a T.I de Juiz de Fora?

A resposta está no próximo post desse dossiê, “Profissionais de tecnologia formados em Juiz de Fora”.

Siga lendo!


Dossiê do Mercado de Tecnologia de Juiz de Fora

Este conteúdo faz parte de uma coleção de posts relacionados e que representam meu ponto de vista sobre o mercado de tecnologia e sua evolução na cidade de Juiz de Fora.