RACKER – Rede de Apoio ao Computador Kebrado Estragado ou Ruim

Este é um rascunho ainda. 🙂

O objetivo deste post é apresentar o projeto social RACKER (Rede de Apoio ao Computador Kebrado Estragado ou Ruim), que tem por objetivo levar a informática para famílias e jovens em situação de vulnerabilidade social, prover suporte e acesso ao conhecimento.

Doação de computadores

Todo o processo começará com o recebimento de computadores doados, por quem desejar colaborar com a causa. Uma vez doado, o computador recebe um identificador único, que permitirá ao doador acompanhar toda a história daquele dispositivo dali em diante.

O computador é avaliado, para verificar se está funcionando corretamente ou se é necessária alguma manutenção. Em seguida ele é formatado, sendo instalada uma distribuição Linux gratuita, o pacote Open Office, ferramentas de estudo de programação e uma coleção de arquivos e videos para estudo offline nas mais diversas áreas.

O Tutor

É um membro da comunidade, que já tem conhecimentos técnicos suficientes para ajudar no projeto, avaliando os computadores recebidos, sugerindo para quem serão doados, e servindo de ponte entre a organização e a comunidade local.

O Tutor nos ajuda a identificar as escolas e demais grupos da comunidade com as quais podemos nos conectar para realizar os trabalhos.

O processo da reutilização

Uma vez que um jovem recebe uma doação, é feito o registro ligando aquele computador ao novo dono.  O doador receberá um email com a foto do jovem e os dados de contato.

A partir dai o jovem terá acesso e será incentivado a estudar e aprender mais sobre a tecnologia e seus usos. Além de uma grande coleção de arquivos e videos para estudo offline, o jovem receberá acesso ao Desafio do Código, que é uma instituição que apoia o ensino da programação, matemática e cultura online.

A qualquer momento tanto o doador quanto o Tutor poderão acompanhar o andamento dos estudos daquele jovem, caso queiram.

O Racker

Uma vez aprendendo, o jovem pode ser tornar um Racker, se tornando assim um nó ativo da rede. Para isso ele precisará se dedicar um pouco mais e concluir algumas trilhas de estudo no Desafio do Código, para aprender a realizar  manutenção de computadores.

Através do site Racker, qualquer pessoa poderá solicitar manutenção e suporte gratuito ao seu computador, mesmo sem ter recebido da nossa organização. Quando houver a solicitação de ajuda, um Racker próximo e com conhecimentos necessários  poderá ser designado para ajuda-la.

Cada ação do Racker soma pontos em seu perfil, tal como adquirir novos conhecimentos. 

Desta forma não só demos utilidade a um computador que iria para o lixo, como provemos acesso a um jovem ao mundo da tecnologia, como o tornamos um participante ativo da comunidade ajudando aos demais com seus computadores, e também se tornando referência naquela região.

Geração de renda

O Racker, após ter ajudado algumas pessoas e aprendido mais sobre manutenção, poderá opcionalmente ingressar no programa de geração de renda.

Um percentual dos computadores recebidos, poderá ser destinado ao conserto, porém com o objetivo de venda para pessoas da comunidade a um valor bem mais acessível. A receita desta venda seria distribuída para os Rackers que estiverem participando do programa neste nível.

Tiago Gouvêa

Full-stack Developer, fazendo códigos desde o século passado. Criador da metodologia "Aprender programação em 20 horas" e diretor da startup App Masters, voltada para o desenvolvimento de aplicativos. Apaixonado por tecnologia e viciado em café.

Respostas (0)

Escreva uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.