Tiago Gouvêa

Blog

Qual sua motivação pra aprender programação?

Qual sua motivação pra aprender programação?

Muito se estuda e fala sobre motivação, mas de fato ainda não existe uma fórmula mágica para manter qualquer pessoa motivada por tanto tempo. O que se sabe é que a verdadeira motivação “vem de dentro pra fora”.

Nos últimos 18 anos o que mais tenho feito é programar, ensinar e aprender programação. Lidei com centenas de pessoas querendo aprender, algumas desistiram, a maioria obteve êxito. E agora é sua vez!

 

Programar é lindo e te dá super poderes!

Existem conhecimentos que te destacam dos demais, entende? Programação é um deles… é tipo a matrix, quando você entende, passa a ver as coisas de outro jeito e também passa a ser visto como alguém “diferente”. Justamente porque você teve a motivação necessária para encarar esse desafio!

Veja o video abaixo que é bem interessante (ative a legenda para português clicando na engrenagem) para te dar uma motivada inicial.


 

O tamanho não importa

Você quer fazer um aplicativo que mude o mundo ou apenas algo que resolva um problema seu, ou da sua empresa?

Na verdade tanto faz. O tamanho do que você irá criar não importa. Uns dos melhores sistemas que já usei, eu mesmo fiz em poucas horas.. faz uns 10 anos e não o uso mais, mas ainda sinto saudades. 🙂

Tem que vir de dentro

Não dá pra começar a programar com uma motivação fraca, tipo; “quero aprender porque deve ser legal”… não serve! Tem que ser algo mais intenso!

Coloca emoção nessa sua motivação! Lá de dentro, lá do fundo, porque você quer aprender a programar afinal???

Pra aprender programação…

Você precisará mesmo de muita motivação! Imagine um sistema que quando você usa, dá um erro, dai aparecem várias mensagens de erro, as coisas param de funcionar e aquilo vira um caos generalizado. Imaginou?

52271-errormessage

 

Pois quando você está programando é exatamente assim, estou falando a verdade. Diferente de quando você usa um sistema de terceiros, no seu programa é você que tem que resolver o erro. Você terá que depurar e tentar entender o que causou isso.

Começar a programar é um tanto complicado em função disso. Aprender a programar é sofrido!

Então você precisa realmente estar motivado antes de começar isso.

 

Tenha santa paciência

Aprender programação é um processo… não é rápido. “Fazer um aplicativo pra celular” não irá acontecer tão rápido quanto você imagina.

Mesmo que você percorra uma via expressa de aprendizado, precisará de paciência, porque muitas vezes você se depara com um problema e fica “agarrado” nele horas… dias até. Isso é normal! Então é bom ter paciência.

 

No final, será incrível

Realmente eu preciso fazer isso, te motivar.

Nossa! Quando você aprender a programar, e se ver fazendo aquele código…. será incrível!


Nos vemos lá!

Ha! Antes de sair programando igual a um hacker, compartilhe conosco sua motivação logo abaixo!

 
 

Classificado como: Posts Profissionais

Participar comentando (11) →
  1. Wellington 6 de Maio de 2017

    Olá Tiago, minha grande motivação é curiosidade e vontade de aprender coisas coisas novas. E, na verdade sempre tive interesse por computação na infancia, mas não tinha coragem pois achava uma coisa muito complicada. Hoje meu foco ta tão grande nisso, que não aguento esperar. Quero aprender tudo! Espero que possa me ajudar.

    Responder
  2. Jose Gualberto 23 de Fevereiro de 2017

    Sempre gostei de Computação, mas nunca havia me interessado por programação até que quando mudei pra Alemanha e acabei me esbarrado dentro desse universo quase que por acidente, comecei aos poucos com HTML, JavaScript, mas foi com PHP que o real interesse explodiu… Agradeço pelo seu blog que além de incentivador tem excelentes dicas…. E vamos que vamos nesse novo mundo cheio de desafios e codes…

    Responder
  3. Mateus Muloeno 28 de Dezembro de 2016

    Estou mais duque preparado para aprender programação. tenho a motivação necessária e que eu preciso para aprender programação.

    Responder
  4. Mateus Muloeno 28 de Dezembro de 2016

    Me sinto motivado em aprender programação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
  5. Claudio Fonseca 3 de Dezembro de 2016

    Olá Tiago, sempre gostei de lógica e resolução de problemas, mas não segui na área de exatas e me formei Ciencias Físicas e Biológicas e me tornei professor de Ciências. Dou aulas em duas prefeituras da região dos lagos no Rio de Janeiro a 14 anos. Algumas vezes já cansado da mesma coisa tentei mudar…até que no ano passado Conheci o projeto Code.org e comecei a gostar e ler sobre programação. Durante o ano muitos prolemas e tudo ficou meio suspenso, até que encontrei o seu site e a motivação voltou com força total. Minha grande motivação é mudar de profissão poder trabalhar em um ambiente mais sossegado onde eu possa criar coisas novas que possam ajudar as pessoas.
    É isso aí grande Abraço! e Parabéns pelo site e pelos vídeos.

    Responder
  6. Nubelson Fernandes 17 de Novembro de 2016

    Olá Tiago, adorei ver seu site, tenho lido bastante!… Desde pequeno sempre quis ser um “criador de programas” (é assim que eu chamava), mas infelizmente não tive a oportunidade de ter um computador, cresci com isso na cabeça mas acabei de desanimando porque a medida que eu crescia, eu via que o país onde eu resido (Angola), não tinha (não tem) recursos motivacionais para um programador, então fui esquecendo e esquecendo… Terminei o ensino médio de Ciências Físicas e Biológicas com o “sonho” de ser piloto, fui fazer a inscrição para a faculdade e derrepente me apeteceu ler os cursos disponíveis, e foi aí que tudo voltou… eu li, no fim da lista de cursos disponíveis “CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO”, meu Deus, eu li aquilo e esqueci completamente a Pilotagem, e todos os outros cursos do mundo, inscrevi-me logo e comecei a faculdade. Mas nem tudo é um mar de Rosas, no meio do primeiro ano eu via que eu nao estava a aprender nada devido à metodologia de ensino dos professores e me desanimei denovo, mas um dia eu procurava por informações sobre Programação e encontrei o seu site, daí me senti melhor e super motivado, desde então tenho aprendi o JavaScript, HTML e Java. Quero dar os parabéns e agradecer pelo seu site. Não sei a palavra certa para designar a minha motivação, mas eu estudo programação porque eu tenho o sonho de um dia ser reconhecido mundialmente como: “O criador do…”.

    Responder
    • Tiago Gouvêa 18 de Novembro de 2016

      Que história interessante a sua Nubelson! Fico feliz que tenha encontrado novamente o caminho que tanto queria!
      Boa sorte!

      Responder
  7. Felipe 3 de Novembro de 2016

    Muito bom e motivacional.

    Vc sempre dizia: “leia e interprete o erro”.

    Responder
    • Tiago Gouvêa 4 de Novembro de 2016

      Hhehehe… verdade, tem que tentar entender o que ele realmente quer dizer com aquela mensagem. 🙂

      Responder

Deixe seu comentário

ra